15/02/2024 às 12h34min - Atualizada em 16/02/2024 às 04h09min

Iniciativa MIRA irá lançar cartilha e calculadora para auxiliar produtores de ovos a migrarem para sistemas livres de gaiolas

Materiais inéditos serão lançados no dia 27 de fevereiro, com uma live via YouTube; acesse o site do projeto para não perder o evento

Valle da Mídia
Divulgação
A Iniciativa MIRA, projeto sem fins lucrativos vinculado à ONG Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal, irá lançar em 27 de fevereiro dois materiais inéditos para auxiliar produtores de sistemas de ovos que utilizam gaiolas: uma Cartilha de Transição de sistemas de gaiolas para livres de gaiolas e uma Calculadora Online para que os produtores possam entender melhor os custos da transição entre estes sistemas.

Estas duas ferramentas são totalmente gratuitas e tem por objetivo auxiliar produtores de ovos a adotarem sistemas alternativos que não utilizam gaiolas. Acompanhe mais informações sobre o lançamento desse material por meio do Instagram da Iniciativa MIRA (@mirapoedeiras) e do site (mira.org.br/mirapoedeiras/) e marque na agenda a live de lançamento, que será transmitida via YouTube no mesmo dia 27.

A cartilha de transição é um material de linguagem simples e didática, mas que aborda toda a complexidade das questões que envolvem a transição dos sistemas. O leitor conhecerá os aspectos técnicos como os tipos de sistemas, questões de bem-estar animal, certificação das granjas e boas práticas de manejo das aves, mas os capítulos mais inovadores e atraentes da cartilha serão sobre os custos da transição e sobre as questões de marketing e imagem da empresa.

Já a calculadora online tem o objetivo de apresentar para o usuário o valor necessário para migrar de um aviário de postura convencional de gaiolas para um aviário de produção de aves livres de gaiolas sem acesso ao ar livre. Além disso, a calculadora permite a comparação de valores entre uma granja com instalações mais tecnificadas (bebedouros, comedouros e coleta de ovos automatizados) e instalações de manejo manual. Os valores são úteis para que os produtores possam se programar com relação ao investimento necessário neste momento tão importante de progressão a sistemas que são cada vez mais procurados pelos consumidores e mercados.

O objetivo da Iniciativa MIRA, desde 2021, é fomentar sistemas de produção de ovos que garantam maiores níveis de bem-estar para as aves. Os sistemas livres de gaiolas são os que permitem a expressão de comportamentos naturais das galinhas e possuem maior potencial do pontode vista do bem-estar animal, porém ainda representam uma minoria entre as unidades produtoras de ovos.

Apesar do crescimento expressivo do chamado movimento cage-free (livre de gaiolas), a Iniciativa MIRA reconhece que fazer uma transição de sistemas é um processo desafiador para os produtores, mas traz como proposta uma equipe aberta e preparada para apoiar produtores, fornecendo além da cartilha e calculadora, outras frentes do projeto que contam com a realização de capacitações gratuitas e a disponibilidade de conteúdos como notícias e informativos técnicos, todos voltados a apoiar os produtores interessados em adotar os sistemas alternativos.

Saiba mais sobre a Iniciativa MIRA acessando o site: www.mira.org.br/mirapoedeiras/ 

Sobre a entidade:
O Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal (Fórum Animal) é uma organização fundada há 23 anos visando reunir ativistas e fortalecer ações para a proteção de todas as espécies animais. Construiu uma rede de apoio a outras ONGs por todo o país, com mais de 100 organizações afiliadas que atuam pela defesa do meio ambiente e a proteção animal, prestando apoio técnico e lutando pelo reconhecimento da senciência e dignidade animal.

É formada por uma equipe multidisciplinar, incluindo médicos-veterinários, pesquisadores, especialistas em marketing, comunicação, gestão de projetos, advogados e biólogos. Com a missão de proteger os animais em todo o país, sem distinção de espécie, trabalhando para que eles sejam respeitados como seres sencientes, e lutando para reconhecer a dignidade animal.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp