28/02/2024 às 15h42min - Atualizada em 01/03/2024 às 04h01min

No Dia Mundial da Audição exposição apresenta obras para promover reflexões sobre a deficiência auditiva

Proposta da Galeria d.Propósito e Audicare estimulou artistas a utilizaram resíduos e peças descartadas pela indústria

Bacuri Comunicação
Vinicius Loschiavo

No próximo domingo, 3 de março, é comemorado o Dia Mundial da Audição, idealizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Neste ano, o tema proposto será Mudando Mentalidades (“Changing Mindsets”). Pensando nisso, a Audicare, clínica audiológica, membro do Fórum Mundial da Audição, da OMS, e a Galeria d.Propósito, especializada em arte e design com propósito ambiental, cultural e social, apresentam a EART Exhibition, que convidou artistas que vivenciam ou têm alguma relação próxima a deficiência auditiva. A mostra acontece no Gael Cozinha Mestiça, em Pinheiros. 

Segundo dados da OMS, uma em cada cinco pessoas no mundo vive com algum grau de perda auditiva e uma a cada quatro pessoas terá problemas com a audição até 2050, podendo chegar a cerca de 2,5 milhões. Em sua 1ª edição, o evento visa contribuir para mudar mentalidades e quebrar paradigmas acerca do estigma da deficiência auditiva e da surdez. 

"Algumas dessas obras trarão resíduos da própria indústria da audiologia, como próteses auditivas e baterias. Queremos ser essa ferramenta para comunicar o debate da deficiência auditiva, e sem esquecer também da responsabilidade ambiental, pois todas as obras serão feitas com resíduos”, explica Fabia Toqueti Pace, fundadora da Galeria d.Propósito, em Pinheiros. 

Artistas envolvidos 

Para a ação, cinco artistas foram convidados para retratar as próprias experiências enquanto pessoas com deficiência auditiva ou a partir da interação com amigos e familiares. Os artistas Maria Fernanda Paes de Barros, Mari Dabbur, Kalina Juzwiak (Kaju), Maria Luisa Lobo e Vinícius Loschiavo, criaram obras que refletem a relação deles com o tema.

Os artistas que têm deficiência auditiva são Maria Luisa Lobo e Vinícius Loschiavo, que fará uma obra em parceria com o criador de conteúdo digital Alex Alves Júnior, outra pessoa com deficiência auditiva. 



 

Maria Fernanda Paes de Barros, Mari Dabbur e Kaju conduziram suas obras por meio da interação, sendo a de Maria Fernanda e Mari Dabbur de origem familiar e Kaju, por meio da mãe Luciana e sua filha deficiente auditiva, Giovanna. 

Enquanto Dabbur deve falar sobre a filha de uma prima, que já nasceu surda, Maria Fernanda se inspira em sua história familiar para retratar a perda de audição na terceira idade. Seu pai - já falecido - perdeu a audição de forma gradativa. E agora sua tia também está vivenciando a deficiência, o que tem mudado um pouco a dinâmica familiar. 

“Na minha obra, eu busco retratar como a perda da audição e a recusa a um tratamento adequado pode afetar a qualidade de vida de pessoas idosas e suas respectivas famílias”, afirma Maria Fernanda, que utiliza tubos de plástico  descartados de aparelhos auditivos e também flores de penas feitas pela artesã Txahamehé Pataxó.

Ações no dia
 


Gael Cozinha Mestiça sediará a Eart Exhibition e terá obras expostas até o final de março - Divulgação
 

A abertura da exposição acontecerá no restaurante Gael Cozinha Mestiça, em Pinheiros, às 11h, no dia 3 de março (domingo). Após a exposição, as cinco obras ficarão expostas no local até o final de março. 

No dia, os artistas estarão presentes para compartilhar as suas experiências no processo de execução de cada obra. Além deles, haverá um tradutor de libras e fonoaudiólogos, e também será realizado um teste de volume de fones conduzido pela boneca decibelímetro do programa Dangerous Decibels, a Katita. 

“A surdez é invisível. Precisamos dar visibilidade à surdez e quebrar o estigma da deficiência auditiva mudando a mentalidade sobre esse assunto. A Eart Exhibition surgiu para falarmos abertamente sobre esse tema tão importante através da arte”, completa Katya Freire, fundadora da Audicare, audiologista e co-chair do Make Listening Safe Workstream do Fórum Mundial da Audição da OMS. 

Além disso, seguindo a cartilha de responsabilidade social e ambiental, todos os materiais gráficos serão impressos em papel semente para que o descarte não prejudique o meio ambiente, mas fortaleça-o. 

Eart Exhibition é uma iniciativa que tem realização de Audicare, Galeria d.Propósito, patrocínio da Widex, Signia, Audibel, Audio Service e Comunicare Aparelhos Auditivos, do grupo WS Audiology, e apoio do restaurante Gael Cozinha Mestiça. 

 

SERVIÇO
Eart Exhibition 
Data: 3 de março (domingo)
Horário: 11h às 15h
Local: Gael Cozinha Mestiça — R. Ferreira de Araújo, 322 — Pinheiros

 


 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp