16/02/2024 às 11h34min - Atualizada em 16/02/2024 às 16h06min

Construção de cultura organizacional: conheça 5 estratégias para consolidar práticas positivas em sua empresa

Com o uso de abordagens estratégicas é possível cultivar valores sólidos, fortalecendo a identidade da equipe e construindo uma cultura organizacional alinhada aos objetivos do negócio

Assessoria Niky
Créditos: Envato

Em um cenário empresarial em constante evolução, a construção de uma cultura organizacional positiva torna-se crucial para o bom desempenho e a satisfação dos colaboradores. De acordo com a pesquisa "Raio-X da Cultura Organizacional", realizada pela Futuro S/A, os insights revelaram desafios comuns, como a falta de ações concretas para desenvolver a cultura, a inconsistência entre discurso e prática nas organizações e a falta de clareza dos elementos que impulsionam ou bloqueiam o desenvolvimento do negócio. 

Além disso, uma pesquisa realizada pela Consultoria PWC  mostrou que cerca de dois terços dos executivos consideram a cultura tão crucial quanto as estratégias e operações da empresa. Desse modo, associam uma cultura forte a ganhos em receita e satisfação dos funcionários e clientes. 

Entendendo a importância dessa abordagem, confira cinco estratégias que podem auxiliar na formação de uma cultura organizacional sólida e alinhada aos objetivos de cada negócio.

 

1 - Definição de valores claros

Estabelecer valores claros e alinhados com a visão da empresa é o primeiro passo para construir uma cultura organizacional sólida. Esses valores devem ser comunicados de maneira eficaz, por meio de uma estratégia multicanal de vocalização horizontalizada, seja em redes sociais, eventos, comunicados internos, e incorporados em todas as decisões e interações cotidianas. 

 

2 - Fomento à colaboração

Promover um ambiente de trabalho colaborativo vai além do trabalho em equipe. Incentivar a troca de ideias, a cooperação entre departamentos e a construção de soluções conjuntas fortalece os laços entre os colaboradores, contribuindo para uma cultura positiva. Assim, sempre que for possível, é importante fomentar a participação ativa dos colaboradores nas decisões que impactam seu trabalho e o futuro da empresa. Isso fortalece o senso de pertencimento e empoderamento na construção da cultura organizacional. 

 

3 - Benefícios flexíveis e programas de recompensa 

Implementar programas efetivos de benefícios flexíveis e recompensa é fundamental para motivar os colaboradores. Celebrar conquistas individuais e coletivas, sejam elas grandes ou pequenas, estimula toda a cadeia produtiva e reforça o compromisso da empresa perante os colaboradores.

“Em um cenário corporativo cada vez mais dinâmico, a implementação de benefícios flexíveis transcende a mera oferta de bem-estar. A verdadeira importância dos benefícios está na capacidade de atender às mais diversas necessidades dos colaboradores, abrangendo aspectos diversos como saúde, lazer, mobilidade, entre outros. Ao proporcionar flexibilidade nas opções de benefícios, promovemos um ambiente que reconhece a singularidade de cada indivíduo, fortalecendo o comprometimento e a satisfação geral da equipe", destaca Matheus Rangel, CGO da Niky, startup de benefícios flexíveis. 
 

4 - Desenvolvimento de liderança

Investir no desenvolvimento de líderes está diretamente ligado ao ato de criar uma cultura organizacional positiva. Líderes inspiradores, que demonstram empatia, comunicação eficaz e habilidades de resolução de problemas, influenciam favoravelmente a equipe e moldam a cultura da empresa.
 

5 - Comunicação transparente

Manter uma comunicação transparente é essencial para construir confiança e coesão dentro da organização. Informar os colaboradores sobre objetivos, desafios e mudanças de maneira aberta e honesta cria um ambiente de trabalho mais seguro e estável. 

Por fim, colaboradores e  organizações inseridas nas dinâmicas contemporâneas necessitam, mais do que nunca, do envolvimento de toda a operação e comprometimento na melhoria de processos internos e dinâmicas comunicacionais. Quanto mais horizontal e aberto esse alinhamento for executado, melhor avaliada e alinhada às novas práticas e diretrizes de mercado a organização será.


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