24/02/2024 às 14h30min - Atualizada em 27/02/2024 às 00h02min

Radioterapia pode ser utilizada com finalidade paliativa

Embora não vise a cura, pode ser indicada para redução de sintomas

Heverson Bayer
http://oncoville.com.br
Oncoville

A radioterapia é a terapêutica que utiliza radiação ionizante em algumas etapas do tratamento oncológico. A maioria dos pacientes oncológicos necessitará de radioterapia em alguma fase da doença. A forma do tratamento dependerá do tipo de tumor, localização e estágio, bem como as condições gerais do paciente.

Uma das formas em que a radioterapia é utilizada, é aquela que chamamos de radioterapia paliativa que embora não vise a cura da doença, pode ser indicada para a redução ou alívio de sintomas, como dor, sangramento ou compressão sobre alguns órgãos.

A rádio-oncologista Paula Soares, do Oncoville, explica que a indicação e o momento desse tratamento é definido em conjunto com a equipe que assiste o paciente. “Geralmente são tratamentos com duração de poucos dias e com doses mais elevadas, com o objetivo de manter o paciente por menos tempo possível na estrutura hospitalar, assim como alívio mais rápido dos sintomas.”

Dra. Paula Soares destaca que a radioterapia paliativa é utilizada em situações específicas. E esta, quando realizada busca trazer ao paciente melhora na sua qualidade de vida.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp