28/02/2024 às 22h56min - Atualizada em 28/02/2024 às 22h56min

Tipos de pinça anatômica e para que servem

Saiba quais são os tipos e a média de preço de pinça anatomica na Endocommerce, além de quais são os tipos e para que servem esse instrumento médico

Muitos se perguntam o preço pinça anatomica, afinal, na área da saúde, é comum utilizar ferramentas desse tipo para as práticas do dia a dia. E, na busca por excelentes promoções, a Endocommerce é a escolha certa! Afinal, no catálogo, você pode contar com  ferramentas essenciais para as práticas médicas e, por isso, é essencial que você, aluno ou profissional, esteja sempre atualizado.

Neste artigo, iremos explicar o que é esse instrumento médico, com destaque para os tipos de pinças e suas funcionalidades. Ainda, será abordado suas principais características e informações de quando elas são utilizadas. Venha entender mais sobre a importância dessa ferramenta médica versátil e essencial!

O que é uma Pinça Anatômica?

A Pinça Anatômica é uma ferramenta feita de aço inoxidável e com uma grande variedade de funções, onde cada tipo apresenta um tamanho, pontas e mecanismos diferentes que permitem serem utilizadas em diversas áreas da medicina, como neurocirurgia, odontologia, ortopedia, cirurgia geral ou traumatologia.

Devido a suas utilidades, muitos desejam saber o preço pinça anatômica para adquirir. Afinal, sua principal função é permitir que o profissional consiga atender às diversas demandas de procedimentos variados, o que promove um bom resultado e eficiência nos casos. Dessa forma, esse instrumento se torna uma das ferramentas mais importantes e essenciais nos procedimentos.

Para que serve?

Devido ao formato preciso e pontas delicadas, além dos mecanismos de travamento, as Pinças auxiliam os cirurgiões e outros profissionais da área a manusearem os tecidos em foco de forma mais segura e controlada. E, por serem produzidas em aço inoxidável, sua durabilidade e esterilização são garantidas por muito tempo.

Alguns tipos de pinças são produzidas com pontas serrilhadas para o profissional obter melhor aderência, outras possuem uma anatomia específica para segurar tecidos delicados e várias outras funções são atribuídas às pinças, basta conhecer cada versão. 

Tipos de Pinças Anatômicas

Ao decorrer do avanço da medicina, foi necessário a invenção de diversas ferramentas diferentes para que os profissionais da área pudessem atender às necessidades de cada caso de uma forma mais segura. Isso explica a variedade de Pinças Anatômicas na medicina atual e, vale lembrar, que cada tipo possui um diferente preço pinca anatômica. Confira os modelos:

  • Pinça Dente de Rato (ou de Dissecação): modelo apresentado com pontas serrilhadas e finas, comumente utilizada para a dissecação de tecidos mais delicados. 

  • Pinça de Adson: também apresenta pontas finas, porém com dentes pequenos que permitem maior aderência para o profissional segurar tecidos mais finos, como músculos e pele.

  • Pinça de Allis: possui pontas amplas e dentes que permitem a apreensão de tecidos mais espessos, como intestino e músculos.

  • Pinça Rochester-Calmart: apresenta um perfil curvo e reto com pontas serrilhadas que se adequa ao controle de sangramento em vasos sanguíneos, conhecido também com hemostasia.

  • Pinça Debakey: instrumento com pontas amplas e anguladas, comumente utilizado em procedimentos na área cardiovascular para segurar tecidos delicados, como vasos sanguíneos.

  • Pinça Pean: apresenta pontas retas e curtas com dentes que auxiliam na compressão e no controle de tecidos e vasos sanguíneos.

  • Pinça Satinsky: possui pontas serrilhadas e curvas e também é utilizada em procedimentos cardiovasculares para auxiliar no controle de fluxo sanguíneo da veia cava, especificamente.

  • Pinça Kelly: instrumento com pontas retas e ranhuras inclinadas presentes na face interna que permite o pinçamento de materiais cirúrgicos, como drenos e fios, mas também muito utilizada na hemostasia.

  • Pinça Halstead-Mosquito: é um instrumento pequeno e delicado, com travas que o mantém fechado, utilizada para a hemostasia de vasos sanguíneos pequenos e artérias.

Antes de escolher a pinça correta é importante que o profissional conheça e entenda bem sobre cada tipo de instrumento e procedimento, assim o andamento do caso clínico ou cirúrgico será mais seguro e adequado. Por isso, fique sempre atento às versões dos instrumentos médicos e suas funcionalidades. 

Quantos centímetros tem uma Pinça Anatômica?

Por apresentarem diversas versões, o tamanho de uma pinça anatômica é variado. Geralmente, as pinças apresentam de 10 a 30 centímetros, dependendo para qual finalidade ela foi projetada. Além disso, a marca do instrumento também pode influenciar no tamanho.

Devido ao seu tamanho, pinças com poucos centímetros, como a pinça Kelly e a Halstead, são utilizadas em procedimentos mais delicados ou em casos onde o local em que o profissional irá trabalhar  possui um acesso difícil. Já as pinças maiores são para casos mais extensos e áreas profundas.

Quando são utilizadas?

Por conta da grande variedade, as pinças anatômicas possuem finalidades diversas, que podem ser utilizadas na maioria dos procedimentos, sendo eles clínicos, cirúrgicos e até odontológicos, e também na maioria das áreas da medicina. Esse instrumento possui uma grande importância na medicina, o que oferece maior eficácia e precisão.

Esses instrumentos podem ser utilizados em casos onde é necessário a manipulação de tecidos, como cirurgias gerais, plásticas e reconstrutivas, cardiovasculares e até em procedimentos odontológicos, ginecológicos e ortopédicos. Além de procedimentos de dissecação anatômica e hemostasia.

Onde comprar Pinça Anatômica?

As pinças apresentam características diferentes que são influenciadas também pela marca dos instrumentos. Por isso, para garantir, não só as pinças anatômicas, como também outros instrumentos cirúrgicos, visite o site e confira o catálogo!

Ter uma pinça anatômica e instrumentais médicos, como pinças para biópsia e porta agulhas, é fundamental para garantir uma boa prática durante o seu atendimento. Assim, você pode oferecer o melhor para o seu paciente.

E, para isso, você pode contar com a Endocommerce! Ela, que é uma marca médica muito bem vista pelos profissionais da área da saúde, pois oferece produtos de qualidade, com ótima durabilidade e eficácia, além de preços acessíveis. Visite já o site e garanta os melhores instrumentos do mercado atual!

 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp