20/02/2024 às 13h39min - Atualizada em 21/02/2024 às 00h09min

Da Literatura à Espiritualidade: Celebrando a diversidade cultural no Carnaval e na poesia de Martha Sales

Livro da autora de “Okum D’orin: A poesia que vem do mar” está disponível nos principais marketplaces do país. Confira:

Alex Yan da Costa Mendes
Assessoria de imprensa da autora
Arquivo pessoal
 

A tradição brasileira sobre o ano começar só depois do Carnaval transcende o tempo e faz a gente pensar na importância cultural e social desta festa em todo o país. Recentes notícias em veículos de comunicação dizem que 2024 foi o ano da literatura neste evento que movimenta milhões de foliões em diversos estados brasileiros. Escolas de samba do grupo especial do Rio de Janeiro, por exemplo, investiram em escritos de autores, enfatizando as mulheres, o povo africano e as religiões de matrizes africanas, raízes da nossa história nacional.

 

A sergipana, Iyalorixá, cientista social, professora e escritora Martha Sales é autora de um livro de poesias “Okum D’orin: A poesia que vem do mar”, seu primeiro registro poético publicado, que por meio de momentos de imersão nas águas férteis de mares e rios de onde nasceu, traz a sua voz e potência de suas palavras escritas que realizam uma sinergia com a transparência, frescor e leveza, própria da fluidez das águas, bem como de sua prosa poética dando vida à interpretação dessa escuta, que se formam diálogos que os leitores podem conferir na obra. O livro está disponível em marketplaces como Amazon, Estante Virtual, UmLivro, Americanas, Shoptime e Submarino.

 

“O Carnaval desempenha um papel crucial ao trazer à tona temas relevantes da literatura, empoderamento feminino, herança cultural dos povos africanos e as religiões de matrizes africanas por meio de seus sambas-enredos. As escolas de samba utilizam essa plataforma para celebrar a diversidade, promover a inclusão e combater o preconceito, destacando figuras literárias icônicas, resgatando a história e a importância das mulheres na sociedade, homenageando a contribuição dos povos africanos para a formação da identidade brasileira e respeitando as tradições das religiões afro-brasileiras. Dessa forma, o Carnaval se torna não apenas uma festa, mas também um espaço de reflexão e valorização da riqueza cultural e da pluralidade do nosso país”, comenta Martha Sales.

 

O Carnaval em Sergipe, local de nascimento da autora, é marcado por uma rica herança cultural que reflete a identidade e a diversidade do estado. Com influências indígenas, africanas e europeias, a festa carnavalesca em Sergipe se destaca pela mistura de ritmos, cores e tradições que caracterizam as manifestações populares locais. Os foliões mantêm vivas as raízes culturais através de desfiles de blocos, troças e afoxés, ressaltando a importância da música, da dança e das manifestações artísticas como formas de expressão e resistência. 

 

Transcendendo as palavras e imagens, “Okum D’orin: A poesia que vem do mar” também celebra a cultura sergipana, a espiritualidade e as artes, uma vez que a autora buscou sua conexão de com a voz da dona de seu orí: Yèyé Omo Eja (Yemanjá) durante a sua produção criativa. É um convite aos leitores a mergulharem nas águas da poesia e a se conectarem com o sagrado, a ancestralidade, o maternar, a família, a memória coletiva, o feminino e o autoconhecimento. Os seus versos vêm acompanhados das ilustrações do artista Roniery, que escolheu a técnica da aquarela pela proximidade simbólica com a água, já que os pigmentos da tinta são dissolvidos em água durante a criação.  

 

FICHA TÉCNICA

Título: “Okum D’orin: A poesia que vem do mar” 

Autora: Martha Sales

Gênero: Literatura sergipana; poesia

Páginas: 69

ISBN:978-65-5730-152-4

Editora livro físico: Infographics | Editora livro digital: Astrid

Preço livro físico: 39,90

Preço livro digital: 17,90 | Gratuito para Kindle Unlimited

Onde encontrar: Versão impressa com a autora. Versão digital na Amazon: https://www.amazon.com.br/OKUM-DORIN-poesia-que-vem-ebook/dp/B0CQQ1L3QC/?_encoding=UTF8&pd_rd_w=ivTnG&content-id=amzn1.sym.397cc482-05b4-430b-a2c2-a11f9ef2629d%3Aamzn1.symc.d10b1e54-47e4-4b2a-b42d-92fe6ebbe579&pf_rd_p=397cc482-05b4-430b-a2c2-a11f9ef2629d&pf_rd_r=NJ77DF551PXFYB0KK1CF&pd_rd_wg=840PB&pd_rd_r=8329fa19-a9bf-4a4f-887f-7343a98a166e&ref_=pd_gw_ci_mcx_mr_hp_atf_m 


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp