26/02/2024 às 11h08min - Atualizada em 27/02/2024 às 00h01min

Ricardo Gracia Filho vai correr na polonesa Team Virage na Le Mans Cup 2024

Piloto patrocinado pela Sabesp estreia no Circuito de Barcelona-Catalunya, em 13 de abril

Flavio Perez Guimarães
https://wevewonit.newsroom.com.br/43445760be/ricardo-gracia-filho-vai-correr-na-polonesa-team-virage-na-le-mans-cup-2024.html
Speed Park

O piloto Ricardo Gracia Filho confirmou sua nova equipe para a Michelin Le Mans Cup 2024. O paulista vai correr na Team Virage ao lado do paraguaio Oscar Bittar. A escuderia polonesa com base em Valência, na Espanha, é a atual campeã do evento.

A temporada terá seis provas e começará no Circuito de Barcelona-Catalunya, em 13 de abril e terminará no Circuito Internacional do Algarve em 19 de outubro. A série está aberta para protótipos de Le Mans na classe LMP3 e carros esportivos grand tourer na classe GT3.

Com 19 anos e bagagem no automobilismo europeu, Ricardo Gracia Filho explica que a categoria da Le Mans Cup tem características de endurance, diferentes do monoposto da Fórmula 4, onde competiu por duas temporadas.  

''Foi um pouco diferente no começo nos treinos, mas eu me adaptei bem! Ainda tenho muito a aprender no novo carro, ao estilo de guiar e até à composição do pneu. Estava mais acostumado com carros de teto aberto com menos potência de motor e leve e agora são protótipos de LMP3. com motor mais forte'', disse Ricardo Gracia Filho, que será o único brasileiro na categoria.

Na Michelin Le Mans Cup 2024, as corridas têm aproximadamente um hora e meia e cada piloto corre 55 minutos. A meta agora é preservar o carro e economia de pneu e combustível, diferente do estilo sprint da categoria que Ricardo Gracia Filho disputou nos últimos anos. 

''Meu objetivo é ser campeão, além de adquirir o máximo de experiência e melhores resultados possíveis. E no futuro meu foco é ser um piloto profissional de automobilismo'', completou o piloto patrocinado via Lei de Incentivo ao Esporte pela Sabesp.

O jovem piloto começou nas pistas aos seis anos como hobby ao lado do pai, Ricardo Gracia. Aos oito, Ricardinho fez suas primeiras corridas profissionalmente em São Paulo e depois aos 14 na Europa.

Entre os títulos estão: 3x campeão Brasileiro de Kart (2015, 2017 e 2020), campeão Copa Brasil de Kart 2019, ⁠campeão Paranaense de Kart 2015, ⁠vice-campeão Brasileiro de Kart (16) e ⁠campeão Sul-Brasileiro 2017.

Etapas

1ª - Espanha
Barcelona-Catalunya Montmeló - 13 de abril
2ª - França
Paul Ricard Le Castellet - 4 de maio
3ª - França
La Sarthe Le Mans, 14 e 15 de junho
4ª - Bélgica
Spa-Francorchamps Stavelot - 24 de agosto
5ª - Itália
Mugello Scarperia e San Piero - 28 de setembro
6ª - Portugal
Circuito Internacional do Algarve Portimão - 19 de outubro 

Troféu Sabesp

O Troféu Sabesp teve início nesta semana no Speed Park Kartódromo Internacional de Birigui, no interior de São Paulo. O evento gratuito conta com aulas de kart e competições para iniciantes.
 
Nesta fase, o projeto contemplará as parte teóricas e práticas na pista, além de palestras para adolescentes de 13 anos completos e no mínimo 1,55m de altura. O limite de idade é de 18 anos.
 
O projeto é realizado via Lei de Incentivo ao Esporte do Governo Federal, promovido pelo Speed Motor Clube com apoio da Sabesp.
 
O evento no Speed Park, templo da velocidade para pilotos profissionais, amadores e entusiastas do kart, começará com instruções básicas de preparação do monoposto e segurança No primeiro encontro com o kart, os alunos terão orientação de treino para aperfeiçoamento de pilotagem e especialistas coletarão os dados do treino para futuras instruções.

Sobre o Speed Park

Com aproximadamente 1,3 quilômetros de pista, o local possibilita mais de 40 traçados diferentes, e área superior a 130 mil metros quadrados. O Speed Park – Kartódromo Internacional de Birigui fica rua Hagime Saita, 4.001, acesso pela Rodovia Marechal Rondon, km 524 (entre Birigui e Araçatuba). O estacionamento e a entrada no kartódromo são gratuitos.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp