26/02/2024 às 12h00min - Atualizada em 27/02/2024 às 00h00min

Especialista da Teros explica como empresas de todos os setores poderão atuar como fintechs com Open Finance

Conforme ele ressalta, no caso da jornada de pagamento da Teros, é feita a conexão aos dados do Open Finance e com parceiros, por meio de processo simplificado e otimizado

Redação
Imagem/reprodução: Freepik
 

São Paulo, fevereiro de 2024 - O volume de transações financeiras nos canais digitais já supera os canais tradicionais: segundo a 31ª edição da Pesquisa FEBRABAN de Tecnologia Bancária, 80% das operações bancárias no Brasil em 2022 foram digitais, incluindo mobile banking, internet banking ou pelo WhatsApp. 

No entendimento de Lígia Novazzi, COO & Sócia da Teros, plataforma de customização e integração de produtos e sistemas do Mundo Open, esses números indicam que o cenário é perfeito para a expansão do conceito embedded finance, considerado uma tendência global. 

“No embedded finance, empresas de qualquer segmento podem oferecer serviços financeiros internamente, por meio de um iniciador de pagamentos. Elas poderão atuar com empréstimos ou processamento de pagamentos, por exemplo”, explica ela, lembrando que ao acrescentar serviços financeiros no portfólio, as empresas ganham novas fontes de receita. Mas a grande vantagem do embedded finance é fazer isso sem perder o foco no core business. 

É o caso dos cartões de crédito de lojas, por exemplo. “Essa dinâmica já faz parte do nosso dia a dia, tornando os serviços financeiros mais fáceis de usar, mais convenientes e mais pessoais”, avalia a especialista da Teros.

Lígia menciona outros produtos financeiros que podem ser oferecidos pelas empresas, como carteiras digitais, contas correntes, contas digitais, crédito, seguro e empréstimo. Além disso, também há possibilidade de abrir o leque para outras soluções que entram debaixo desse guarda-chuva de Embedded Finance – como Embedded Fintech e Embedded Insurance.

“Entretanto, isso só é viável graças às jornadas de pagamento e faturamento integradas ao fluxo de negócio de qualquer setor por meio de plataformas de Open Finance com Inteligência Artificial”, explica a executiva. 

Conforme ele ressalta, no caso da jornada de pagamento da Teros, é feita a conexão aos dados do Open Finance e com parceiros, por meio de processo simplificado e otimizado. Além disso, a empresa disponibiliza um relatório de crédito. Como resultado concreto, o cliente tem economia em SG&A (Selling, General & Administrative Expense) e melhora da experiência do cliente, com ganhos significativos de produtividade e aumento dos lucros.

“O ganho financeiro é, com certeza, uma das principais vantagens do Embedded Finance, pois as empresas ganham tanto na monetização e na independência em relação aos bancos para operações como pagamento de salários ou de fornecedores sem passar por essas instituições. O Open Finance vai tornar esse processo ainda mais fluido”, finaliza a especialista.


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp