28/02/2024 às 22h52min - Atualizada em 28/02/2024 às 22h52min

Como funciona a placa Arduino Uno?

Lançado em 2010 o arduino uno é um modelo simples, porém popular de placa controladora. Mas como ela funciona? Veja isso e outras informações neste artigo

O Arduino possui uma grande diversidade de modelos entre as suas placas de componentes e entre elas está o Arduino Uno. Mas o que é este modelo de placa Arduino e como ele funciona?

Entenda ao longo desta matéria o que é o Arduino Uno, quais são as principais características dela, como funciona, onde você pode utilizá-la da maneira correta e como programar a placa.

O que é a placa Arduino Uno?

A placa arduino uno é uma placa microcontroladora para protótipos na qual possui código aberto baseado no microchip ATmega328P. A placa foi desenvolvida pela Arduino.cc e teve seu lançamento inicial no ano de 2010.

Apesar de ser bastante simples quando comparado com outras placas, o Arduino Uno é bastante popular no meio dos programadores e é muito utilizado em diversos projetos, que por mais que a placa seja simples, ela proporciona muitos atributos presentes em outros modelos.

Características da placa?

Cabendo na palma da mão, o Arduino Uno conta com 14 pinos de entrada/saída digitais que funcionam em 5V e fornecem ou recebem 40mA. Alguns dos pinos possuem funções especiais, entre elas estão as funções PMW, Comunicação Serial e Interrupção externa.

A placa também conta com seis entradas analógicas, na qual cada uma delas possui a resolução de 10 bits. A placa segue o padrão do conversor AD ligado a 5V como referência, o que faz com que quando a entrada esteja ligada a 5V, o valor de conversão analógica para digital no valor de 1023.

Como funciona a placa Arduino Uno?

A placa Arduino Uno funciona por meio de códigos de programação, a placa pode ser programada para as mais diferentes funções, desde comandar sensores eletrônicos, até mesmo módulos mais complexos.

A programação é feita através do programa IDE Arduino, que pode ser baixado no site oficial, inclusive, pode ser feita a conexão com um computador via cabo USB, o que permite com que os comandos definidos no programa sejam transferidos para a placa de maneira correta.

Onde pode ser utilizada a placa Arduino?

Como mencionado anteriormente, a placa arduino pode ser utilizada em diferentes aplicações, como projetos de eletrônica, elétrica e robótica e até mesmo em aplicações dentro do setor industrial ou no nosso cotidiano, em controles residenciais.

Podemos dizer que existem diversas possibilidades na qual o Arduino pode ser utilizado. É apenas necessário possuir criatividade e o conhecimento básico para programar a placa, que falaremos mais sobre como programá-la abaixo.

Como programar a placa?

Como mencionado anteriormente, a programação da placa é feita através do software IDE que pode ser baixado gratuitamente no site oficial do Arduino e utilizado para programar a placa tanto pelo computador quanto pelo celular.

Como dito antes também, é possível utilizar um cabo USB durante a programação para que as funções sejam enviadas da maneira certa para o Arduino. O código pode ser feito tanto em linguagem C quanto em C++, que são bem simples de serem introduzidas e de aprender até mesmo para pessoas que não tiveram contato com a programação anteriormente.

Caso queira aprender mais como programar a placa, a Eletrogate possui em seus produtos apostilas gratuitas com materiais didáticos que abordam a programação da placa para crianças, pessoas iniciantes e até mesmo como conteúdo com materiais mais avançados.

Podemos concluir que apesar de ser uma placa simples, o Arduino Uno é versátil para os mais diferentes tipos de projetos e é a ideal para aqueles que estão começando a programar.

Se você possui o interesse de adquirir o Arduino Uno ou uma placa de outro modelo para seus futuros projetos, a Eletrogate é o melhor local para você adquirir componentes. A loja possui produtos e kits com ótimos preços, além das apostilas didáticas gratuitas que mencionamos anteriormente. Acesse a Eletrogate e saiba mais!

 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp