15/02/2024 às 14h59min - Atualizada em 16/02/2024 às 04h10min

-Relação entre o TDAH e a oftalmologia

Dra. Isabella Fernandes Ribeiro Melo, oftalmologista do Instituto de Olhos Minas Gerais (IOMG), especialização pela Santa Casa de Belo Horizonte, atuação clínica e cirúrgica

Aline Lourenço
Divulgação

O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é uma condição complexa que afeta em torno de 3% da população global, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), e cerca de dois milhões de brasileiros, segundo dados do Ministério da Saúde. Embora seja amplamente reconhecido por seus sintomas comportamentais, como dificuldade de concentração e impulsividade, existe uma possível associação entre o transtorno e algumas alterações oftalmológicas.

 

Estudos apontam uma maior prevalência de certas condições oftalmológicas em crianças com TDAH, entre elas, o estrabismo e o déficit de convergência. Indícios sugerem, ainda que não diretamente, uma correlação entre o astigmatismo e o transtorno neurobiológico, bem como distúrbios de acomodação devido ao uso excessivo de dispositivo eletrônicos.

 

A visão desempenha um papel fundamental no desenvolvimento infantil, influencia o aprendizado, a interação social e a coordenação motora. Crianças com problemas de visão não corrigidos podem enfrentar desafios adicionais no ambiente escolar e nas atividades diárias, especialmente quando combinados com o TDAH, dificultando a capacidade de concentração e o desempenho acadêmico.

 

Diante dessas descobertas, é essencial adotar uma abordagem integrada para o manejo de crianças com TDAH e problemas oftalmológicos, por meio de uma equipe multidisciplinar de oftalmologistas, pediatras, psicólogos e outros profissionais de saúde. A identificação precoce e o tratamento adequado dos problemas de visão podem melhorar significativamente a qualidade de vida e contribuir para o alcance do pleno potencial dos pacientes tanto acadêmica quanto visualmente.

 

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp