21/02/2024 às 18h23min - Atualizada em 22/02/2024 às 00h02min

Lua Cheia de fevereiro no Brasil: onde observar?

Segundo a Meteum, o melhor momento para a observação será algumas horas após a meia-noite do dia 24 de fevereiro

LIPR
Pixabay

Na noite do dia 23 para 24 de fevereiro, os brasileiros poderão observar o disco lunar em seu brilho máximo por 2 a 3 dias, segundo a Meteum, solução meteorológica e climática alimentada por IA que fornece previsões hiperlocais e dados confiáveis ​​para uso pessoal e profissional.

Tradicionalmente, as luas cheias são nomeadas de acordo com o calendário dos nativos norte-americanos. E em fevereiro, apesar do calor de verão no Brasil, haverá uma Lua de Neve, que recebeu este nome em homenagem às fortes nevascas que ocorrem nos Estados Unidos e no Canadá nesta época do ano.

Para quem observar o satélite da Terra, a Lua parecerá mais brilhante devido ao desaparecimento total das sombras em sua superfície. Por outro lado, no dia 24 de fevereiro, o satélite da Terra estará na sua distância máxima da órbita do planeta (no apogeu), assim a Lua poderá parecer menor do que o habitual. Este efeito é denominado "Microlua".

Segundo Alex Ganshin, CEO da Meteum, na manhã do dia 24 de fevereiro, às 9h30 min, será o momento em que a Lua vai estar mais iluminada (Lua cheia - o disco da Lua totalmente iluminado pelo sol). Até este ponto, a percentagem da área iluminada da Lua aumentará lentamente, e logo após diminuirá lentamente. Esta condição será aproximadamente a mesma para toda a Terra, porém a Lua não estará visível em todas as partes da Terra (cerca de metade do planeta), inclusive no Brasil. “No Brasil estará visível entre 18h e 19h do dia 23 de fevereiro e entre 6h e 7h do dia 24 de fevereiro. Tomamos o período após a meia-noite como ponto de referência para esses cálculos”, diz Alex.

Recomendações

A Lua superbrilhante e levemente reduzida poderá ser vista de qualquer ponto do mundo onde haverá tempo limpo e boa visibilidade na noite de 23 para 24 de fevereiro. O melhor é ir ao campo observar para evitar a poluição luminosa. Nenhum equipamento especial será necessário – apenas uma previsão meteorológica precisa.

Segundo dados da Meteum, na noite de 23 para 24 de fevereiro é esperada nebulosidade variável em quase todo o país. No entanto, precipitação não está prevista para nenhum lugar e a cobertura de nuvem será quase inexistente, sendo mais fácil avistar a Lua Cheia de fevereiro.

 

Cidades

Noite de 23 de fevereiro e manhã de 24 de fevereiro

Possibilidade de boa visibilidade da Lua Cheia

Curitiba

Parcialmente nublado, +23°C

Média

Porto Alegre

Parcialmente nublado, +26°C

Média

São Paulo

Parcialmente nublado, +24°C

Média

Belo Horizonte

Nublado/Parcialmente nublado, +23°C

Média

Campinas

Parcialmente nublado, +24°C

Média

Rio de Janeiro

Parcialmente nublado, +28°C

Média

Brasília

Parcialmente nublado, +22°C

Média

Campo Grande

Parcialmente nublado, +28°C

Média

Goiânia

Parcialmente nublado, +23°C

Média

Salvador

Parcialmente nublado, +29°C

Média

Recife

Parcialmente nublado, +29°C

Média

Fortaleza

Parcialmente nublado, +28°C

Média

São Luís

Parcialmente nublado, +28°C

Média

Belém

Nublado/Parcialmente nublado, +26°C

Média

Manaus

Parcialmente nublado, +31°C

Média


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp