28/02/2024 às 17h57min - Atualizada em 29/02/2024 às 00h03min

Intercâmbio para PCDs: Queensland, Austrália, é referência em acessibilidade e inclusão

Para o biênio de 2022 e 2023, o governo de Queensland investiu mais de 1 bilhão de dólares para apoiar esse grupo de alunos

Kamila Garcia
Envato

O estado de Queensland, na Austrália, é um dos mais procurados pelos intercambistas, isso não é novidade. Porém, o que muita gente não sabe, são os benefícios que as instituições de ensino do estado oferecem aos alunos com deficiência, para deixar a experiência muito mais leve e positiva.  Segundo o site  oficial do governo de Queensland, para o biênio de 2022 e 2023, foi investido mais de 1 bilhão de dólares para apoiar alunos com deficiência, traduzindo em mais recursos para as escolas acomodarem esse público.

O ensino em Queensland é levado a sério pelo governo. As faculdades do estado ensolarado são renomadas e ranqueadas no mundo inteiro, ou seja, são reconhecidas como as melhores universidades para se estudar. Além disso, o lifestyle e as belezas naturais incríveis da região acabam atraindo milhares de visitantes todos os anos. O levantamento “International Student Data by Nationality Brazil” mostra que em 2022, a região viu um aumento de 24% do ingresso de estudantes internacionais. Desses, 8.203 foram matrículas de brasileiros em instituições de ensino do estado. 

Entretanto, a oportunidade é para todos, inclusive para quem precisa de suporte. O estado leva a sério a necessidade de oferecer seu ensino de qualidade para todos que desejam aterrizar em Queensland.

Em primeiro lugar, é preciso destacar que desde a década de 1990, o estado de Queensland trabalha para proporcionar uma sociedade mais ajustada às necessidades de todos os seus cidadãos, como o Disability Discrimination Act, de 1992, instrumento legal para definir conceitos, propor regulamentação e medidas de apoio. 

Atualmente, Queensland conta com diversas políticas educacionais de inclusão. O Study Queensland (iniciativa governamental de fomento à educação do estado de Queensland, Austrália, em atuação no Brasil) comenta sobre elas: 

 
-Capacitação constante de professores e equipe, de modo a atualizar sobre as adaptações necessárias tanto em sala de aula como nas dependências das instituições de ensino, sempre prezando, acima de tudo, pela igualdade e respeito;

-Promoção de mesas redondas com estudantes, grupos de pais e defensores de estudantes com deficiência para conhecer os seus pontos de vista sobre as reformas dos sistemas educacionais e legislação específica;

-Cães de assistência são muito bem-vindos. Em Queensland, há todo um sistema estabelecido para acolher esses anjos de quatro patas 

-Programas de sensibilização voltados para a sociedade, como o que acontece anualmente, no mês de setembro, na  Galeria de Arte Moderna de Queensland, oferecendo programas adicionais para visitantes com deficiência. Este ano, o programa oferece uma série de atividades e eventos, incluindo visitas à exposição interpretadas e descritas em áudio.

-Todas as instituições de ensino estão preparadas para receber estudantes, independentemente de suas necessidades. As universidades possuem setores dedicados ao acolhimento e acompanhamento desses estudantes durante toda a sua jornada de aprendizagem em Queensland.

O Governo australiano oferece uma ampla rede de assistência para cidadãos e residentes, conhecida como Queenslanders with Disability Network e para saber mais sobre como estudar no estado, acesse o portal do Study Queensland, aqui!

Sobre Study Queensland

O Study Queensland é a organização governamental de Queensland, Austrália, dedicada a promover o estado como um dos principais destinos de estudo, desenvolvendo os talentos acadêmicos de quem escolhe o local para estudar. O estado atrai estudantes de 160 países tanto para cursos de inglês e proficiência, como ensino médio, universitário e pesquisa. As instituições de ensino espalhadas por toda a região oferecem uma oportunidade única de qualidade de vida e de ensino. Lá, os estudantes podem viver tanto em cidades cosmopolita, próximas às praias como em vilas mais tranquilas situadas no “outback” australiano. Com um planejamento estratégico de desenvolvimento econômico voltado para áreas-chave como manufatura avançada e engenharia, mineração, energia renovável e hidrogênio verde, passando por biomedicina e ciências marinhas, o estado de Queensland alia tecnologia, inovação e educação, com o propósito de oferecer o melhor treinamento para os estudantes internacionais, sob a regência de altos padrões de qualidade para manutenção da excelência no ensino. Start here, go anywhere.

Para informações (Imprensa):

Queissada Comunicação - Agência de RP & Digital Full Service

Maria Eduarda Chagas - [email protected] - (11) 94025-6048

Kamila Garcia - [email protected] - (11) 98730 9367


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp