28/02/2024 às 21h33min - Atualizada em 29/02/2024 às 00h09min

Hipnoterapia proporciona benefícios à saúde e até aumento de performance, explica especialista

A hipnoterapeuta Agatha Olinger conta que pesquisas têm demonstrado a eficácia da técnica para diferentes finalidades.

Redação
Freepik
Técnicas de hipnose são usadas por terapeutas há mais de um século para diversos fins, mas ainda é comum encontrar pessoas com dúvidas sobre esse tipo de abordagem. No entanto, estudos recentes têm demonstrado a segurança e os benefícios da hipnose, associada ao tratamento clínico, no controle de quadros de depressão, insônia, obesidade e ansiedade, por exemplo.
Além disso, a hipnose tem mostrado sua eficácia para além dos tratamentos de problemas de saúde. Hoje, os hipnoterapeutas já usam as técnicas para ajudar no aumento do foco e da  concentração, ou para auxiliar no desenvolvimento de outras competências mentais almejadas pelo paciente. Mas, afinal, como funciona o tratamento com a hipnose?
A hipnoterapeuta Agatha Olinger explica que, durante o estado hipnótico, acontecem alterações no cérebro em decorrência de uma superconcentração promovida pelo hipnoterapeuta em conjunto com o paciente. “Durante o tratamento, o neo-córtex, região onde fica a nossa consciência, passa a ignorar os sinais enviados pela amígdala, que é o nosso centro emocional. Assim, sem o senso crítico, tornam-se possíveis as sugestões hipnóticas”, detalha ela.
Agatha Olinger reforça, ainda ,que pesquisas em algumas das universidades mais prestigiadas do mundo estão estudando a ciência por trás da técnica, o que oferece subsídios para potencializar o que a hipnose tem de melhor. Assim, a abordagem pode ser usada para tratar traumas emocionais ou doenças psicossomáticas com sucesso, promovendo o reequilíbrio do organismo e o aumento da performance em diferentes atividades, como estudos, esportes ou negócios.
A especialista ressalta, também, que a hipnoterapia é um tratamento seguro, desmistificando ideias incorretas acerca do tema. “Independentemente do objetivo para o qual a hipnose é aplicada, o paciente tem total controle sobre seus atos durante o tratamento: sabe onde está e o que acontece à sua volta”, explica. “O resultado aparece justamente com a colaboração da consciência às sugestões feitas pelo hipnoterapeuta”>
Cada vez mais temos a certeza de que a hipnose pode ser uma ótima aliada na luta contra as armadilhas da mente. Para saber mais, acesse www.agathaolinger.com
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp