26/02/2024 às 09h36min - Atualizada em 27/02/2024 às 00h01min

Corteva Agriscience apresenta na COPLACAMPO soluções inovadoras em sementes, biológicos e proteção de cultivos para reforma do canavial com soja

Durante a feira, produtores também poderão conhecer o simulador de deriva, que ilustra como as boas práticas agrícolas e novas tecnologias, contribuem para a diminuição da deriva nas lavouras

FELIPE TERUEL DE SOUZA
Divulgação
Piracicaba (SP), 26 de fevereiro de 2024 – A Corteva Agriscience participa, até 1 de março, em Piracicaba (SP), da 10ª edição da COPLACAMPO, realizada pela Cooperativa dos Plantadores de Cana do Estado de São Paulo (Coplacana). No evento, os agricultores poderão ver de perto as principais inovações da empresa em sementes, soluções biológicas e proteção de cultivos, pesquisadas e desenvolvidas nos últimos anos para ajudar a maximizar a produção e a proteção dos produtores, principalmente, os de cana-de-açúcar, que fazem a reforma do canavial com soja.

“A cana-de-açúcar é uma cultura de multiciclos. Em média, o canavial produz de cinco a seis safras com diminuição da produtividade na maioria das vezes. Por isso, o agricultor precisa fazer a reforma da área rotacionando a cultura preferencialmente. No estado de São Paulo, na grande maioria das situações, a rotação tem sido com soja. Na COPLACAMPO, vamos mostrar como o produtor deve proteger o seu canavial para ele ser mais longevo, produtivo e rentável com as inovações da Linha Cana, além de fazer a reforma com a oleaginosa, já que a Corteva conta com sementes, biológicos e defensivos para a cultura”, destaca Tainá Sipos, Líder de Marketing de Cana da Corteva Agriscience.

Canaviais protegidos

Com o início da safra 2024/25 de cana-de-açúcar, o canavicultor deve estar preparado para os desafios diários do canavial. Para auxiliá-los, o Time de Especialistas da Linha Cana estará no evento tirando dúvidas e apresentando o portfólio em evolução e cada vez mais robusto e inovador. Composto por herbicidas, inseticidas, fungicidas, maturadores, biológicos e, agora, com o inibidor de florescimento e isoporização Relicta®,  lançado no último ano, que é mais uma ferramenta que ajuda a maximizar a produtividade do canavial.

Biotecnologia nas lavouras de soja para reforma do canavial

Com uma demanda crescente de inovações na sojicultura, a Corteva leva ao evento o Sistema Enlist®, que traz evolução e uma nova opção de escolha ao agricultor. Em sua terceira safra, o Sistema Enlist® promove uma experiência completa ao agricultor e possui como principais benefícios: diversidade de herbicidas para a pós emergência da soja Enlist®, conveniência na aplicação e flexibilidade de uso, além do maior controle na aplicação do Enlist® Colex-D® (novo 2,4-D sal-colina). O Sistema Enlist® é formado pelos pilares de Sementes e Biotecnologia, Herbicidas e Genética de Alta Produtividade, aliado ao pilar de Boas Práticas Agrícolas.  As sementes Enlist E3® são tolerantes aos herbicidas Enlist® Colex-D®, glifosato e glufosinato de amônio. Já as sementes Conkesta E3®, além da tolerância aos três herbicidas, trazem também duas proteínas Bt (Cry1F e Cry1Ac) que auxiliam na proteção das principais lagartas na cultura da soja.

A tecnologia Enlist® está disponível nas variedades de marcas licenciadas e próprias da Corteva: Cordius®, Pioneer® e Brevant® Sementes. O herbicida Enlist® Colex-D®, que integra o Sistema, oferece excelente eficácia no controle de plantas daninhas, além de redução de até 90% no potencial de deriva, ultrabaixa volatilidade e redução de odor. Ele traz muito mais flexibilidade e poder para o agricultor escolher como e quando aplicar, desde a dessecação até a pós-emergência da soja Enlist®, proporcionando um alto controle das invasoras e altas produtividades.

Brevant®️ Sementes tem um robusto portfólio milho, soja e sorgo. A marca apresenta no evento suas cultivares de soja com a biotecnologia Conkesta E3®: B5595CE, B5560CE e B5830CE, que traz como benefícios o controle das principais lagartas que atacam o cultivo, e a flexibilidade do manejo de plantas daninhas com o herbicida Enlist Colex-D. A Pioneer, marca da Corteva com mais de 50 anos no mercado brasileiro e considerada a mais técnica do segmento, também estará no COPLACAMPO destacando seu robusto portfólio em milho, soja e sorgo. Em soja, o principal destaque é a 97Y70CE, cultivar com a biotecnologia Conkesta E3®.

Lavouras protegidas

Além das sementes de soja para a rotação com a cana-de-açúcar, a Corteva também destacará a sua área de Proteção de Cultivos, que conta com anos de pesquisa para o desenvolvimento das soluções. Os fungicidas, herbicidas e inseticidas têm o foco em auxiliar o dia a dia do agricultor e maximizar a produtividade. Entre as soluções, estão:

Viovan®:  o fungicida apresenta controle superior contra ferrugem asiática, mancha-parda, cercospora e oídio, promovendo proteção com maior seletividade à cultura e oferecendo resultados visivelmente melhores.

Aproach Power®: o fungicida sistêmico oferece flexibilidade para ser usado na primeira e na última aplicação. Fungicida líder das últimas aplicações devido ao seu desempenho consistente ao longo dos anos.

Aproach® Premium:  lançamento da Corteva, o fungicida agrega mais uma opção dentro do seu Manejo Campeão. Solução com três ativos diferentes sendo um multissítio com formulação líquida que facilita a aplicação e reduz problema de fitotoxicidade. Conta com uma dose menor que as outras misturas com multissitio garantindo controle e praticidade ao agricultor.
 
Vessarya®: fungicida mais eficiente para o controle das doenças da soja, como ferrugem, antracnose e oídio. Mistura única do segmento de carboxamidas garantindo controle com seletividade. 

Os quatro fungicidas contam com o princípio ativo OnmiraTM Active, que possui uma formulação inovadora que dispensa o uso de óleo, aumentando a velocidade de absorção dos ativos e diminuindo o risco de lavagem pela chuva. 
 
Paxeo®herbicida sistêmico formulado com a inovadora tecnologia ArylexTM Active, pertence a nova família de herbicidas para dessecação em soja, com ação residual e controle duradouro de diversas plantas daninhas de folha larga e estreita, sem antagonismo com graminicidas. Recentemente, o produto recebeu registro para o controle de capim pé-de-galinha em pré-emergência para soja.
 
Gapper®: lançamento que integra uma nova família de herbicidas para dessecação de plantio de milho com a tecnologia RinksorTM active, imbatível no controle de trapoeraba e outras plantas daninhas de folha larga como soja voluntária e leiteiro. Atua sem antagonismo com graminicidas e sem carência para o plantio do milho.
 
Elevore®:  novo lançamento da Corteva para dessecação de plantio de soja, com a tecnologia ArylexTM Active, excelente ferramenta no manejo de buva em pós-emergente e outras plantas daninhas de folha larga, podendo ser aplicado sem antagonismo com graminicidas. Produto em fase de cadastro nos estados.

Expedition®: inseticida para o manejo de percevejos nas culturas da soja e do milho. Com uma formulação exclusiva da Corteva, a molécula Isoclast Active pertence a um novo grupo químico, as sulfoxaminas, e tem modo de ação diferenciado, sendo ideal para o manejo da resistência. Uma de suas fortalezas é a excelente eficácia nas fases de ninfa e adulto. Na soja, ajuda a produzir mais e a ter grãos de melhor qualidade. Já no milho, oferece as condições ideais para a boa formação da cultura, estande homogêneo de plantas e espigas sadias, obtendo registro recente para cigarrinha-do-milho.

Exalt®: é um inseticida premiado e reconhecido no mercado como referência no controle de pragas nas culturas da soja, milho e algodão. Recentemente, teve registro para tripes em soja.
 
Intrepid Edge®: possui excelente performance para o controle do complexo de lagartas da soja. Tem dose flexível de acordo com o nível de infestação do alvo, além de efeito de choque e residual. Recentemente, obteve registro para controle da tripes e rachiplusia na oleaginosa.

Exalt® e Intrepid Edge® são compostos por Jemvelva ActiveTM (Espinetoram), ingrediente ativo de origem biológica que recebeu o selo Green Chemistry Award e é reconhecido como uma das tecnologias mais inovadoras e sustentáveis do mundo pela Agência de Proteção Ambiental dos EUA (EPA). 

Equilíbrio entre os químicos e biológicos

Desde a sua formação, em 2019, a Corteva investe no mercado de soluções biológicas por meio de soluções próprias ou desenvolvidas de forma colaborativa com outras empresas. Entre as iniciativas na área, destaque para as aquisições - concluídas em março de 2023 - da Symborg e da Stoller. O investimento realizado nessas aquisições reforça o compromisso da Corteva em fornecer aos agricultores ferramentas sustentáveis que complementam as práticas agrícolas em evolução com eficácia comprovada.

Hoje, a empresa também possui em seu portfólio soluções para nutrição e controle biológico para culturas como cana-de-açúcar, soja, milho e outras especialidades. Entre ele, os solubilizadores de fósforo OmsugoTM Eco (para cana-de-açúcar) e o OmsugoTM P (para soja), os nematicidas microbiológicos InlayonTM Eco (cana) e InlayonTM (soja e algodão) e o inseticida microbiológico Tezpetix™ Beauve (milho). E, por fim, o grande lançamento da Corteva, o Utrisha™ N, fixador biológico de nitrogênio. Aprovado para a cultura do milho, o produto é aplicado de forma foliar e permite à planta a obtenção de nitrogênio durante todo o seu ciclo de vida por meio de um modo de ação inédito e inovador.


Boas Práticas Agrícolas com simulador de deriva

A área de Boas Práticas Agrícolas (BPA) da Corteva estará presente no evento com o compromisso de promover ainda mais conhecimento sobre a importância de uma agricultura mais segura, produtiva, responsável e sustentável. Para isso, vai apresentar o Programa de Aplicação Responsável (PAR) com conteúdos sobre condições climáticas adequadas para aplicação de defensivos agrícolas (temperatura, velocidade do vento, umidade relativa do ar), segurança na manipulação e uso, tipos e indicações de pontas de aplicação e classe de gotas de acordo com o produto a ser aplicado (herbicidas, inseticidas ou fungicidas). Para ilustrar ao público, a empresa contará com um simulador de deriva, para mostrar como as boas práticas agrícolas e novas tecnologias contribuem para a diminuição da deriva.

Sobre a Corteva
A Corteva, Inc. (NYSE: CTVA) é uma empresa global agrícola que combina inovação e liderança do setor, elevado envolvimento com o cliente e execução operacional para fornecer soluções lucrativas para os principais desafios agrícolas do mundo. A Corteva gera preferência de mercado vantajosa por meio de sua estratégia de distribuição, junto com seu mix equilibrado e globalmente diversificado de sementes, proteção de cultivos, produtos digitais e serviços. Com algumas das marcas mais reconhecidas na agricultura e um pipeline de tecnologia bem posicionado para impulsionar o crescimento, a empresa está comprometida em maximizar a produtividade dos agricultores, enquanto trabalha com stakeholders em todo o sistema alimentar, cumprindo sua promessa de enriquecer a vida daqueles que produzem e consomem, garantindo o progresso das próximas gerações. Mais informações disponíveis em www.corteva.com
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp