22/02/2024 às 17h03min - Atualizada em 23/02/2024 às 04h02min

Mars Petcare incentiva adoção e cuidados com cães idosos e destaca os benefícios mútuos da relação desses animais com suas famílias

Preocupações com a saúde do animal, custos médicos potenciais, ou simplesmente a preferência dos adotantes por animais mais jovens

Joana Ribas Bernardes Lima
créditos Mars
São Paulo, fevereiro de 2024 - Dar luz aos benefícios de se ter um pet idoso, na mesma proporção em que se fala das dificuldades, é uma importante iniciativa para incentivar a adoção desses animais, que muitas vezes passam a vida toda sem conhecer um lar. A Mars Petcare, líder mundial em cuidados com animais de estimação tem a missão de combater o abandono animal e, por isso, chamar a atenção sobre cuidados com os pets idosos e como lidar com os problemas de saúde que os afetam, por exemplo: as doenças neurodegenerativas.

O alerta acontece durante a campanha Fevereiro Roxo, criada em 2014 com o intuito de dar visibilidade a essas doenças e aumentar o nível de informação das pessoas sobre seus sintomas. "Queremos aproveitar essa data para alertar também os tutores para os cuidados com a saúde dos pets à medida que envelhecem, incluindo doenças neurodegenerativas que podem afetar sua qualidade de vida, mas mostrar que existem muitos benefícios em se relacionar com um animal idoso. A informação pode combater essa rejeição aos pets idosos e garantir a qualidade de vida que eles merecem", destaca Marcela Cerda, Gerente de Comunicação e Sustentabilidade da Mars Petcare.

Com o passar dos anos, assim como os seres humanos, os animais ficam mais suscetíveis a uma série de condições de saúde, incluindo doenças neurodegenerativas como a disfunção cognitiva canina (DCC), que é comparável ao Mal de Alzheimer em humanos. Além disso, outras condições como lúpus e leucemia também podem afetar a saúde dos animais mais velhos.

Para ajudar os tutores a entenderem melhor essas questões de saúde, a Mars Petcare traz dicas práticas sobre como reconhecer os sinais de doenças neurodegenerativas em animais de estimação e como melhor apoiar sua saúde e bem-estar.

Visitas regulares ao veterinário: Leve seu pet para exames de rotina e check-ups pelo menos uma vez por ano, ou conforme recomendado pelo veterinário. Exames regulares podem ajudar a detectar precocemente problemas de saúde e iniciar tratamentos adequados.

Alimentação adequada: Certifique-se de que o animal está recebendo uma dieta balanceada e adequada para a sua idade e condição de saúde. Algumas condições, como doenças cardíacas ou renais, podem exigir dietas específicas.

Exercício físico: Mesmo que seu pet esteja ficando mais velho, é importante manter alguma atividade física regular. Caminhadas curtas, brincadeiras leves e exercícios adequados à idade podem ajudar a manter a saúde física e mental do seu animal de estimação.

Estimulação mental: Proporcione atividades que estimulem o cérebro do seu pet, como brinquedos interativos, jogos de busca e treinamento básico. Isso pode ajudar a prevenir o declínio cognitivo em animais idosos.

Ambiente confortável: Certifique-se de que o ambiente em que seu pet passa a maior parte do tempo seja confortável e seguro. Coloque camas macias em locais de descanso, evite escadas ou obstáculos que possam dificultar a locomoção, e mantenha o ambiente livre de objetos perigosos.

Monitoramento constante: Fique atento a quaisquer mudanças no comportamento, apetite, padrão de sono ou condição física do seu pet. Se notar algo incomum, consulte imediatamente o veterinário para avaliação e tratamento.

Atenção à saúde mental: Animais idosos podem experimentar ansiedade, depressão ou confusão. Ofereça muito carinho, atenção e interação social para manter o bem-estar emocional do seu pet.

Tratamento médico precoce: Se o veterinário diagnosticar uma doença neurodegenerativa ou qualquer outra condição médica, siga rigorosamente o plano de tratamento recomendado. O tratamento precoce pode ajudar a controlar os sintomas e melhorar a qualidade de vida do seu animal de estimação.
Lembre-se de que cada animal é único, e as necessidades de cuidados podem variar. Sempre consulte o veterinário para orientações específicas para o seu pet idoso.

Começando pelos benefícios, podemos destacar:

- O porte físico já definido: facilitando a escolha levando em consideração o espaço disponível para o pet.

- Comportamento: diferente dos filhotes, que têm muita energia e passam por uma fase de explorar, morder e até causar alguns danos materiais na nova casa, os pets mais idosos tendem a ser mais tranquilos e oferecem carinho de forma imediata.

- Histórico conhecido: quando adotado de uma ONG responsável, o cão adulto já está devidamente vacinado e tem um histórico de saúde conhecido.

- Oferecer um fim de vida digno: todo cachorro merece um lar feliz. Mesmo que não tenham tido um lar durante a vida, sempre há tempo de garantir que o animalzinho tenha um final de vida cercado de amor e sob os cuidados de uma família.

- Dar chance a outros animais: ao adotar um animal idoso, que muitas vezes passa a vida toda no abrigo, dá espaço para que outros pets abandonados tenham a oportunidade de serem cuidados por ONGs ou protetores responsáveis que trabalham para encontrar um lar para esses animais.

Sobre a Mars

A Mars é uma empresa familiar, privada, com mais de 100 anos de história e dona de algumas das marcas mais amadas do mundo, como PEDIGREE®️, WHISKAS®️, DREAMIES®️, OPTIMUM™️, ROYAL CANIN®️, M&M’S®️, SNICKERS®️, TWIX®️, SKITTLES®️ e UNCLE BEN’S®️. Sediada em McLean, no estado norte-americano da Virginia, a Mars tem faturamento global de US$ 40 bilhões provenientes de seus 4 segmentos de negócio: Petcare, Wrigley, Alimentos e Pesquisa. Cerca de 130 mil colaboradores, em mais de 80 países, estão reunidos sob os Cinco Princípios da empresa – Qualidade, Eficiência, Responsabilidade, Mutualidade e Liberdade – trabalhando diariamente, para desenvolver relações mútuas, em linha com o seu propósito de criar o mundo de amanhã através da forma como fazemos negócios hoje.
Informações para imprensa
Imagem Corporativa | [email protected]
Fabiana Couto (21) 9.9742-9748
Sarah Aquino (11) 9.8230-2032
Joana Ribas (11) 9.7521-5302

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp