28/02/2024 às 22h39min - Atualizada em 28/02/2024 às 22h39min

Vitaminas para atletas: Saiba quais as principais

Tenha mais saúde com vitaminas 3VS, e entenda o motivo de esses nutrientes serem tão importantes na rotina de atletas

Você pode obter mais saúde com vitaminas 3VS, que são suplementos ideais para atletas profissionais ou, apenas, para quem sofre com deficiências vitamínicas por não ter hábitos alimentares saudáveis. Afinal, as vitaminas desempenham um papel indispensável no corpo humano.

Se você pratica exercícios físicos intensamente e com frequência, é importante se atentar ao consumo adequado de vitaminas através de uma dieta equilibrada ou, então, fazer sua suplementação para repor o que não é ingerido através da alimentação. Para isso, saiba quais são as principais para você, atleta, consumir!

O que são as vitaminas?

Vitaminas são nutrientes de grande importância para que o nosso corpo funcione corretamente, assim como os minerais e carboidratos. As vitaminas são obtidas através da alimentação, já que o organismo humano consegue produzir poucas delas, como a vitamina D e B12.

Dessa forma, pessoas com hábitos alimentares pouco saudáveis e que não costumam consumir frutas e legumes, por exemplo, tendem a desenvolver deficiências vitamínicas. Para corrigir isso, o multivitamínico entra como forma de suprir essa necessidade e auxiliar no bem-estar físico e mental.

Para que serve?

As vitaminas servem para regular funções fisiológicas e bioquímicas do corpo. Cada vitamina possui a sua função, mas podemos citar principalmente o funcionamento do metabolismo que requer nutrientes importantes - e, as vitaminas, são alguns deles.

Elas possuem a função de ajustar a temperatura corporal, equilibrar os hormônios, auxiliar na queima de gordura e regular a energia do corpo, por exemplo. As vitaminas são processadas logo após o consumo e, então, distribuídas para os órgãos, sistemas e tecidos.

A importância da vitaminas para um atletas

A prática frequente de exercícios físicos libera radicais livres, que são responsáveis pelo envelhecimento celular. Muitas vitaminas, como a C, E e a A, possuem ação antioxidante - ou seja, atuam no atraso e, em alguns casos, até mesmo na inibição da oxidação celular.

Alguns outros benefícios que podem ser citados em relação ao consumo de vitaminas por atletas, como a contribuição para o ganho de massa muscular, auxílio na recuperação muscular e na prevenção e tratamento de doenças, como a catarata. 

Principais vitaminas para atletas

As vitaminas A, C, D e E devem estar sempre presentes na rotina dos atletas, pois elas são essenciais para a saúde dos ossos e do sistema imunológico. Porém, vale a pena citar algumas outras vitaminas que também contribuem muito para o dia a dia de quem pratica atividades físicas - são elas:

  • Vitaminas do complexo B: aumentam a resistência física, e podem ser encontradas em alimentos com grande quantidade de proteínas

  • Ácido fólico: auxilia na produção de glóbulos vermelhos e no metabolismo celular. É encontrado em alimentos como grãos integrais e legumes.

  • Vitamina K: ajuda na coagulação do sangue, e pode ser encontrada principalmente no brócolis e couve.

Para quem pratica exercícios físicos de forma mais leve e amadora, o foco deve ser na ingestão das vitaminas B12, C, D e E. Isso porque o gasto energético é menor em relação aos atletas profissionais, que utilizam os nutrientes absorvidos de maneira mais moderada.

Quais os melhores suplementos vitamínicos para atletas?

Um bom multivitaminico para atletas deve incluir vitaminas essenciais, ácidos graxos e proteínas. Outros nutrientes também são muito benéficos quando se trata de melhorar o condicionamento físico. Os melhores suplementos vitamínicos para atletas atualmente são:

  • Colágeno: auxilia na estrutura da pele, ossos, cartilagem e tendões.

  • Creatina: responsável por fornecer força e energia.

  • Whey protein: promove a recuperação energética e muscular.

O consumo do ômega 3 e do óleo de linhaça também podem ser citados como uma excelente opção para atletas. O ômega 3 facilita a captação de energia e nutrientes, já o óleo de linhaça é fonte de fibras e gorduras saudáveis que auxiliam na perda de peso.

Onde comprar vitaminas e vitamínicos?

Complexos vitamínicos podem ser encontrados facilmente no catálogo da 3VS Nutrition. Lá encontram-se também as vitaminas C e D que, como já citado, são algumas das principais vitaminas que não podem faltar na rotina de um atleta profissional.

Assim você pode ter mais saúde com vitaminas 3VS, uma loja confiável e que produz uma grande variedade de suplementos de alta qualidade. Porém, não dispense o auxílio de um bom profissional para fazer a suplementação adequada para o seu caso.

As vitaminas desempenham um papel essencial no corpo humano, e precisam ser consumidas frequentemente na alimentação. Estima-se que grande parte dos brasileiros não consomem a quantidade adequada, por isso torna-se necessária a suplementação. Aproveite para conhecer a 3VS Nutrition e tenha mais saúde com vitaminas 3VS!

 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp