23/02/2024 às 12h41min - Atualizada em 27/02/2024 às 00h05min

Caso Taylor Swift: 5 dicas de como se proteger de um golpe de extorsão ou de ter fotos vazadas

Nem mesmo a cantora famosa, considerada 'uma das cinco mulheres mais poderosas', conseguiu ficar de fora do uso indevido de IA. Especialista em cibersegurança faz alerta e comenta sobre como se proteger.

Assessoria Comunicação Conectada
Sylvia Bellio, CEO e Co-fundadora da itl.tech, empresa eleita por quatro anos consecutivos o Maior Canal de Vendas Dell Technologies
Freepik

O uso indevido de IA (Inteligência Artificial) fez mais uma vítima, e dessa vez, foi a cantora pop Taylor Swift. Nem mesmo a eleita 'Pessoa do ano de 2023 pela Time e uma das cinco mulheres mais poderosas da Forbes' conseguiu ficar de fora do golpe. As imagens íntimas falsas geradas pela IA foram expostas no X (ex-Twitter) no começo do ano, levando a artista norte-americana ser mais uma vez um alvo deste tipo de crime —  em janeiro foi criado um deepfake da cantora para um falso sorteio de panelas.

A realidade é que a tecnologia não para de avançar e, paralelamente, os crimes cibernéticos também estão acompanhando essa evolução. O mais recente, e talvez o mais grave, é a divulgação dessas famosas 'fake nudes'. Com softwares inovadores, qualquer um pode criar vídeos e imagens falsas com rostos de pessoas reais e divulgar essas mídias com o intuito de ameaçar, constranger, extorquir e coagir as vítimas.

Nos EUA, o número de casos de extorsão sexual saltou 140% desde 2019 até setembro de 2023, segundo o FBI. Conforme revelado pelo jornal The Washington Post, o número de imagens falsas criadas por IA nos dez principais sites de pornografia teve crescimento de 290% desde 2018.

Já no Brasil, o caso polêmico que tomou conta dos noticiários ocorreu em novembro de 2023, quando aproximadamente 20 meninas de um colégio no Rio de Janeiro foram vítimas desse golpe, após terem imagens falsas criadas por seus colegas de classe. Os conteúdos estavam sendo divulgados em um grupo exclusivo e só vieram à tona porque um dos meninos decidiu denunciar.

“Estamos vivendo em um mundo cada vez mais conectado e, com a evolução da Inteligência Artificial e do machine learning, este tipo de crime vai ser cada vez mais comum”, alerta Sylvia Bellio, especialista em cibersegurança e infraestrutura de TI, e CEO da itl.tech — empresa eleita por quatro anos consecutivos o Maior Canal de Vendas Dell Technologies. De acordo com a especialista, a tendência é que os golpes fiquem cada vez mais elaborados.

"Isso mostra que todos podem estar vulneráveis e correndo riscos na internet. É fundamental seguir dicas e cuidados básicos para se proteger e evitar crimes online", diz Sylvia. Ela ainda destaca que muitas pessoas não têm dimensão da gravidade dos crimes cibernéticos. “Desde o lançamento das redes sociais, milhares de pessoas diariamente adicionam mídias pessoais nessas plataformas sem saber o real risco que estão correndo”, ressalta.

A especialista reforça que é preciso estar atento a alguns cuidados e relembrou 5 dicas de como se proteger de um golpe de extorsão ou de ter suas fotos íntimas vazadas, a seguir;

 

  1. Evite compartilhar fotos e vídeos íntimos ou mantê-los em seu celular: Para proteger a sua intimidade, evite trocar mídias com conteúdos sensíveis em plataformas digitais de qualquer tipo. Além disso, evite até mesmo guardá-los em seus dispositivos, como smartphone ou notebook, visto que, em casos de assalto, os criminosos teriam acesso aos materiais íntimos.

 

  1. Desconfie de comportamentos suspeitos: Fique atento e desconfie de comportamentos fora do padrão nas suas redes sociais. Solicitações de amizade de perfis fakes, e-mails suspeitos — com assuntos sensacionalistas ou alarmantes —, e pedidos de intimidade de pessoas aleatórias são iscas que os criminosos utilizam para escolher suas vítimas.

 

  1. Evite atender chamadas de vídeo com desconhecidos: Lembre-se que você nunca pode ter certeza de quem está do outro lado (e se eles estão gravando a tela ou não).

 

  1. Mantenha o seu dispositivo seguro: A especialista alerta para as medidas básicas de segurança: “utilize apenas senhas fortes, acione a autenticação de dois fatores nas redes sociais e nos e-mails, mantenha o seu dispositivo sempre com a versão mais atualizada disponível e, claro, tenha sempre um antivírus instalado”, alerta.

 

  1. Políticas de proteção: Para evitar que pessoas utilizem suas fotos para montagens ou imagens manipuladas por IA, Sylvia cita algumas políticas de proteção que estão começando a ser adotadas, como a assinatura digital ou marcas d'água.

 

Foi vítima de um caso e precisa de ajuda? Saiba como prosseguir;

Guarde e registre provas dos acontecimentos: é importante ter registros das conversas, por isso, tire prints das imagens, salve o nome do perfil que entrou em contato e o link completo para página da web. Salve dados de contas bancárias dos criminosos e, caso a extorsão tenha sido feita por telefone, faça uma relação de todos os números de telefone utilizados, contendo data e hora das conversas.

Registre um Boletim de Ocorrência: estando em posse de todas as provas e evidências, procure a Delegacia de Polícia mais próxima ou registre o BO através do site da Delegacia Eletrônica.


Sobre Sylvia Bellio

CEO e Co-fundadora da itl.tech — empresa eleita por quatro anos consecutivos o Maior Canal de Vendas Dell Technologies. Organizadora do Projeto Conte sua História que tem como objetivo divulgar, compartilhar histórias de mulheres da vida real. O primeiro livro do projeto foi lançado em 2020 – Mulheres Além do Óbvio.

Iniciou a carreira no setor financeiro, atuando como gerente da área administrativa de uma grande Instituição Financeira.

É autora dos livros “Simplificando TI”, “Impressões Digitais” e “TI de Salto”. Com mais de 20 anos de experiência no mercado de Tecnologia

Conduz sua equipe de arquitetos de soluções e executivos de negócios para se posicionarem lado a lado com os profissionais de TI na busca de soluções para resolver os desafios de negócios das empresas.

Introduziu no Brasil fabricantes como: DotHill Systems de armazenamento FC; EqualLogic armazenamento ISCSI; Force10 de networking; Compellent de armazenamento FC|ISCI, entre tantas outras fabricantes.

Tem papel de destaque no empoderamento feminino no universo da Tecnologia.  É a única mulher a compor o conselho das empresas parceiras da Dell Technologies no Brasil. Membro do DWEN Dell Women’s Entrepreneur Network e participante das últimas edições do evento. Integrante do WPN Women Partner Network. Integrante do Female Force Latam.


Sobre a Itl.tech

Presente no mercado há mais de 20 anos, a empresa é especializada em soluções de Armazenamento de Dados e Business Continuity e Hiperconvergência.

Considerado o maior canal de vendas Dell do Brasil. 

Oferece toda linha de produtos Dell EMC através de um modelo de negócios direto com o fabricante e suportado pelos melhores profissionais de pré-vendas, vendas e pós-vendas do segmento.

Atua com base no conceito de ser, realmente, um provedor de soluções, não apenas mais um revendedor de produtos. A companhia participa ativamente junto aos projetos de seus clientes, suportando-os da pré-venda à pós-venda, provendo todos os serviços de suporte e assistência técnica que as soluções demandarem.

Dentre o vasto portfólio, pode-se destacar os Servidores, Storages, Networking, Software, Serviços, Desktops e notebooks buscando sempre oferecer a melhor relação custo-benefício do mercado.

Acesse: www.itltech.com.br


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp