16/02/2024 às 17h51min - Atualizada em 17/02/2024 às 00h09min

Durante visita à fábrica da NetZero no Espírito Santo, governador Casagrande classifica o biochar como um “produto inovador” para a agricultura sustentável

Governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, visitou nesta sexta-feira (16) as obras de construção da fábrica de biochar da NetZero, em Brejetuba (ES)

Assessoria de imprensa NetZero
Divulgação
  • O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, visitou nesta sexta-feira (16) as obras de construção da fábrica de biochar da NetZero, em Brejetuba (ES). 
  • É o segundo governador a visitar a NetZero. O primeiro foi Romeu Zema, de Minas Gerais, em julho do ano passado, quando conheceu a fábrica de Lajinha (MG).
  • Durante a visita, o mandatário reconheceu o biochar como um "produto inovador", tendo em vista a sua atuação como um poderoso corretivo do solo que também ajuda a combater as mudanças climáticas.
  • A planta será inaugurada em abril deste ano pela NetZero, uma green tech francesa que ganhou diversos prêmios internacionais por seu modelo inovador para desenvolver o biochar.
  • A capacidade de produção será de mais de 4.000 toneladas de biochar por ano, o que significa remover anualmente mais de 6.000 toneladas de CO2 equivalente da atmosfera.
  • Além de Brejetuba, uma fábrica está em operação em Lajinha (MG) e outra começará a ser construída em abril deste ano, em Machado (MG), na sequência do planejamento estratégico para trazer escala ao biochar como uma solução climática e agrícola.


Brejetuba (ES), 16 de fevereiro de 2024 – O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, visitou nesta sexta-feira (16) as obras de construção da fábrica de biochar da NetZero em Brejetuba (ES). Durante o encontro, o mandatário classificou o biochar como um “produto inovador”, tendo em vista a sua atuação como uma poderosa “esponja de carbono” que ajuda na retenção de água e nutrientes de terras agrícolas, contribuindo também para a luta contra as emissões de carbono e as mudanças climáticas.

“A NetZero é uma empresa que desenvolveu um produto inovador, que melhora as condições do solo para a planta ser mais eficiente. Esse produto vem da palha do café, reduz a utilização de fertilizantes e a emissão de carbono e aumenta a produção,  que é o que mais buscamos. Sabemos que teremos mais unidades no Espírito Santo, e isso será uma grande conquista para nossa agricultura”, pontuou Casagrande.

Pedro de Figueiredo, cofundador da NetZero e CEO da NetZero Brasil, conduziu Casagrande, prefeitos e deputados pelas instalações. "Hoje, tivemos a oportunidade de mostrar um pouco do modelo da NetZero, que é efetivamente estratégico e inovador, aliando produtividade e sustentabilidade. Assim como em Minas Gerais, o Espírito Santo é um Estado estratégico para o desenvolvimento do biochar. O planeta está sedento por produtos que realmente respeitem o ambiente, e isso será feito aqui”, pontuou.

A fábrica de Brejetuba (ES) terá capacidade para produzir mais de 4.000 toneladas de biochar por ano, o que significa remover anualmente mais de 6.000 toneladas de CO2 equivalente da atmosfera – isso sem contar as emissões evitadas ligadas ao menor uso de fertilizantes químicos. Ao mesmo tempo, vai melhorar de forma duradoura a produtividade das culturas de cerca de 200 produtores de café. O investimento previsto é de cerca de R$ 20 milhões.

Além de Lajinha (MG), operação que já produz biochar desde 2023, e Brejetuba (ES), no começo de fevereiro deste ano, foi anunciada a construção de uma terceira unidade, desta vez em Machado (MG), em parceria com o trader de café EISA - Empresa Interagrícola S.A., subsidiária da multinacional ECOM no Brasil. As obras no município, localizado ao sul de Minas Gerais, maior região cafeeira do Brasil, vão começar em abril, com previsão de início das operações até o final deste ano. 
 

SOBRE A NETZERO
A NetZero foi fundada em 2021 por Axel Reinaud, Dr. Jean Jouzel, Aimé Njiakin, Olivier Reinaud e Pedro de Figueiredo. A sua missão é trazer escala para o biochar, uma das poucas soluções climáticas que podem remover duradouramente o carbono da atmosfera, bem como uma das poucas soluções agrícolas que permitem conciliar produtividade e sustentabilidade. Ao aproveitar o biochar nos trópicos ao longo de um modelo único, a NetZero enfrenta simultaneamente três desafios prementes nos países em desenvolvimento: alterações climáticas, agricultura sustentável e desenvolvimento rural global. A empresa tem dois locais operacionais: uma fábrica-piloto em escala real, em Camarões, e uma fábrica comercial no Brasil. Também está construindo outras fábricas em Brejetuba (ES) e Machado (MG). A NetZero é vencedora do prêmio Milestone Award do concurso XPRIZE Carbon Removal da Fundação Musk, é premiada com o rótulo “Solução Eficiente” da Fundação Solar Impulse, bem como um projeto de remoção de carbono certificado pelo padrão Puro Standard. O objetivo a médio prazo da NetZero é atingir uma capacidade anual de remoção de 2 milhões de toneladas de CO2 até 2030, melhorando simultaneamente o nível de vida de dezenas de milhares de agricultores. Leia mais aqui.


CONTATO DE IMPRENSA
Janaína KALSING
+55 (51) 98242-9913
[email protected]

Maurício CAPELA
+55 (11) 99215-4207
[email protected]

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp