23/02/2024 às 18h04min - Atualizada em 24/02/2024 às 00h00min

Sistema de Consórcios reforça sua relevância econômica e inicia 2024 como opção assertiva de investimento

Segundo a ABAC, houve um crescimento de mais de 4 milhões em novas cotas somente o ano passado

Kaísa Christina Romagnoli
Divulgação
O ano de 2023 ficou marcado por um conjunto de conquistas impressionantes para o sistema de consórcios, com registros históricos em diversos indicadores, evidenciando cada vez mais a confiança crescente dos brasileiros e sua expressiva contribuição para a economia nacional. Durante todo o ano, o número total de vendas alcançou a impressionante marca de 4,18 milhões de novas cotas, estabelecendo um recorde histórico e registrando um aumento de 6,4% em relação ao ano anterior, segundo a Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC).

A crescente conscientização sobre educação financeira entre a população tem fortalecido o papel do consórcio como um aliado importante para o planejamento financeiro do consumidor. Atuando em uma ampla variedade de setores, os consórcios têm se destacado como uma opção bem planejada para aquisição de bens móveis, imóveis e contratação de serviços, permitindo a realização de diversos objetivos pessoais, profissionais, familiares e empresariais.

O Sistema de Consórcios apresenta um mecanismo que se destaca por seu planejamento financeiro eficiente, simplicidade e baixos custos, agindo como um facilitador na obtenção de bens ou contratação de serviços. De acordo com Edemilson Koji Motoda, diretor do Grupo KSL, fica cada vez mais evidente a importância do segmento de consórcio para aqueles que desejam adquirir um bem.

"Fazer um consórcio é uma excelente decisão devido ao planejamento e economia envolvidos, especialmente em comparação com o financiamento. Com as instabilidades financeiras que os brasileiros estão enfrentando, o consórcio se destaca novamente como uma das melhores formas de realizar sonhos", comenta.

Para aqueles que têm interesse em investir nesse setor, Edemilson destaca que há dois passos fundamentais: planejamento e pesquisa de uma administradora autorizada pelo Banco Central. "É importante conhecer suas próprias despesas e receitas, ou seja, saber quanto ganha e gasta. Após isso, é necessário estabelecer metas e objetivos, incluindo o bem a ser adquirido. Informe-se sobre os prazos e valores envolvidos, garantindo que estejam dentro do seu orçamento".
Motoda também salienta que o sistema de consórcio oferece uma variedade de planos, valores e prazos para proporcionar a melhor opção para cada perfil. "Contudo, é essencial considerar possíveis imprevistos ao longo do caminho, por isso é necessário que o consumidor mantenha uma reserva financeira de fácil acesso. O consórcio contribui de várias maneiras para a sua disciplina financeira e para a alcançar os objetivos pessoais", conclui.
 
Sobre a KSL
O GRUPO KSL é especialista em cobrança amigável e cobrança jurídica, atuando também em serviços de Contact Center e relacionamento. Desde o seu surgimento, em 1996, o equilíbrio entre atendimento humanizado e inovação tecnológica sempre balizaram os serviços prestados pelo grupo, que personaliza serviços e soluções que integram o processo de gestão de seus clientes.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp