21/02/2024 às 15h41min - Atualizada em 22/02/2024 às 00h04min

Governo de SP e Google firmam parceria estratégica para impulsionar inovação no estado

Acordo viabiliza instalação de novo centro de engenharia da gigante de tecnologia na sede do Instituto de Pesquisa Tecnológicas (IPT)

Governo do Estado de São Paulo
https://www.saopaulo.sp.gov.br/ultimas-noticias/governo-de-sp-e-google-firmam-parceria-estrategica-para-impulsionar-inovacao-no-estado/
DownloadGoverno de SP
Anúncio da Instalação do Centro de Engenharia do Google no IPT

O Governo de São Paulo e o Google firmaram parceria para a instalação de um novo centro de engenharia da empresa na capital. Consolidando a posição paulista como polo global de inovação e tecnologia, a unidade será instalada em um dos prédios do campus do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), vinculado à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (21) pelo governador Tarcísio de Freitas, em solenidade no Palácio dos Bandeirantes.

“Vamos ter o Google em São Paulo com um dos maiores centros de engenharia do mundo. Parabéns ao IPT por estarmos celebrando uma aliança cada vez mais forte entre a academia, o Estado e a iniciativa privada. A gente ganha na abertura de oportunidades, treinamento, capacitação, geração de empregos e perspectivas. Acredito muito na inovação, na ciência, na tecnologia e no estado de São Paulo. Aqui, a gente vai começar a apontar para o Brasil o caminho para, de fato, sermos o país do futuro” , afirmou Tarcísio.

Também participaram do anúncio o secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Vahan Agopyan, a diretora-presidente do IPT, Liedi Bernucci, deputados e diretores do Google no Brasil. A iniciativa faz parte do IPT Open, que visa promover e fortalecer o ecossistema de inovação com atuação conjunta e estratégica entre o setor público, a iniciativa privada, pesquisadores acadêmicos e líderes de startups.

“O Google tem um compromisso de longo prazo com o Brasil, país que está entre os maiores mercados para nossas nove plataformas com mais de 1 bilhão de usuários no mundo, incluindo a Busca”, afirmou Fábio Coelho, presidente do Google Brasil. “Promovemos um impacto positivo na economia brasileira de mais de R$ 150 bilhões em 2022 e seguimos investindo e contribuindo para o desenvolvimento do país nas próximas décadas.”

Com previsão para início de obras no segundo semestre de 2024, a expectativa é que o novo centro de engenharia esteja pronto para receber profissionais do projeto a partir de 2026. A parceria entre o Governo de São Paulo e o Google será fundamental para promover a colaboração em projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação em prol da população.

“Alinhados com as diretrizes do governador Tarcísio de Freitas, buscamos reforçar a importância de parcerias estratégicas para o crescimento da ciência, tecnologia e inovação no estado de São Paulo. Desta forma, podemos garantir que diversas ações estão sendo realizadas em benefício da população”, declarou o secretário Vahan Agopyan.

Inteligência artificial e segurança online

Uma das frentes de trabalho do novo projeto será o desenvolvimento de soluções baseadas em inteligência artificial e relacionadas à segurança e privacidade no ambiente online. O espaço no IPT será multidisciplinar e vai atuar em estreita colaboração com o centro de engenharia de Belo Horizonte, primeiro escritório do Google na América Latina.

“O Brasil é uma potência para talentos em engenharia e uma parte fundamental do ecossistema de inovação global do Google”, disse Alexandre Freire, diretor de engenharia do Google em São Paulo. “Nosso objetivo é que o novo escritório em São Paulo se torne uma referência em todo o mundo em várias áreas, inclusive no desenvolvimento de inteligência artificial para soluções de segurança online.”

Como vai ser

O projeto será sediado no prédio 1, um dos principais do complexo do IPT, respeitando a arquitetura original de 1940 e criando espaços integrados com a comunidade. O espaço de 7 mil m² será revitalizado preservando as características externas, como a fachada, e também o próprio nome do Edifício Adriano Marchini. Além de renovar as estruturas internas já existentes, pensadas a partir de um design universal acessível, o centro terá espaços para eventos, treinamentos e um auditório.

“O programa IPT Open abre o campus IPT para instituições instalarem centros de inovação envolvendo startups, empresas públicas e privadas, universidades, pesquisadores e órgãos de governo no mesmo ambiente”, explicou Liedi Bernucci, diretora-presidente do IPT. “É dentro deste ecossistema que o Google chega para instalação do seu centro, trazendo a visão de criar um futuro mais inteligente no qual a tecnologia melhore a vida das pessoas. A presença contribui para o desenvolvimento de habilidades, conhecimentos e oportunidades futuras em nossa sociedade.”

Entre as medidas de sustentabilidade arquitetônica, o novo centro utilizará sensores e janelas automatizadas, viabilizando a ventilação natural dos ambientes, e o uso de placas fotovoltaicas para geração de eletricidade, além de sistemas de drenagem.

A parceria ainda vai promover o uso de tecnologias, compartilhar conhecimento e boas práticas de acessibilidade, além de criar um espaço de eventos para conectar a comunidade de desenvolvedores e startups e também oferecer treinamentos do Google Cloud para estudantes de toda a comunidade acadêmica do IPT.

O post Governo de SP e Google firmam parceria estratégica para impulsionar inovação no estado apareceu primeiro em Governo do Estado de São Paulo.



Fonte: www.saopaulo.sp.gov.br
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp