13/05/2012 às 00h37min - Atualizada em 13/05/2012 às 00h37min

UNE ENCERRA CARAVANA EM SÃO PAULO E TRAZ DEBATE SOBRE PROUNI COM FERNANDO HADDAD E NETINHO DE PAULA

Circuito UniverCidade, iniciativa inédita da UEE-SP, passa por todas as regiões do estado para conhecer a realidade local dos estudantes universitários paulistas e os principais desafios urbanos de seus municípios

Comunicação UEE-SP

Transporte, meio ambiente, emprego, segurança, tecnologias, cultura, tolerância, esporte, educação, moradia, empreendedorismo, saúde, quais são os principais desafios das cidades paulistas hoje e no futuro, segundo a visão da sua juventude? Para chegar a essa resposta, a União Estadual dos Estudantes (UEE-SP) promove segunda e terça-feira, dias 14 e 15 de maio, o Circuito UniverCidade nas universidades Nove de Julho e Universidade Paulista , respectivamente.
Entre os destaques estão os debates no qual figuras públicas de destaque nacional discutirão temas propostos. A programação em São Paulo contará com a participação do ex-ministro da Educação, Fernando Haddad e do vereador em São Paulo, Netinho de Paula. Haverá também a exibição do filme “O afeto que se encerra em nosso peito juvenil”, do premiado diretor Silvio Tendler, e apresentações culturais com Mestre Lumumba e Os Aprendizes da BR.
O Circuito UniverCidade é uma iniciativa inédita que está percorrendo 15 importantes universidades de 12 cidades em todas as regiões todo o estado, em uma maratona de encontros com legisladores, representantes de organizações não governamentais, artistas, esportistas, ambientalistas, profissionais liberais e intelectuais.

O Circuito, que é realizado em conjunto com a União Nacional dos Estudantes (UNE), também tem entre os seus objetivos produzir um documento final, após o diagnóstico sobre a realidade de cada município, que irá conter as reivindicações do movimento estudantil paulista para as eleições municipais do segundo semestre, sendo encaminhado aos candidatos a prefeito no Estado.

 

PROGRAMAÇÃO EM SÃO PAULO


14 de maio de 2012

Local: Universidade Nove de Julho – Uninove – Campus Vergueiro

18h30 – Cortejo Circuito UniverCidade com Mestre Lumumba e Os Aprendizes da BR

Local: Portaria da Uninove

19h00 – Debate: Eficiência nos serviços, participação e gestão pública

Convidados: Norberto Platero (Controladoria Geral da União no Estado de São

Paulo)

Local: Auditório térreo da unidade Vergueiro

 

15 de maio de 2012

Local: Universidade Paulista (Unip) - Campus Vergueiro

18h30 – Cortejo Circuito UniverCidade com Mestre Lumumba e Os Aprendizes da BR

Local: Portaria da Unip

19h00 – Debate: Educação - encontro dos estudantes do Programa Universidade para Todos (ProUni)

Convidados: Fernando Haddad (ex-ministro da Educação), Netinho de Paula

(vereador em São Paulo)

Local: Auditório da UNIP

21h00 – Encerramento do Circuito UniverCidade

Local: Rua Taguá


SOBRE O CIRCUITO UNIVERCIDADE

São Paulo é, simultaneamente, o estado com maior numero de estudantes universitários, totalizando mais de um milhão de alunos. Os desafios que essa grande massa estudantil enfrenta em seu dia a dia e enfrentará após concluir seus estudos estão absolutamente incorporados aos desafios gerais de suas cidades, sua sustentabilidade, políticas públicas e soluções para os problemas urbanos.

O Circuito UniverCidade traz os jovens para o centro das discussões sobre a cidade, entendendo que é no espaço público que a juventude afirma sua identidade, circula, se organiza em grupos, desenvolve projetos, compartilha ideias e soluções para o mundo à sua volta. A universidade, espaço nativo para a reflexão e a recriação das realidades, transforma-se portanto em um colorido laboratório de propostas da juventude para a construção da nova cidade, mais humana, plural, solidária, criativa, sustentável, socialmente justa, conectada e universal.

 

TEMAS DO CIRCUITO UNIVERCIDADE

Cada cidade discutirá um tema, entre eles: direitos humanos e segurança na cidade; trabalho e empreendedorismo; direito à moradia; ciência e tecnologia; novas tecnologias e internet; esporte, lazer e qualidade de vida; tecnologias de transporte e políticas de mobilidade urbana; agricultura sustentável; cultura da ética, da estética e da economia; saúde e saneamento básico; energias renováveis; resíduo e meio ambiente; eficiência nos serviços, participação e gestão pública; educação integral e transformadora.

 

SOBRE A UEE-SP

Em São Paulo, os estudantes universitários estão organizados, há mais de 60 anos, pela União Estadual dos Estudantes (UEE-SP), um dos movimentos de juventude mais antigos do país, ao lado da União Nacional dos Estudantes (UNE). Já foram presidentes da UEE-SP personagens da vida nacional como ex-governador de São Paulo José Serra e o ex-deputado e ministro José Dirceu.

Saiba mais sobre a UEE-SP: http://bit.ly/yt6EZU


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »