28/02/2024 às 16h16min - Atualizada em 01/03/2024 às 04h01min

Projeto propõe que tratamentos de feridas sejam feitos por enfermeiros

Iniciativa da vereadora Janaina Lima propõe criação de centros para tratamento de feridas, por enfermeiros, e instituir o conceito “Cicatriza Já”

Renato Santos Miranda
foto divulgação - Freepik
Com objetivo de viabilizar o atendimento adequado a pacientes que necessitam de acompanhamento contínuo para o tratamento de feridas, e que, em alguns casos são negligenciados e poderiam facilmente ser solucionados sem levar a casos extremos de amputação, a vereadora Janaína Lima apresentou ao plenário da Câmara Municipal, Projeto de Lei que cria os Centros Especializados no Tratamento de Feridas na cidade se São Paulo, que devem ser gerenciados por enfermeiros.
Com apoio técnico e orientação de executivos do Coren – Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo, o enfermeiro Daniel Rodrigues, e dos profissionais Dr. Ângelo Batia Neto e Dr. Vlassios Marongos Junior, a vereadora propõe atendimento por profissionais enfermeiros, numa iniciativa que visa instituir o conceito “Cicatriza Já”, com a criação de Centrais Especializadas no Atendimento de Feridas, que podem viabilizar o atendimento adequado de pacientes que são portadores de feridas, que estejam cadastrados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) na Cidade de São Paulo, e que necessitam de acompanhamento contínuo.
Para o conselheiro do Coren-SP, Daniel Rodrigues, a aprovação do Projeto de Lei será um avanço tanto para a questão da saúde como no aspecto econômico, evitando de levar o paciente ao afastamento de suas funções e, em último caso, à aposentadoria precoce por invalidez
A cidade de São Paulo conta atualmente com 27 unidades de atendimento aos pacientes que apresentam esse tipo de ferida. São unidades de atendimento em Hospitais Dia, Assistências Médicas Ambulatoriais e Unidades Básicas de Saúde. Dados mostram que nos últimos 2 anos, mais de 93 mil pacientes passaram por tratamento em suas dependências. “Mas não é o suficiente e nem se consegue oferecer a atenção necessária para a rápida cura das pessoas”, afirmam os executivos do Coren-SP.  

Para os profissionais do setor, o projeto da vereadora Janaína Lima representa um avanço no tratamento e, uma vez aprovado, vai beneficiar o cidadão paulistano e tornar a cidade de São Paulo referência no tratamento de feridas para todas as cidades brasileiras. 
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp