28/02/2024 às 22h59min - Atualizada em 28/02/2024 às 22h59min

Para que serve ácido fúlvico?

O ácido fúlvico promete ser a nova substância milagrosa para as lavouras, se você ainda não sabe o que é e o que faz, confira o ácido fúlvico para que serve!

Conhecida também como “molécula do milagre”, é preciso entender o ácido fúlvico para que serve. Afinal, ele tem sido cada vez mais utilizado por todos que desejam melhorar a qualidade da sua plantação.

Toda plantação é um ambiente frágil e, por isso, é preciso ter o máximo de cuidado com os produtos usados. Vamos entender o que é o ácido fúlvico para que serve, como usar, e se ele de fato traz benefícios. Confira!

O que é o ácido fúlvico?

O ácido fúlvico, nada mais é, do que um subproduto do húmus,  um tipo de matéria orgânica preta fértil que é comumente confundida com uma terra e que se forma a partir da decomposição de matéria orgânica. Ele é gerado por bactérias e outros microrganismos durante o processo de decomposição.

Durante o processo de formação do ácido, ele se une com outras substâncias presentes no solo também, feito minerais. Como consequência, ela gera essa substância que conhecemos como o ácido fúlvico. 

Para que serve ácido fúlvico?

O objetivo do ácido fúlvico, quando usado em um contexto de agricultura, é agir no metabolismo das plantas, aumentar o seu crescimento, melhorar a absorção de nutrientes, estimular o sistema imunológico da planta e o desenvolvimento da plantação, de modo geral. 

Em um contexto médico, o ácido fúlvico é usado para fins semelhantes. Ele melhora a oxigenação dos músculos, a absorção de nutrientes e auxilia na eliminação de metais pesados do organismo.

Diferença do ácido fúlvico húmico

O ácido húmico diferencia-se do fúlvico por ser insolúvel enquanto em estado de acidez elevada, é preciso que haja um aumento do pH para que ele possa ser efetivamente dissolvido na água. 

O ácido fúlvico, por sua vez, não precisa de alteração no pH para conseguir o mesmo efeito. Ele pode ser dissolvido na água sem nenhum tipo de problema independentemente do nível do seu pH. 

Benefícios do ácido fúlvico

Agora que sabe o ácido fúlvico para que serve, vamos para a parte prática: o que ele realmente pode trazer de bom. Como mencionado no início do texto, algumas pessoas afirmam que ele é a molécula do milagre. Alguns dos seus benefícios são:

  • Condicionamento do solo;

  • Capacidades biorreguladoras;

  • Capacidades bioativadoras;

  • Melhora da resistência das plantas;

  • Melhora da capacidade de absorção de nutrientes;

  • Diminuição da variação de pH do solo;

  • Melhora a absorção de água da planta.

E esses são apenas alguns dos benefícios que o ácido fúlvico pode trazer dentro da agricultura. Se utilizado do modo adequado, o ácido fúlvico tem potencial para salvar uma lavoura que está defasada ou melhorar ainda mais uma que já está boa. 

Como utilizar o ácido fúlvico na lavoura?

A aplicação é muito simples e pode ser feita por meio de pulverização na planta e nas folhas, ou por meio de fertirrigação. Caso você compre o ácido fúlvico sólido, basta seguir as instruções de solução na embalagem. 

Ele é um grande aliado para o desenvolvimento de sua plantação. Por isso, siga atentamente as instruções da embalagem e aplique no solo desejado. Assim, você terá os seus melhores benefícios.

E, são justamente os seus benefícios que fazem com que ele mereça ser utilizado dentro da sua plantação. No entanto, é preciso adquiri-lo de um lugar seguro para garantir que não haja nenhuma adulteração no seu produto - e não há melhor lugar para comprar produtos para agricultura que a Rigrantec. Lá você encontrará seu ácido fúlvico já dissolvido e pronto para ser usado na sua plantação. Confira o catálogo!

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp