26/02/2024 às 15h08min - Atualizada em 26/02/2024 às 20h02min

Por trás dos desafios de médicos empreendedores

*Por Rafael Duarte, CEO da RD Medicine

NB Press
RD Medicine

O cenário da medicina tem passado por transformações significativas nas últimas décadas, impulsionando muitos profissionais a se tornarem donos de seus próprios negócios. Os médicos que são treinados a investirem em suas formações e a trabalharem em algumas instituições ou consultórios estão cada vez mais empreendendo em busca de ganhos mais atraentes e vivências independentes. Entretanto, essa transição não ocorre sem obstáculos e os desafios enfrentados podem impactar diretamente a saúde mental.  

 

Tempo, marketing e vendas 

 

O primeiro e talvez principal entrave é a gestão do tempo. Dedicados à prática clínica, esses profissionais se veem diante da necessidade de equilibrar a carga assistencial com as demandas do empreendedorismo. A ilusão de que sempre há espaço para mais uma tarefa é, muitas vezes, um fator limitante, resultando em má gestão e frustração. 

 

Outro desafio crucial está relacionado ao marketing digital e ao uso eficaz das redes sociais. Embora a presença on-line seja cada vez mais vital, compreender a maneira certa de se posicionar profissionalmente é essencial. Uma abordagem equilibrada, humanizada e estratégica é necessária para transformar seguidores em clientes, evitando a armadilha de se tornar apenas uma "loja on-line". 

 

Além disso, a resistência à ideia de "vender" é um empecilho comum entre os médicos empreendedores. A habilidade de dominar pessoalmente as técnicas de vendas é destacada como uma das mais poderosas, sendo fundamental para o crescimento sustentável do negócio. Portanto, é necessário desmistificar preconceitos e promover ações proativas nesse sentido. 

 

Saúde mental  

 

A carreira médica, por si só, já é emocionalmente exigente e desgastante. A dedicação desde os primeiros anos de estudo, a pressão durante a faculdade, a busca por especialização e a competitividade no mercado contribuem para um ambiente de trabalho desafiador. Quando os esforços não resultam nos benefícios esperados, ou a tão desejada qualidade de vida não se materializa, a frustração pode levar a problemas de saúde mental, como depressão e burnout. Para se ter ideia, segundo pesquisa recente do Research Center da Afya, intitulada Saúde Mental do Médico, 62% dos profissionais brasileiros têm ou tiveram sintomas de síndrome de burnout ou receberam o diagnóstico do distúrbio. Outros 47% têm ou já tiveram diagnóstico de transtorno de ansiedade e, 46%, de depressão. Portanto, o empreendedorismo, quando incorporado à carreira médica, merece ainda mais atenção.  

 

Como vencer os obstáculos? 

 

Para superar esses e outros desafios e preservar a saúde como um todo, o médico empreendedor deve criar um plano claro de transição. Equilibrar a carga horária entre a prática clínica e o empreendedorismo, sem medo de se dedicar exclusivamente ao negócio, quando necessário, é fundamental. A gestão de tempo eficaz e a compreensão dos propósitos pessoais são ainda as chaves para manter a mente equilibrada. 

 

Em última análise, o médico empreendedor deve entender seus limites, administrar a rotina de maneira consciente e valorizar o empreendimento no qual acredita. Somente assim, poderá alcançar o crescimento desejado sem comprometer sua qualidade de vida. 

 

  

*Rafael Duarte é CEO da RD Medicine, escola preparatória com cursos e mentoria completa para internacionalização do médico brasileiro. Veja mais em - https://www.instagram.com/dr.duarterafael/.  

 

Sobre RD Medicine 

Escola preparatória com cursos e mentoria completa para internacionalização do médico brasileiro. É fundada pelo médico e professor, Rafael Duarte, que cursou medicina na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), fez residência em anestesiologia no Instituto Nacional de Câncer (Inca) e, atualmente, realiza residência médica no Albert Einstein Medical Center, na Filadélfia. Hoje, a companhia auxilia outras pessoas a entrarem no concorrido mercado de trabalho de medicina nos Estados Unidos. Para mais informações, acesse: https://rdmedicine.com.br/

  

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp