28/02/2024 às 19h28min - Atualizada em 29/02/2024 às 00h04min

Global Game Jam: Fatecs consagram parceria na criação de jogos em evento internacional

Unidades de São Caetano do Sul, Carapicuíba e Baixada Santista reuniram 233 participantes de maneira remota ou presencial no Global Game Jam

Governo do Estado de São Paulo
https://www.saopaulo.sp.gov.br/ultimas-noticias/global-game-jam-fatecs-consagram-parceria-na-criacao-de-jogos-em-evento-internacional/
Jogo ‘Guaxinim Bandindinho’ foi criado por alunos das Fatecs São Caetano do Sul e Baixada Santista

Um dos maiores eventos de criação de jogos no mundo, a Global Game Jam (GGJ) consagrou a integração entre estudantes, ex-alunos e professores das Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs). A parceria entre as unidades de Santos, Carapicuíba e São Caetano do Sul contou com 233 participantes, que criaram 58 jogos.

Realizada entre os dias 22 e 28 de janeiro, a GGJ 2024 recebeu ao todo a participação de 34.649 jammers, como são chamados os criadores, em 796 sedes de 102 países. A participação foi presencial ou via Discord, um software utilizado entre os gamers para a comunicação durante o jogo.

“Novamente a integração foi o destaque, com os jammers das três Fatecs interagindo em um servidor único do Discord. Também contamos com a participação de alunos e ex-alunos como mentores e monitores”, conta o coordenador do curso de Jogos Digitais na unidade do ABC, Alan Carvalho.

Em número de participantes, a Fatec São Caetano do Sul ficou em primeiro lugar no Estado de São Paulo, segundo no Brasil, 11º das Américas e 35º lugar no cenário mundial. Nesta sede, 136 jammers criaram 33 jogos.

“Um dos jogos mais interessantes é o ‘Guaxinim Bandindinho’, que contou uma aluna da Fatec São Caetano e quatro alunos da Fatec Baixada Santista. O nome do jogo é uma brincadeira com quadro do comediante Igor Guimarães”, explica o professor. (veja o jogo no link)

A Fatec Baixada Santista teve a participação de 54 jammers, que criaram 12 jogos. E a Fatec Carapicuíba teve a participação de 43 jammers, e criação de 13 jogos. A live de encerramento, realizada dia 28 de janeiro, apresenta alguns deles. (link da live)

“Os alunos de São Bernardo do Campo participaram na sede Baixada com um jogo bem interessante, oBlind Folk’. Outra criação muito interessante foi a parceria entre Carapicuíba e São Caetano do Sul que gerou o ‘Smack the Mouse‘”, contam os professores coordenadores do curso de Jogos Digitais nas Fatecs Baixada Santista e Carapicuíba, Danilo Bezerra e Carlos Alberto Paiva.

Todos os games desenvolvidos na GGJ 2024 tiveram que seguir a temática mundial: Make me Laugh ou Faça-me Rir, em português. O evento anual é aberto a todos os entusiastas dos games, maiores de 18 anos. As inscrições são gratuitas.

Siga o canal “Governo de São Paulo” no WhatsApp:
https://bit.ly/govspnozap

O post Global Game Jam: Fatecs consagram parceria na criação de jogos em evento internacional apareceu primeiro em Governo do Estado de São Paulo.



Fonte: www.saopaulo.sp.gov.br
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp