27/02/2024 às 13h10min - Atualizada em 27/02/2024 às 16h04min

Trem Intercidades: novas rotas até Campinas vão transportar meio milhão por dia

Leilão do novo modal do Governo de SP ocorre nesta quinta (29); trem vai aumentar opções de transporte sob trilhos para moradores da região

Governo do Estado de São Paulo
https://www.saopaulo.sp.gov.br/ultimas-noticias/trem-intercidades-novas-rotas-ate-campinas-vao-transportar-meio-milhao-por-dia/

A implementação do Trem Intercidades (TIC) Eixo Norte vai possibilitar o transporte de quase 550 mil pessoas por dia no primeiro ano de operação completa do empreendimento. Isso porque, além do trem expresso que ligará a capital paulista a Campinas, com uma parada em Jundiaí, o projeto prevê o Trem Intermetropolitano (TIM) entre Jundiaí e Campinas, que vai passar pelas cidades de Louveira, Vinhedo e Valinhos.

O leilão de concessão do projeto de Parceria Público-Privada vai ocorrer no dia 29 de fevereiro, na sede da Bolsa de Valores de São Paulo. A expectativa do Governo de SP é de investimentos de R$ 13,5 bilhões.

A empresa vencedora do leilão também passará a ser responsável pela Linha 7-Rubi, atualmente sob gestão da Companhia Paulista de Transportes Metropolitanos (CPTM), ligando a estação Barra Funda a Jundiaí e passando por 17 estações.

A previsão é que, em 2031, os três modelos estejam em operação simultaneamente. Neste cenário, somando a quantidade diária de passageiros, o estudo de demanda prevê o transporte de mais de meio milhão de pessoas.

Técnicos ainda projetam que a demanda pelo TIC Eixo Norte aumente ao longo dos anos. Em 2035, devem ser transportados diariamente 564 mil passageiros. Esse número deve chegar a 672 mil em 2050.

Os 11 municípios contemplados pelos trechos dos modais somam uma população de 15 milhões de pessoas, que serão beneficiadas pelas novas alternativas de rota.

Com o Trem Intermetropolitano, também chamado de trem parador, trabalhadores que viajam entre Jundiaí e Campinas diariamente, por exemplo, serão beneficiados diretamente.

“Esse projeto vai ser muito bom. Muitos jundiaienses trabalham em Campinas e o trem vai ajudar nesse fluxo. Vai evitar de ter que ficar pegando ônibus ou carro. Para a cidade, será muito importante”, opina o corretor de imóveis Ednilson Pereira Rosa, morador de Jundiaí.

A iniciativa do Governo de São Paulo, feita por meio de Parceria Público-Privada, além de facilitar a circulação de pessoas na região, vai ajudar na geração de emprego, valorização imobiliária e atração de investimentos.

Menos carros nas ruas

O modelo também ajuda a desafogar as rodovias, o que reduz acidentes e aumenta a sustentabilidade, considerando que o TIC usará trens elétricos.

Atualmente, o trecho São Paulo-Campinas pode ser realizado por meio de automóveis, fretados ou combinando trem e ônibus. Segundo dados da Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), 74 milhões de veículos percorreram o trajeto entre Campinas e a capital paulista em 2023. Foram mais de 90 mil viagens realizadas pela via do fretamento no período.

Siga o canal “Governo de São Paulo” no WhatsApp:
https://bit.ly/govspnozap

O post Trem Intercidades: novas rotas até Campinas vão transportar meio milhão por dia apareceu primeiro em Governo do Estado de São Paulo.



Fonte: www.saopaulo.sp.gov.br
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp