19/02/2024 às 15h23min - Atualizada em 20/02/2024 às 00h08min

Solução de endpoint da Sophos é destaque no IDC MarketScape

Relatório avalia soluções e estratégias de 16 fornecedores de segurança de endpoint

Pedro Assis
Banco de Imagem/Pixabay

A Sophos, líder global em inovação e fornecimento de cibersegurança como serviço, foi destaque no relatório "Worldwide Modern Endpoint Security for Midsize Businesses 2024 Vendor Assessment", realizado pelo IDC MarketScape, que avaliou soluções e estratégias de negócios de 16 fornecedores de segurança moderna de endpoint (MES). A solução da companhia a liderar o estudo foi o Sophos Endpoint, que defende mais de 300 mil organizações ao redor do mundo de ataques avançados, com proteções anti ransomware, anti exploração, análise comportamental e outras tecnologias que bloqueiam as ameaças antes que elas se desenvolvam. 

No relatório, o IDC elogiou a solução da Sophos por incluir o conjunto mais amplo de tecnologias de proteção (firewall baseado em host e IDS/IPS, controle de dispositivos, DLP e criptografía) como recursos padrão em sua oferta de segurança de endpoint. Além disso, com a disciplina de fortalecer sistematicamente a postura de defesa dos clientes, a Sophos tem um forte conjunto de recursos de consultoria de segurança, recentemente aprimorada com a verificação da integridade da conta (detecção e correção de desvios na configuração de segurança). O estudo ainda enalteceu a empresa por "adicionar diversos novos mecanismos como proteção contra ataques adaptativos, aviso de ataques críticos e proteção e recuperação de dados" para reduzir ainda mais os riscos.

Com extensa e crescente variedade de recursos integrados que abrangem proteção, detecção, resposta e recuperação, o Sophos Endpoint se integra perfeitamente com produtos de outros fornecedores e com os da própria Sophos, incluindo o Sophos Managed Detection and Response (MDR), a oferta de MDR mais utilizada no mercado. A solução também é a base para os recursos Sophos Extended Detection and Response (XDR) e Sophos Endpoint Detection and Response (EDR).

"Desenvolvemos nossos produtos e serviços estrategicamente para trabalhar em conjunto com sistemas de outros fornecedores a fim de criar defesas abrangentes, preventivas e altamente eficazes", explica Rob Harrison, vice-presidente sênior de gerenciamento de produtos da Sophos. "Também estamos comprometidos com a inovação, que é fundamental para uma proteção consistente contra cibercriminosos. As soluções do Sophos Endpoint, especialmente o Sophos Intercept X, continuam a ser reconhecidas como líderes do setor, o que reflete nossa abordagem inovadora para desenvolver defesas contra as táticas, técnicas e procedimentos mais modernos dos invasores, incluindo o recente aumento no uso deliberado de ransomware remoto para evitar a detecção", completa.

O relatório do IDC aponta que a proteção adaptativa contra incidentes, introduzida no início de 2023, é uma demonstração dos recursos da Sophos para interromper os criminosos que executam ataques hands-on-keyboard – em que os atacantes já estão dentro da rede-alvo – e, ao mesmo tempo, minimizar a possível interrupção de operações legítimas. Ajustada para detectar cibercriminosos que adotam táticas mais agressivas, a sensibilidade da proteção é automaticamente elevada para evitar danos. Quando a atividade maliciosa não está mais presente, as proteções normais também são restabelecidas de forma automática. O aviso de ataque crítico da Sophos alerta a equipe de segurança quando atitudes imediatas precisam ser tomadas. O estudo ainda destaca que as respostas, se necessárias, podem ser orquestradas por meio do Sophos MDR, da resposta a incidentes (IR) ou do XDR, e que a alta frequência dos ataques de ransomware obriga as organizações a estarem preparadas para a recuperação.

"Com serviços de segurança profissionais e de gerenciamento, somado ao conjunto de produtos expandido e capacidade de integração com os investimentos em segurança existentes, fica claro que a Sophos entende as necessidades e os desafios de uma empresa de médio porte", diz Michael Suby, vice-presidente de pesquisa, segurança e confiança do IDC. "A abordagem abrangente da empresa, desde a prevenção até a recuperação, coloca a companhia na lista das empresas de médio porte que buscam um parceiro estabelecido e eficaz para segurança."

Gerenciadas na plataforma Sophos Central, nativa em nuvem, as soluções do portfólio da Sophos fazem parte do ecossistema de cibersegurança adaptável da companhia, na qual os dados de segurança são coletados, correlacionados e enriquecidos com contexto adicional para permitir respostas automáticas e sincronizadas às ameaças ativas. Essa plataforma é otimizada pela inteligência de ameaças do Sophos X-Ops, equipe multioperacional da Sophos com mais de 500 especialistas em segurança do SophosLabs, do Sophos SecOps e da SophosAI.

Sobre a Sophos

A Sophos é líder mundial e inovadora em soluções avançadas de cibersegurança, incluindo Detecção e Resposta Gerenciada (MDR), serviços de atendimento a incidentes e um vasto portfólio de tecnologias de endpoint, rede, email e segurança em nuvem, que ajudam as organizações a combater ataques cibernéticos. Como um dos maiores fornecedores de segurança cibernética pura, a Sophos protege mais de 500 mil organizações e 100 milhões de usuários em todo o mundo contra adversários ativos, ransomware, phishing, malware e muito mais. Os serviços e produtos da companhia se conectam por meio do console de gestão Sophos Central com base na nuvem, e mantidos pelo Sophos X-Ops, unidade de inteligência de ameaças entre domínios. O Sophos X-Ops intelligence otimiza todo o ecossistema Sophos Adaptive Cybersecurity, incluindo uma série de dados centralizados que potencializa um rico conjunto de APIs abertas disponíveis para clientes, parceiros, desenvolvedores e outros fornecedores de cibersegurança e tecnologia da informação. A Sophos fornece cibersegurança como um serviço às organizações que precisam de soluções de segurança totalmente geridas e prontas para uso. Os clientes podem também gerir a segurança cibernética diretamente por meio da plataforma de operações de segurança da empresa ou utilizar uma abordagem híbrida, complementando equipes internas com os serviços da Sophos, incluindo busca por ameaças e reparação. A Sophos comercializa soluções por meio de revendedores parceiros e fornecedores de serviços geridos (MSPs) em todo o mundo. A companhia está sediada em Oxford, no Reino Unido. Mais informações estão disponíveis em www.sophos.com.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp