16/02/2024 às 18h04min - Atualizada em 17/02/2024 às 00h00min

Grupo Bahamas investe em sustentabilidade na operação intralogística e firma parceria com companhia alemã

Aliança entre as duas companhias permitirá aumento de eficiência energética e operacional para o complexo varejista mineiro

Redação
Vigold Georg, vice-presidente da Jungheinrich na América Latina
 

São Paulo, fevereiro de 2024 - O Grupo Bahamas, complexo varejista criado em Minas Gerais há quatro décadas, anuncia parceria com a Jungheinrich, empresa alemã e uma das líderes globais de intralogística, que oferece soluções para gestão de armazenagem e fluxo de materiais a empresas, além de atuar como pioneira na mobilidade elétrica de equipamentos de movimentação de carga.

O Grupo, que conta com cerca de 75 lojas no estado de Minas Gerais, oferece aos consumidores uma ampla variedade de produtos, totalizando aproximadamente 12 mil itens, e desempenha um papel vital na geração de empregos, proporcionando mais de 9 mil postos de trabalho diretos e indiretos distribuídos entre suas unidades comerciais. A decisão de parceria com a empresa alemã reflete o compromisso contínuo do grupo em aprimorar suas operações, elevar os padrões do setor e trazer oportunidades à população da região. 

“Escolhemos a Jungheinrich por fatores decisivos como a garantia na entrega de boas máquinas e equipamentos, manutenção, disponibilidade de produtos no momento em que precisávamos, além do suporte escalado em nosso centro de distribuição”, comenta Claudio Taiba, gerente de supply chain do Grupo Bahamas.

“Com a implementação deste projeto, observamos um considerável aumento na produtividade diária por equipamento, sem mesmo considerar o incremento originado pela tecnologia das novas máquinas. Este efeito veio através da imediata ampliação da disponibilidade dos equipamentos que, no modelo anterior, acabavam ficando um tempo maior parados aguardando a compra de peças. Agora, o Grupo Bahamas pode esquecer a gestão da frota e focar ainda mais em seus negócios, deixando toda a gestão de máquinas para a Jungheinrich. Uma vez contratada a disponibilidade desejada, ela será entregue do primeiro ao último dia do contrato, mesmo que algum dos equipamentos precise ser substituído ao longo do contrato, ou seja, alugamos performance, não equipamentos somente. E o melhor de tudo isso: com um custo competitivo e previsível.”, comenta Raphael Souza, gerente corporativo comercial da Jungheinrich.

A multinacional alemã tem adotado em sua operação no Brasil - e no mundo - iniciativas para afirmar seu propósito de movimentar o mundo para um futuro mais feliz e sustentável, inspirando pessoas a cuidar de pessoas e do planeta. Para tornar este objetivo uma realidade palpável, a companhia tem investido em campanhas de conscientização no mercado para a substituição de equipamentos a combustão , com o objetivo de gerar uma melhor condição para os operadores,diminuir os impactos ambientais e aumentar a produtividade. Além disso, a empresa também criou a campanha "O meio ambiente ganha em dobro", projeto que tem como propósito o plantio de 30 árvores para cada troca de equipamento a combustão por elétrico, e 5 outras árvores na compra ou locação de novos equipamentos elétricos. 

Paulo Roberto Lopes, sócio fundador do Grupo Bahamas, comenta sobre a importância de firmar parcerias com empresas que adotam a responsabilidade ambiental. “É muito importante, não só para o Bahamas, mas para toda a comunidade, participar de iniciativas que visam o cuidado do meio ambiente. Com essa empreitada, pensamos não só nas melhorias do agora, mas criamos expectativas ambientais positivas para o futuro”.

Pensando ainda no cuidado com as pessoas, a Jungheinrich promove uma ação para identificar situações onde os operadores de transpaleteiras manuais são expostos a altos esforços físicos e incentivar a substituição por equipamentos elétricos esforços físicos danosos a saúde, através da doação de um equipamento para aquelas situações que mostram-se críticas dentro de padrões pré-estabelecidos dentro da campanha. Além disso, a empresa realiza arrecadações para ONGs no Brasil. Em 2023, as doações foram direcionadas à ONG Solar Meninos de Luz no Rio de Janeiro e à APAE Itupeva.

“Nosso objetivo é integrar esforços em prol da inovação e da sustentabilidade para o ecossistema de intralogística. Nos preocupamos desde a ergonomia do operador, oferecendo equipamentos adaptáveis e que promovem mais saúde para o colaborador até o ganho de eficiência energética e operacional dos nossos clientes. Portanto, nós queremos aliar resultados notáveis não apenas nos negócios, mas também em práticas sociais e ambientais responsáveis", finaliza Vigold Georg, vice-presidente da Jungheinrich na América Latina.


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp