27/02/2024 às 18h29min - Atualizada em 28/02/2024 às 00h10min

Dentista avalia a importância dos cuidados com a saúde bucal no pré-natal

Coordenador do curso de Odontologia da Faculdade Anhanguera explica que doenças gengivais podem ter relação com parto prematuro 

Deiwerson Damasceno
Divulgação

Considerado um momento extraordinário na vida da mulher, a gravidez gera transformações físicas, emocionais e hormonais na gestante. É nessa fase que o acompanhamento médico da mãe e do bebê é primordial para garantir uma gravidez saudável. Conhecido como pré-natal, esse período é marcado por uma série de exames preventivos que antecipam possíveis complicações e, entre todos os cuidados, como ultrassonografias e vacinação, mas a saúde bucal também deve estar no processo. 

De acordo com o coordenador do curso de Odontologia da Faculdade Anhanguera, Willian Martins Azeredo, a cartilha de Saúde Bucal da Gestante, do Ministério da Saúde, informa que os cuidados com a futura mãe e do recém-nascido, denominado como pré-natal odontológico, previne o surgimento de doenças bucais e é fundamental no desenvolvimento do paladar saudável do bebê. 

“O objetivo do pré-natal odontológico é reforçar a importância de seguir uma dieta balanceada e zero açúcar durante esse período, prevenindo doenças bucais que podem causar o nascimento prematuro do bebê, evitando também que a falta de controle impacte nos primeiros anos e até na vida adulta, como o desencadeamento do vício em açúcar. Duas avaliações são realizadas pelos dentistas neste caso: na primeira, o profissional analisa as alterações causadas na cavidade bucal da mulher, podendo solicitar tratamentos adequados e menos invasivos; e na segunda, que é focada na criança desde a gestação até a amamentação, monitora hábitos alimentares e orienta sobre o uso de chupeta e mamadeira, entre outros fatores”, explica.  

A avaliação odontológica deve ocorrer conforme solicitação do médico responsável pelo acompanhamento do pré-natal. O docente da Anhanguera explica que, na consulta, a mulher deve apresentar a caderneta da gestante atualizada. Nesse documento, constam todas as informações sobre a condição de saúde da paciente, principalmente, o campo sobre saúde bucal, que deve ser preenchido pelo dentista com os possíveis tratamentos odontológicos. 
 

A seguir, Willian elenca as principais alterações causadas na cavidade bucal, durante a gravidez, e que merecem atenção da futura mamãe: 
 

Doenças periodontais, como a gengivite, têm como maior fator de surgimento o aumento dos hormônios e a diminuição da resposta imunológica. Esse problema é causado pelo acúmulo de bactérias nos dentes, formando a placa bacteriana e irritando a gengiva. Essa inflamação causa sangramento, inchaço e, em alguns casos, dores no momento da escovação e ao passar o fio dental.  

A falta de tratamento e acompanhamento especializado pode gerar complicações na gestação, como o parto prematuro e ter relação com o baixo peso do bebê. Portanto, ao contrário do que se imagina, a mulher deve seguir com a higiene bucal e uso diário de fio dental, realizar visitas ao dentista de forma periódica e, introduzir alimentos que contribuam para a saúde dos dentes, como frutas, folhas escuras e peixes.  

Cárie ocorre devido à má escovação junto ao consumo excessivo de açúcar, causando dor, desconforto e mau hálito. Geralmente, a mulher deixa de priorizar essa etapa de higiene pessoal em decorrência das náuseas. Por isso, é recomendado substituir a escova por um tamanho menor e, em alguns casos, também vale trocar o creme dental para um sabor que seja mais suave. 

Vômito ou náuseas são comuns até o terceiro mês de gravidez e, em algumas mulheres, os sintomas podem persistir até o final da gestação. Nesse caso, o vômito pode causar consequências na cavidade bucal, provocando acidez na região da boca nesse período.   

Erosões dentárias, em decorrência de episódios de vômito/refluxo e do consumo de alimentos ácidos ou industrializados. A acidez do líquido do estômago pode danificar a superfície dos dentes, afetando sua estrutura. Em qualquer um desses casos, após a ocorrência ou ingestão de alimentos, é necessário escovar os dentes e, se possível, fazer um bochecho com enxaguante bucal. 
 

Sobre a Anhanguera 

Fundada em 1994, a Anhanguera oferece educação de qualidade e conteúdo compatível com as necessidades do mercado de trabalho por meio de seus cursos de graduação, pós-graduação, cursos Livres, preparatórios, com destaque para o Intensivo OAB (Ordem dos Advogados do Brasil); profissionalizantes, nas mais diversas áreas de atuação; EJA (Educação de Jovens e Adultos) e técnicos, presenciais ou a distância, visando o conceito lifelong learning, no qual proporciona acesso à educação em todas as fases da jornada do aluno. São mais de 15 mil profissionais e professores entre especialistas, mestre e doutores. 

Além disso, a instituição presta inúmeros serviços à população por meio das Clínicas-Escola, na área de Saúde e Núcleos de Práticas Jurídicas. A Anhanguera tem em seu DNA a preocupação em compartilhar conhecimentos com toda a sociedade a fim de impactar positivamente as comunidades ao entorno das instituições de ensino. Para isso, conta com o envolvimento de seus alunos e colaboradores a partir de competências alinhadas às práticas de aprendizagem e que contribuem para o desenvolvimento do País. 

Com grande penetração no Brasil, a Anhanguera está presente em todas as regiões com 106 unidades próprias e 1.398 polos em todo os estados brasileiros. 

Acesse o site e o blog para mais informações.   

Assessoria de imprensa Faculdades Anhanguera

Deiwerson Damasceno

[email protected]

(11) 98455-3620


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp