27/02/2024 às 11h07min - Atualizada em 28/02/2024 às 12h48min

Após a folia é hora de colocar a vida financeira em dia

Planejamento é fundamental para quitar as despesas, segundo especialista

Interface Comunicação
Pexels
Após o Carnaval e os gastos iniciais do ano, é hora de voltar à realidade e organizar as finanças para garantir um ano com tranquilidade. Após a folia, festividades de fim de ano, viagem de férias, pagamentos de impostos, como IPVA, IPTU e despesas escolares, chegou o momento de analisar e revisar os gastos e colocar o orçamento em dia.
 
Para não entrar no rol dos 71,1 milhões de brasileiros em situação de inadimplência, de acordo com último levantamento da Serasa até novembro de 2023, o primeiro passo é fazer um balanço do que foi gasto e os compromissos financeiros futuros, segundo especialistas.
 
Estabelecer um plano sólido para recuperar a estabilidade financeira é fundamental, de acordo com a diretora-superintendente da Unicred Central Multirregional, Carolina Ramos. “As pessoas devem ter uma visão clara de quanto foi gasto ultimamente para analisar se terão condições de arcar com os compromissos financeiros que ainda virão”, diz.


 
Como forma de evitar que a falta de pagamento se torne uma “bola de neve” e acarrete dívidas, é preciso fazer uma análise sobre a extensão do problema, segundo a especialista. “Além de fazer cálculos dos valores devidos e dos que estão por vir, outra orientação é tentar negociar junto aos credores e fazer uma planilha orçamentária, contendo, inclusive, taxas e prazos de pagamento.”
De acordo com Carolina Ramos, uma das formas para desafogar e sair do vermelho é recorrer a um empréstimo. Mas, ela lembra que a solicitação do recurso tem de ser feita com responsabilidade. 
 
As linhas de crédito pessoais, segundo a executiva, podem ser utilizadas para qualquer objetivo, sem a necessidade de comprovação da destinação. “De uma forma geral, o uso do dinheiro é livre e pode ser direcionado para cobrir despesas diversas, mas nesta época do ano é possível contar com opções específicas para esta finalidade, com taxas bastante vantajosas, como é o caso da nossa linha Super Virada. Além, é claro, de linhas direcionadas ao público PJ, que precisa de um auxílio para iniciar 2024 com um maior capital de giro para desenvolver o seu negócio”, explica.
 
A Unicred conta com vários tipos de linhas de crédito, como: crédito imobiliário, financiamento de veículos, crédito capital de giro, financiamento de máquinas e equipamentos, crédito estudantil, dentre outros. As linhas são sempre direcionadas aos cooperados, priorizando taxas mais justas perante o mercado – uma vez que é uma cooperativa de crédito.
 
Carolina ainda reforça que, após o Carnaval, época em que muitos consideram como marco de funcionamento do país, é o momento de repensar sobre um padrão de vida com controle dos gastos. “É fundamental que as pessoas tenham conhecimento sobre educação financeira para equilibrar as contas, conseguir investir algum valor e ter um 2024 próspero e sem preocupações”, alerta.
 
Sobre a Unicred
 
A Unicred é uma instituição financeira cooperativa, cujo objetivo é fornecer crédito e prestar serviços aos seus cooperados. Hoje conta com quatro centrais, 28 cooperativas, 373 unidades de negócios e mais de 300 mil cooperados, além de uma Confederação Nacional - Unicred do Brasil.
 
Uma das centrais é a Unicred Central Multirregional, com sede em Belo Horizonte/MG, que possui 8 singulares, 125 pontos de atendimento e está presente nos estados de Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia, Goiás, São Paulo, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Ceará e Maranhão, além do Distrito Federal.
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp