23/02/2024 às 15h46min - Atualizada em 27/02/2024 às 00h06min

Bicho geográfico: zoonose é provocada por importante verme intestinal que acomete os pets

Convivência compartilhada entre animais e humanos é muito benéfica, mas quando não cercada de cuidados, aumenta a ocorrência das zoonoses

Irvin Dias Costa de Souza Garcia
PXHERE
O Ancylostoma caninum é um parasita que pode ser encontrado no intestino dos cães, incluindo os domiciliados, assumindo papel importante na infestação de diferentes ambientes, por meio da eliminação dos ovos deste verme nas fezes.

O Brasil é um país de dimensões continentais com clima tropical e subtropical onde o verão se caracteriza por temperaturas elevadas acompanhadas de alta umidade, fator que favorece o desenvolvimento das larvas do Ancylostoma dentro dos ovos, que ao eclodir, ficando no solo, areia e demais locais onde os pets possam ter defecado.

Nos seres humanos ela causa a Larva Migrans Cutânea (LMC), cujo nome popular é bicho geográfico. “As pessoas contraem essa enfermidade por meio da infecção desta larva, que pode estar presente em diferentes ambientes como parques, praças, praia, quadras de vôlei e futevôlei, além de locais de recreação com as mesmas características”, explica o médico-veterinário Jaime Dias, gerente técnico e de marketing de animais de companhia da Vetoquinol Saúde Animal.

A infecção ocorre pelo contato da pele com o solo contaminado pelas fezes de cães infectados por este importante parasita intestinal. O bicho geográfico acomete tanto adultos como as crianças e a larva penetra ativamente pela pele, migrando pelo subcutâneo e, ao fazer este caminho por debaixo da pele, vão deixando rastros formando “mapas”, o que os tornou popularmente conhecidos por bicho geográfico.

É comum que as pessoas infectadas pela larva apresentem irritação e muita coceira no local da lesão, que piora durante a noite, resultando em inchaço, presença de linhas tortuosas e vermelhas, além de sensação de movimento debaixo da pele. O especialista da Vetoquinol pontua que “a infecção se dá, em grande parte das vezes, nos membros inferiores, principalmente nos pés – locais de maior contato com o solo infectado”.

Algumas medidas são importantes no controle desta enfermidade, como manter os ambientes limpos e recolher as fezes principalmente durante os passeios, que se intensificam no verão. “Mantenham os cães sempre vermifugados, promovendo saúde e contribuindo para a redução desta zoonose. Para o tratamento e controle das infecções por Ancylostoma caninum nos cães, a Vetoquinol Saúde Animal, com seus 90 anos de fundação, tem em seu portifólio o Ciurex Plus Suspensão – vermífugo de amplo espectro, indicado contra os principais vermes intestinais que acometem os cães, como é o caso do Ancylostoma. “É importante ter sempre o acompanhamento de um médico-veterinário para avaliação e orientação sobre o esquema de vermifugação mais adequado para o pet”, finaliza Jaime Dias.

Sobre a Vetoquinol Saúde Animal
A Vetoquinol Saúde Animal está entre as 10 maiores indústrias de saúde animal do mundo, com presença na União Europeia, Américas e região Ásia-Pacífico. Em 2022, o faturamento global foi de € 540 milhões. Com expertise global conquistada ao longo de 90 anos de atuação, a empresa também cresce no Brasil, onde expande suas atividades desde 2011. Grupo independente, a Vetoquinol projeta, desenvolve e comercializa medicamentos veterinários e suplementos destinados à produção animal (bovinos e suínos), animais de companhia (cães e gatos) e equinos. Desde sua fundação, em 1933, na França, combina inovação com diversificação geográfica.

O crescimento do grupo é impulsionado pelo reforço do seu portfólio de soluções associado a aquisições em mercados de alto potencial de crescimento, como a brasileira Clarion Biociências, incorporada em 2019.

No Brasil, a Vetoquinol tem sede administrativa em São Paulo (SP) e planta fabril em Aparecida de Goiânia (GO), atendendo todo o território nacional. Em termos globais, gera mais de 2,5 mil empregos.
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp