16/02/2024 às 13h53min - Atualizada em 16/02/2024 às 16h09min

Carnaval de São Sebastião: folia segura e inesquecível no Litoral Norte Paulista

Folia família com shows de multidões, blocos carnavalescos, desfile de escolas de samba e de embarcações decoradas, matinê e concurso de fantasias para crianças e pets

Ieda Aparecida Rodrigues
Lettera Comunicação
Divulgação/Prefeitura de São Sebastião
O Carnaval de São Sebastião foi, sem dúvida, o destaque do Litoral Norte de São Paulo. Com grandes shows, como os de Alinne Rosa, Netinho e Gilmelândia, que reuniram multidões, blocos que arrastaram milhares de foliões pelas ruas, desfile das escolas de samba e eventos como o Carnamar, Carnapet e Concurso de Fantasias Infantis, a retomada da folia uniu famílias inteiras: de crianças aos avós.
 
Os foliões esbanjaram animação e criatividade em suas fantasias. Exemplo foi o Bloco dos Sujos, com cerca de 50 anos e o maior bloco de rua do Litoral Norte. Com dois trios elétricos, lotou a Rua da Praia, no Centro Histórico de São Sebastião. Da mesma forma, o Bloco TBT, com João Suplicy e Vitor da Candelária, Bloco Samdosa, Bloco Vai-Quem-Quer, Bloco da Doroteia, Bloco da Pegadeira, entre outros, transformaram ruas e praias em pura energia e alegria.
 
O Carnamar, o maior desfile de embarcações decoradas para a folia no Estado de São Paulo, contou com a participação de centenas de foliões no domingo. A concentração começou na praia do bairro São Francisco, com saída do píer da Praça Lourenço Luvisi. Os participantes desfilaram tematicamente no mar, contornando o Canal de São Sebastião em direção à Praia do Arrastão, onde ocorreu a premiação dos barcos e a folia continuou na areia.
 
Escolas de samba
Outro ponto alto do Carnaval de São Sebastião foi o desfile das escolas de samba, tudo em clima familiar e com muita alegria. O Bloco Afoxé ‘Ilê Un Zambi’ abriu os trabalhos dando as boas-vindas às escolas. Entraram na passarela X-9 do Litoral Norte, Sol da Vila, Acadêmicos de São Francisco e Ki-Fogo. A grande campeã foi Ki-Fogo, escola fundada em 1978 e que apresentou o samba enredo ‘O dia em que a terra chorou’, uma lenda antiga de que um pajé previu um desastre climático, em que o planeta Terra choraria.
Concurso de fantasia
Muita animação e alegria agitaram os pequenos foliões, papais e mamães no tradicional Concurso de Fantasia Infantil. Cerca de 40 crianças, com faixa etária de 5 a 12 anos, participaram do desfile e fizeram sucesso com as fantasias e performances para encantar o público. O concurso ocorreu ao som da banda Tamburutaca, na Praça do Coreto, no Centro Histórico de São Sebastião, e contou com a animação de palhaços, personagem xerife Woody Pride (Woody) da animação Toy Story, muito confete, serpentina e pintura no rosto.
Carnapet
Com número recorde de participações, o Carnapet, ocorreu no Centro Histórico de São Sebastião, juntamente com a matinê animada por músicas e marchinhas, garantindo a diversão de toda a família. Os animais, fantasiados ou com adereços, desfilaram acompanhados de seus tutores e foram avaliados nos quesitos Carisma (entre tutor e cão) e Traje (fantasia e acessórios). O evento contou com 64 participantes e teve entre os destaques um jabuti fantasiado de dinossauro.
110 km de Carnaval
E uma curiosidade: São Sebastião teve um dos carnavais mais longos em extensão territorial do Brasil. A Prefeitura distribuiu as atrações da folia em toda sua costa, de Norte a Sul do município. Foram 6 dias de Carnaval, com mais de 100 atrações em 110 quilômetros de costa do município. E, comprovando a valorização dos artistas locais, 90% dos músicos contratados pela Prefeitura para fazer a folia são de São Sebastião.
 
Segurança
Um dos grandes diferenciais do Carnaval de São Sebastião foi a atenção especial à segurança e a oferta de opções de diversão para toda a família. De acordo com a Polícia Militar, não houve nenhum registro de ocorrência grave durante todos os dias de folia. Esse fator contribuiu significativamente para que os foliões aproveitassem a festa de maneira tranquila e descontraída.
 
 
Sobre São Sebastião
Com mais de 100 quilômetros de litoral no Litoral Norte de São Paulo, São Sebastião é uma das regiões mais encantadoras da costa brasileira. São mais de 50 praias, enseadas e ilhas emolduradas pelo encontro da Mata Atlântica com as areias brancas e o azul do mar, de Boracéia até o Canto do Mar. Não à toa atrai amantes do sol, surfistas e famílias em busca de momentos inesquecíveis à beira-mar. A cidade oferece uma rica herança histórica, com igrejas seculares e charmosas construções coloniais. A gastronomia local é uma verdadeira delícia, com uma variedade de restaurantes, bares e quiosques à beira da praia, onde os visitantes podem saborear frutos do mar frescos e pratos típicos da região. Além disso, São Sebastião é um polo cultural, com eventos durante todo o ano, de festivais de música a celebrações tradicionais.
 
Serviço
Mais informações sobre o turismo de São Sebastião em @turismosaosebastiao

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp