20/02/2024 às 21h12min - Atualizada em 21/02/2024 às 00h09min

NetZero coleta palha de café de produtores de Manhuaçu (MG) e região 

Recolhimento seria feito para produção de biochar em uma nova fábrica na região. A NetZero já opera uma fábrica em Lajinha (MG) e está finalizando a construção de outra em Brejetuba (ES), ambas em parceria com a Coocafé

Assessoria de imprensa NetZero
NetZero Divulgação

Rio Casca (MG), fevereiro de 2024 – A NetZero, empresa pioneira na valorização de resíduos agrícolas em biochar, convida produtores de Manhuaçu e região a fazerem parceria para valorização de sua casca de café em biochar, um condicionador do solo que atua como uma poderosa “esponja de carbono” que ajuda na retenção de água e nutrientes de terras agrícolas, contribuindo também para reduzir a pegada de carbono do café.

O objetivo é processar esse material em uma nova unidade na região de Manhuaçu (MG), caso a NetZero veja interesse dos fazendeiros. As equipes da NetZero visitarão produtores e organizarão reuniões de grupo para apresentação do projeto e assinatura de contratos de parceria. 

A NetZero atua desde abril de 2023 em Lajinha (MG) na produção de biochar. Na unidade, a green tech, em uma parceria com a Coocafé, recolhe as cascas de café de produtores associados e as utiliza como sua matéria-prima. Em troca, o cafeicultor recebe gratuitamente parte do biochar que é feito a partir de suas cascas e compra o restante próximo ao preço de custo. 

Além de Lajinha (MG), também estão em andamento as obras da fábrica em Brejetuba (ES), prevista para começar a operar em abril de 2024. Ainda, no começo de fevereiro, foi anunciada a construção de uma unidade em Machado (MG), em parceria com o trader de café EISA - Empresa Interagrícola S.A., subsidiária da multinacional ECOM no Brasil. As obras no município, localizado ao sul de Minas, maior região cafeeira do Brasil, começam em abril, com previsão de início das operações até o final deste ano. 

Estudos e relatórios recentes apontam que o biochar é a tecnologia de remoção de carbono mais eficiente disponível atualmente. Essa forma altamente estável de carbono extraído de resíduos de biomassa é uma solução reconhecida pelo Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) e pela Organização para a Alimentação e Agricultura (FAO) por armazenar no solo, por milhares de anos, o carbono inicialmente capturado pelas plantas na atmosfera por meio da fotossíntese. Na produção de café, o uso do biochar pode reduzir em até ⅓ a aplicação dos fertilizantes químicos no solo e, ainda assim, aumentar a produtividade média das culturas em geral, ajudando a agricultura a se tornar simultaneamente mais sustentável e produtiva. 

SOBRE A NETZERO
A NetZero foi fundada em 2021 por Axel Reinaud, Dr. Jean Jouzel, Aimé Njiakin, Olivier Reinaud e Pedro de Figueiredo. A sua missão é trazer escala para o biochar, uma das poucas soluções climáticas que podem remover duradouramente o carbono da atmosfera, bem como uma das poucas soluções agrícolas que permitem conciliar produtividade e sustentabilidade. Ao aproveitar o biochar nos trópicos ao longo de um modelo único, a NetZero enfrenta simultaneamente três desafios prementes nos países em desenvolvimento: alterações climáticas, agricultura sustentável e desenvolvimento rural global. A empresa tem dois locais operacionais: uma fábrica-piloto em escala real, em Camarões, e uma fábrica comercial no Brasil. Também está construindo outras fábricas em Brejetuba (ES) e Machado (MG). A NetZero é vencedora do prêmio Milestone Award do concurso XPRIZE Carbon Removal da Fundação Musk, é premiada com o rótulo “Solução Eficiente” da Fundação Solar Impulse, bem como um projeto de remoção de carbono certificado pelo padrão Puro Standard. O objetivo a médio prazo da NetZero é atingir uma capacidade anual de remoção de 2 milhões de toneladas de CO2 até 2030, melhorando simultaneamente o nível de vida de dezenas de milhares de agricultores. Leia mais aqui

 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp