23/02/2024 às 14h52min - Atualizada em 23/02/2024 às 16h09min

Imigrante Italiano é homenageado pela Sociedade Cultural Ítalo-Brasileira

Sociedade Cultural Ítalo Brasileira
Marli Popolin/MP
A comemoração dos 150 anos da imigração italiana no Brasil deu o tom da festa da Sociedade Cultural Ítalo-Brasileira de Santo André, na noite de quinta-feira (22). 

Como forma de homenagear todos os imigrantes e seus descendentes, que muito contribuíram para o desenvolvimento do Brasil, foi eleito o sócio Vincenzo Roma, que desembarcou no Porto de Santos, com três anos de idade, juntamente com a sua mãe Angelina, no dia 2 de dezembro de 1954, vindos da cidade de Montegiordano na Província de Cosenza, capital da Calábria.

Residente em Santo André, Vincenzo Roma estudou no Colégio Singular e graduou-se em 1976 na Faculdade de Educação Física de Santo André. Em seguida, fez vários cursos na área esportiva, como Técnico de Futebol, Gerenciamento Esportivo, Técnico de Voleibol, Administração Esportiva e Gestão Esportiva. 

Como gerente de voleibol no Clube Atlético Pirelli, entre 1976 e 1994, foi responsável por importantes títulos nacionais e internacionais, chegando a compor também a comissão técnica da Seleção Brasileira. Em seguida, foi gerente de esportes da Parmalat, atuou na Brunoro Sports e no Pão de Açúcar Esporte Clube, além de outras equipes esportivas.

A solenidade contou com a presença da diretoria e sócios da Sociedade Cultural Ítalo-Brasileira de Santo André e de alguns atletas de voleibol, que jogaram com a camisa da Pirelli e da Seleção Brasileira. Na ocasião, o jornalista e historiador Ademir Medici doou para o acervo da entidade alguns documentos históricos e volumes da Revista Pirelli, editada no período de 1956 e 1961.

O Dia do Imigrante Italiano é comemorado em 21 de fevereiro, em alusão à chegada do navio La Sofia, que aportou na cidade de Vitória, em 1874, trazendo os primeiros imigrantes italianos. Atualmente, o Brasil abriga mais de 30 milhões de descentes de italianos, número que coloca o país no topo da lista de nações com a maior quantidade de pessoas com alguma ligação com a Itália.

Para ajudar a difundir a importância dos italianos para o desenvolvimento econômico do Brasil, das influências culturais de seus descendentes e como forma de apoiar os imigrantes italianos que chegaram à região, há 124 anos foi criada a Società Italiana di Mutuo Soccorso Savoia, hoje Sociedade Cultural Ítalo-Brasileira de Santo André.

Fotos: Marli Popolin / MP
13: O presidente da Sociedade Cultural Ítalo-Brasileira de Santo André, Etel Benatti, comandou a solenidade no anfiteatro da entidade


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp