Os profissionais de fraude e identidade terão de enfrentar desafios crescentes ao longo de 2024, como o impacto da pressão regulatória adicional em muitas partes do mundo, o problema persistente da fraude de identidade sintética, o uso malicioso da inteligência artificial e a crescente natureza interconectada e transnacional dos ataques de fraude.
Construir confiança e manter uma experiência positiva do usuário será fundamental. Com oportunidades como a maior adoção da biometria comportamental para combater fraudes complexas e o vasto potencial de uma abordagem colaborativa para combater a fraude, as organizações podem levar a prevenção de fraudes a novos patamares em 2024.
Abaixo estão as previsões da LexisNexis Risk Solutions para as tendências que moldarão o cenário de fraude e identidade ao longo de 2024:
Em 2024, as organizações dedicarão ainda mais recursos para fazer face às crescentes mudanças regulatórias:
EUA: incerteza persistente sobre a responsabilidade por perdas devido a fraudes
A Lei de Transferência Eletrônica de Fundos (Eletronic Fund Transfer Act) poderia ser expandida para incluir golpes de transferência autorizada. Instituições financeiras com visão de futuro estão tomando medidas proativas para detectar fraudes e mitigar riscos.
Reino Unido: Novos requisitos para Pagamento por Push Autorizado (APP)
O regulador do sistema de pagamentos no Reino Unido introduziu um novo sistema de reembolso obrigatório para fraudes de Pagamento por Push Autorizado (APP na sigla em inglês), que custou aos consumidores cerca de US$ 630 milhões no ano passado.
As novas regras exigem que os bancos e outras empresas de pagamento reembolsem as vítimas que foram enganadas no prazo de alguns dias, com o custo total dividido entre as organizações remetentes e receptoras.
Europa: Proposta de uma nova diretiva sobre serviços de pagamento e serviços de moeda eletrônica (PSD3)
A legislação PSD3 irá desenvolver requisitos para dar prioridade aos interesses, segurança e confiança dos consumidores. As propostas incluem:
América Latina: Novas regulamentações sobre jogos e apostas
O mercado regulamentado de jogos de azar online da América Latina deverá quadruplicar de tamanho e atingir US$ 6,75 bilhões em receita anual até 2027, atraindo jogadores genuínos e mal-intencionados.
Os criminosos estão explorando o aumento da popularidade dos bancos digitais e do e-commerce para abrir novas contas fraudulentas com identidades sintéticas, que combinam informações reais e fabricadas. Combater a fraude sintética é um desafio complexo que será uma prioridade crescente em 2024.
48% dos varejistas e 53% das instituições de serviços financeiros afirmam que o aumento das identidades sintéticas é o principal fator que contribui para dificultar a verificação de identidade nos canais online
Porcentagem de empresas que relatam um aumento na fraude de identidade sintética por região:
A utilização da inteligência artificial (IA) com intenções maliciosas está modificando o cenário de fraude e de risco, aumentando a eficácia dos esforços dos fraudadores e colocando novos desafios para estabelecer e provar a identidade de alguém.
A biometria comportamental está se tornando uma ferramenta essencial para que empresas e organizações construam a confiança dos consumidores e reduzam fraudes cada vez mais sofisticadas. As empresas com visão de futuro que desejam elevar a sua estratégia de prevenção de fraudes e defender-se contra golpes sofisticados estão adotando a biometria comportamental.
A inteligência comportamental pode ser aplicada em qualquer ponto da jornada do usuário, atuando como uma defesa contra algumas das variedades mais desafiadoras de golpes direcionados aos consumidores, como golpes de Pagamento por Push Autorizado (APP) e golpes de acesso remoto, bem como outras formas complexas de fraude.
Os relatórios de inteligência sobre ameaças sugerem aumentos significativos nas conexões transnacionais e na coordenação entre os cibercriminosos. A expectativa é de que grupos fraudulentos organizados lancem ataques mais coordenados em 2024.
As receitas internacionais representam 39% da receita total, mas abrigam 57% da fraude geral para serviços financeiros e organizações de e-commerce em todo o mundo:
As redes de "contas laranjas" ligadas por identidades digitais operam em regiões e instituições financeiras, fazendo tentativas de pagamento em uma organização e depois passando para outras.
Uma abordagem mais integrada e eficaz na gestão de fraudes começa com a compreensão da multiplicidade de canais e interações que os clientes utilizam para interagir com as empresas.
Iniciativas de compartilhamento de informações, como a proposta pela Resolução 6 do Banco Central do Brasil, inteligência coletiva, coordenação de remoções e mecanismos de comunicação unificados são a forma como as empresas de segurança cibernética continuarão a colaborar para combater as crescentes ameaças de fraude.