28/02/2024 às 15h35min - Atualizada em 01/03/2024 às 04h02min

Veganos: O que é preciso saber para se dedicar a esse estilo de vida

Orientações de nutricionista do São Cristóvão Saúde ressaltam importância de algumas suplementações específicas para a dieta

assessoria São Cristóvão Saúde
sim
“Uma filosofia e um modo de vida que buscam excluir, na medida do possível e praticável, todas as formas de exploração e crueldade contra os animais para a alimentação, roupas ou qualquer outro propósito”: essa é a definição do termo “vegano”, conforme o The Vegan Society. Uma estimativa afirmou que existiam cerca de 80 milhões de veganos no mundo, segundo dados divulgados pela CNN em novembro de 2022. 
 
No Brasil, uma pesquisa feita pelo Ibope e encomendada pelo Good Food Institute Brasil revelou que, em 2020, quase metade da população (47%) reduziu o consumo de carne nos últimos anos, por conta de fatores como preocupação com o meio ambiente e afinidade com assuntos relacionados ao vegetarianismo e veganismo. Mais do que uma dieta, “o veganismo é um estilo de vida”, afirma Cintya Bassi, coordenadora de Nutrição e Dietética do São Cristóvão Saúde. 
 
Porém, para que o organismo se adapte de forma saudável e não faltem nutrientes a curto e médio prazos, nos cardápios “não devem faltar leguminosas, vegetais, cereais integrais, frutas, e a proteína animal deve ser substituída pela proteína vegetal, feijão, semente de abóbora, gergelim e girassol, soja, proteína isolada de ervilha ou arroz, oleaginosas, tofu, aveia e shimeji”, exemplifica a nutricionista.
 
Suplementação a longo prazo
A coordenadora de Nutrição comenta ser esta uma dieta completa e nutritiva, quando bem planejada. Porém, para fornecer ao corpo todos os nutrientes necessários para manter a energia e o bem-estar, pode ser necessária a suplementação de vitamina B12. Afinal, o corpo humano não é capaz de produzir esta vitamina e ela é encontrada em alimentos como carnes, ovos e peixes, restritos a quem se dedica ao veganismo. 
 
A carência em B12 provoca anemia, causando palidez, fraqueza, fadiga, e, se for grave, falta de ar e tonturas, formigamento e demência. Outras suplementações são pontuais e devem ser investigadas, individualmente. “Dependem muito do consumo diário e da variedade do cardápio, mas geralmente existe suplementação de ômega 3 e suplementos proteicos”, acrescenta Cintya.
 
Caso tenha modificado recentemente sua rotina de alimentação ou esteja considerando adotar um novo estilo de vida, não hesite em agendar uma consulta com um profissional. Assim, é muito mais fácil realizar a transição de cardápios, sem prejudicar a saúde e o bom funcionamento de seu corpo.
 
Sobre o Grupo São Cristóvão Saúde
Administrado pela Associação de Beneficência e Filantropia São Cristóvão, o Grupo São Cristóvão Saúde possui 10 Unidades de Negócio, que englobam: Hospital e Maternidade, Plano de Saúde, Centros Ambulatoriais, Centro Cardiológico, Centro Laboratorial (CLAV), Centro Endogástrico (CEGAV), Centro de Atenção Integral à Saúde (CAIS I e II), Instituto de Ensino e Pesquisa (IEP Dona Cica) e Filantropia. Referência em saúde, na cidade de São Paulo, a Instituição completou 112 anos em dezembro de 2023. O Grupo promove uma grande modernização e expansão em sua estrutura física e tecnológica, investindo em equipamentos, certificações e profissionais qualificados. Atualmente, o complexo hospitalar conta com 309 leitos, além de oito Centros Ambulatoriais, que realizam milhares de consultas, proporcionando qualidade assistencial às mais de 160 mil vidas do Plano de Saúde e 18 mil vidas do Plano Odontológico.  

O Grupo São Cristóvão Saúde tem como Presidente/ CEO o Engº Valdir Pereira Ventura, responsável pelas Unidades de Negócio e, desde 2007, atuando à frente das decisões Institucionais. 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp