21/02/2024 às 12h58min - Atualizada em 22/02/2024 às 04h02min

Alerta de Epidemia: Casos de Dengue Disparam no Brasil em 2024

Prevenção e Limpeza: Armas Contra a Expansão da Dengue no País

Cléber Nascimento
https://atmosferaservicos.com.br/
canva

O Brasil enfrenta um aumento alarmante nos casos de dengue em 2024, com registros que apontam para uma situação epidemiológica crítica. Em comparação com o mesmo período do ano anterior, o país registrou um aumento significativo, ultrapassando a marca de 653.656 casos prováveis da doença, o que representa uma taxa de incidência de 321,9 casos por 100.000 habitantes​​. Este crescimento vem acompanhado de um número preocupante de fatalidades, totalizando 113 mortes, com outras 438 sob investigação​​.

O cenário é ainda mais alarmante ao se considerar que, no início de 2024, o Brasil já havia atingido a marca de mais de 1,6 milhão de casos de dengue​​. Este surto coloca o país como o mais afetado pela doença no mundo, segundo alertas da Organização Mundial da Saúde (OMS)​​. Os especialistas apontam para a expansão do sorotipo 3 do vírus da dengue como um dos fatores que exigem atenção redobrada​​.

Diante deste cenário, Cléber Nascimento, CEO da Atmosfera Serviços, destaca a importância vital da limpeza e desinfecção profissional. "A desinfecção e limpeza de espaços comuns em condomínios, empresas e instituições de ensino é um serviço fundamental que oferecemos para combater não apenas a dengue, mas também outras doenças transmissíveis. Utilizamos produtos que são eficazes contra o vírus sem prejudicar o meio ambiente," explica Cléber, ressaltando o papel essencial de práticas de limpeza rigorosas e ambientalmente responsáveis na prevenção da doença.

A situação é agravada por fatores climáticos que favorecem a proliferação do mosquito vetor, além da mobilidade da população e da urbanização acelerada, que contribuem para a rápida disseminação da doença. O governo federal, ciente do aumento nos casos de dengue, tem intensificado as ações de combate ao mosquito, incluindo campanhas de conscientização e a distribuição de vacinas contra a dengue pelo Sistema Único de Saúde (SUS)​​.

Os esforços para controlar o surto também incluem a implementação de estratégias para a distribuição eficaz da vacina contra a dengue, uma medida vista como um ganho significativo para a população brasileira​​. Dourados, no Mato Grosso do Sul, tornou-se a primeira cidade a iniciar a vacinação contra a dengue, marcando um passo importante na luta contra a doença​​.

O aumento dos casos de dengue em 2024 serve como um alerta para a necessidade de uma ação coordenada entre o governo, a sociedade civil e as empresas, especialmente aquelas voltadas para a limpeza e manutenção urbana. A prevenção e o controle do vetor são essenciais para reverter a tendência atual e proteger a saúde da população brasileira.

Este cenário desafiador reforça a importância de iniciativas de conscientização e educação sobre as medidas preventivas contra a dengue, um esforço coletivo que pode salvar vidas e reduzir o impacto desta doença em nosso país.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp