21/02/2024 às 10h12min - Atualizada em 22/02/2024 às 00h04min

Medalhistas da Olimpíada Brasileira de Biologia conquistam vagas em faculdades públicas

Estudantes que se inscreveram por modalidade olímpica ingressaram nos cursos de Medicina, Biomedicina e Biologia da USP e Unesp

Governo do Estado de São Paulo
https://www.saopaulo.sp.gov.br/ultimas-noticias/medalhistas-da-olimpiada-brasileira-de-biologia-conquistam-vagas-em-faculdades-publicas/
João Tomás de Camargo, ao lado do vice-diretor do Instituto Butantan, Rui Curi

Quatro estudantes medalhistas de ouro da Olimpíada Brasileira de Biologia (OBB), organizada pelo Instituto Butantan, conquistaram vagas em universidades públicas nos cursos de Medicina, Ciências Biomédicas e Ciências Biológicas, por meio da modalidade olímpica. Os alunos foram aprovados no vestibular da Universidade de São Paulo (USP), cujo resultado foi divulgado na dia 14 de fevereiro, e no da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), que divulgou sua lista em dezembro de 2023.

Os candidatos selecionados foram Nailton Gama de Castro (Colégio Master de Fortaleza), Igor Bersanetti Gabilondo (Colégio Objetivo Integrado), João Pedro Albuquerque Damasceno (Anexo I do Colégio Da Policia Militar Petrolina) e João Tomás de Camargo Silva (Colégio Etapa-SP). Todos haviam participado da 19ª edição da OBB, em 2023, e foram capacitados para competições internacionais pelo Butantan, órgão ligado à Secretaria de Estado da Saúde.

Nas olimpíadas internacionais, os jovens também se destacaram: Nailton e João Tomás conquistaram medalha de bronze na Olimpíada Internacional de Biologia (IBO), realizada em julho de 2023 nos Emirados Árabes. Igor participou da IBO, mas não obteve medalha. João Pedro, por sua vez, conquistou medalha de prata na Olimpíada Iberoamericana de Biologia (OIAB), que aconteceu em setembro na Espanha.

Graças às medalhas conquistadas, Nailton e João Tomás foram aprovados para o curso de Medicina na Unesp por meio da modalidade olímpica. João Tomás também foi aprovado em dois cursos na USP: Ciências Biológicas, na modalidade olímpica, e Medicina, via vestibular tradicional.

“É muito gratificante ver um estudante ingressar em uma universidade via conhecimento em sua área de afinidade e saber que o Instituto Butantan, por meio da Olimpíada Brasileira de Biologia, contribuiu para essa conquista”, conta Sonia Andrade, coordenadora da OBB e pesquisadora do Laboratório de Biofármacos.

Instituições como USP, Unesp, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade Federal de Itajubá (Unifei), Universidade Federal do ABC (UFABC) e Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) são algumas que dispõem de vagas exclusivas para medalhistas em olimpíadas de conhecimento. Os critérios de admissão dependem de cada instituição e da medalha obtida.

Inscrições abertas para OBB 2024

As inscrições para a 20ª edição da OBB foram abertas no dia 5 de fevereiro e poderão ser realizadas até as 23h59 do dia 7 de março pelo site oficial da competição. Os responsáveis por efetuar a inscrição são os professores, que precisam cadastrar suas escolas, e não os estudantes.

A olimpíada, que em 2023 contou com 152 mil participantes de todo o Brasil, busca capacitar jovens com aptidão à biologia e aproximá-los da pesquisa científica.

Os estudantes que melhor pontuarem na última fase da competição receberão certificados de ouro (25 estudantes), prata (50) e bronze (100). Os que acertarem pelo menos 50% da prova na última fase receberão um Certificado de Honra ao Mérito. Há, ainda, o Certificado de Menina da Biologia para a estudante melhor classificada e o Certificado de Melhor Estudante de Escola Pública.

Após a conclusão da OBB, 16 estudantes, de acordo com os critérios de classificação, participarão de uma capacitação presencial no Instituto Butantan. Uma nova seleção escolherá os quatro melhores, que representarão o Brasil na 35ª Olimpíada Internacional de Biologia, que acontece no Cazaquistão; os estudantes que ficarem entre a 5ª e a 8ª colocação poderão participar da 17ª Olimpíada Iberoamericana, em Cuba.

Siga o canal “Governo de São Paulo” no WhatsApp:
https://bit.ly/govspnozap

O post Medalhistas da Olimpíada Brasileira de Biologia conquistam vagas em faculdades públicas apareceu primeiro em Governo do Estado de São Paulo.



Fonte: www.saopaulo.sp.gov.br
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp