25/02/2024 às 22h48min - Atualizada em 27/02/2024 às 00h00min

Principais tendências tecnológicas e de mercado que moldarão os ISPs em 2024

Como a próxima geração de conectividade está estabelecendo novos desafios e oportunidades para os provedores de internet

Imprensa
Divulgação

Por Tulio Barbosa  

 

Não seria nenhum absurdo afirmar que a implementação do 5G representa um avanço significativo nos serviços de internet. Em 2024, espera-se que essa tecnologia ultrarrápida se torne a norma, desafiando os Provedores de Serviços de Internet (ISPs) a se adaptarem a um cenário cada vez mais conectado e orientado pela demanda por velocidade. 

Com a evolução das infraestruturas de comunicação, este tipo de conexão promete melhorar substancialmente a capacidade da internet oferecida, exigindo, dos provedores, uma rápida e eficiente adaptação para atender a essa crescente demanda. Porém, também é verdade que o 5G está acompanhado de outras tendências promissoras, cuja relevância deve ser colocada à prova em 2024. E claro, os ISPs são protagonistas na disseminação e execução dessas novidades. 

 

A expansão da Internet das Coisas (IoT) e oportunidades para ISPs 

Na esteira do crescimento do 5G, a expansão da Internet das Coisas (IoT) será primordial. Estima-se que para esse ano, a IoT revolucionará a coleta e análise de grandes volumes de dados, tornando possível a personalização de serviços. Essa transformação abre portas para oportunidades substanciais, permitindo que os ISPs ampliem seus horizontes de negócios ao introduzirem novos serviços e soluções de conectividade. 

 

Desafios regulatórios e segurança cibernética 

Mas, em sinergia com novas oportunidades, surgem desafios. Em um mundo cada vez mais digital e conectado, as preocupações com a segurança cibernética estão se tornando mais críticas. Os provedores terão um papel crucial na proteção dos usuários contra ameaças cibernéticas e, ao mesmo tempo, devem se adaptar a um cenário regulatório em mudança, que provavelmente exigirá mais transparência e proteção aos dados dos usuários. 

 

Atendimento à demanda por serviços mais personalizados 

A busca dos consumidores por serviços mais personalizados impulsionará as tendências que moldarão o cenário deste ano. À medida que os usuários procuram soluções adaptadas às suas necessidades, os especialistas precisarão criar estratégias mais refinadas para atender a essas demandas. A oferta de produtos e serviços personalizados, levando em consideração as necessidades e preferências individuais, torna-se crucial para o sucesso. 

Em um contexto pós-pandêmico, o lar tornou-se o epicentro da conectividade digital. Necessita-se que os provedores se ajustem a essa mudança, apresentando soluções de internet doméstica mais robustas, estáveis e seguras. Acompanhar tendências de perto, em uma postura de observância quanto à aplicabilidade e os próprios ganhos obtidos através delas, é uma premissa indispensável para gestores atualizados. 

Diante desses cenários, inegavelmente mutáveis e evolutivos, o futuro do setor será delineado por avanços tecnológicos, novas expectativas dos consumidores e mudanças regulatórias. Nesse ambiente dinâmico, é essencial para os provedores se adaptarem, evoluírem e inovarem constantemente, no intuito de preservarem sua competitividade e conquistarem resultados econômicos satisfatórios. 

 

*Tulio Barbosa é CEO da MK Solutions. Com mais de 15 anos de experiência em Estratégia, Empreendedorismo e Desenvolvimento de Negócios, o executivo é graduado em Administração de Empresas pela UFMG e especializado em Finanças e Administração Internacional pela Harvard Business School. 

 

 Sobre a MK Solutions   

Desenvolvedora de software de gestão e soluções digitais feitas para provedores de internet, a MK Solutions nasceu como uma ISP. No entanto, em 2008, a empresa identificou a necessidade de desenvolver uma ferramenta de gestão completa para esse mercado e, assim surgiu a MK Solutions. Atendendo provedores de todos os tamanhos, com mais de milhões de clientes autenticados, as soluções desenvolvidas pela companhia conectam pessoas e apoia o crescimento dos provedores de internet, ajudando a evoluir e expandir processos, e proporcionando cada vez mais qualidade e inovação ao segmento. Saiba mais acessando: https://www.mksolutions.com.br/   


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp