28/02/2024 às 14h35min - Atualizada em 01/03/2024 às 00h02min

Casos de dengue explodem e sobrecarregam hospitais em todo o Brasil

Santa Casa de São José dos Campos registrou aumento de 300% nos casos de queixas relacionadas à dengue no Pronto Atendimento

Viviane Soares Bucci
divulgação

O Brasil vive uma explosão de casos de dengue, o que tem sobrecarregado o atendimento hospitalar em todo o país. A Santa Casa de São José dos Campos, por exemplo, registrou aumento de 300% nos casos de queixas relacionadas ao problema no Pronto Atendimento. Embora nem todos esses casos estejam confirmados, a suspeita demanda atenção imediata e abordagem cuidadosa. Os casos de dengue exigem procedimentos específicos, como a administração de soro, realização de exames e observação contínua do paciente. Soma-se ainda à sobrecarga, os casos de síndrome gripal, que aumentaram 65%.

A complexidade desses atendimentos impacta diretamente na dinâmica geral do hospital, o que acaba refletindo em demora pontual para atendimento. No entanto, a Santa Casa de São José dos Campos vem empenhando todos os esforços para minimizar os impactos e garantir que todos os pacientes, seja qual for a razão da ida ao hospital, recebam a atenção necessária. 

A unidade de saúde segue o Protocolo de Manchester, que conta com cinco cores de classificação de risco para atendimento: azul (não urgente), verde (pouca urgência), amarelo (urgência), laranja (muita urgência) e vermelho (emergência). O objetivo é priorizar aqueles pacientes que estão em estado mais grave. O método tem respaldo do Ministério da Saúde e segue as recomendações sobre a Política de Humanização do Sistema Único de Saúde (SUS).

Situação nacional

O Ministério da Saúde e a Secretaria estadual de Saúde estão mobilizados para enfrentar o momento. A sobrecarga nas unidades de saúde não é uma realidade exclusiva da Santa Casa de São José dos Campos, mas uma situação que abrange instituições públicas, privadas e filantrópicas em todo o país. Diante disso, o enfrentamento dessa demanda exige uma resposta conjunta e coordenada, e vem apresentando um alinhamento eficaz entre as autoridades de saúde.

“Neste momento, é imprescindível valorizar os esforços incansáveis das equipes de saúde, que estão trabalhando arduamente diante dessa crescente pressão. Aproveitamos para também alertar a população para o combate urgente aos criadouros do mosquito transmissor e o uso preventivo de repelentes. Juntos, podemos vencer esse problema”, afirma o provedor da Santa Casa de São José dos Campos, Ivã Molina.

Legenda: População deve combater criadouros do mosquito transmissor

Créditos: Fernando Frazão/Agência Brasil

Assessoria de Imprensa da Santa Casa de São Jose dos Campos:

Predicado Comunicação

Diego Borges Brito – [email protected] (11) 9 1119-2911 WhatsApp

Carolina Fagnani - [email protected] (11) 9 9144-5585 WhatsApp

Vanessa de Oliveira - [email protected] (11) 9 7529-0140 WhatsApp

Viviane Bucci - [email protected] (11) 9 3072-8305 WhatsApp


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp