15/02/2024 às 14h37min - Atualizada em 16/02/2024 às 04h09min

Venture Capital: tendências e desafios para 2024 no mercado de startups e inovação

Por Nilio Portella

FSB Comunicação
https://www.linkedin.com/company/meneportellagroup/
Foto: Nilio Portella, cofundador do M&P Group

O mercado de Venture Capital deve continuar aquecido em 2024, com investimentos em startups de tecnologia crescendo em ritmo acelerado, apesar de enfrentar alguns desafios, como a inflação e a volatilidade do mercado. Segundo dados divulgados pelo Latam Tech Report, 88,9% dos investidores estão otimistas para 2024.  O Gartner, uma das mais conceituadas consultorias de tecnologia do mundo, publicou uma pesquisa com a previsão de que o mercado de VC global deve atingir US$ 1,2 trilhão em 2024 e o Brasil deverá ter um volume de investimentos superior a R$ 100 bilhões.

Seguem alguns tópicos que estarão nos debates sobre o tema em 2024:

Olhar atento nos diferentes estágios das startups early stage 

Os investimentos em early stage, ou seja, em startups em estágio inicial, devem crescer em 2024, pois é uma oportunidade de se posicionar em empresas com grande potencial.  Relatório de 2023 do  Crunchbase, plataforma de dados sobre startups, aponta que os investimentos em startups brasileiras em estágio inicial cresceram 110% em 2022. A pesquisa também mostra que as scale-ups brasileiras, ou seja, startups que já passaram do estágio inicial e estão em fase de crescimento acelerado, estão se valorizando cada vez mais, e com isso não podem sair do foco.

 

Fusões & Aquisições (M&A) ou inovação aberta: 

As empresas usam ambas as estratégias para acessar inovação e buscam talentos e o VC pode auxiliar nesta conexão, identificar e avaliar oportunidades, estruturar parcerias e gerenciar relações. 

Ao adquirir uma startup, uma empresa maior pode obter acesso a novas tecnologias, talentos e conhecimentos ou ajudar uma empresa a expandir sua presença em um novo mercado ou setor. No entanto, pode ser uma estratégia arriscada. Se a empresa adquirida não for bem integrada à empresa maior.

A open innovation oferece uma maneira mais flexível e colaborativa de acessar inovação. A melhor estratégia para uma companhia depende de seus objetivos específicos e de sua cultura corporativa. As empresas podem usar ambas as estratégias para acessar a inovação.

Maturidade do ecossistema de startups 

O ecossistema de startups continuará a amadurecer, com aprimoramentos na infraestrutura de apoio, incluindo incubadoras, aceleradoras, programas de mentoria e financiamento. Esse amadurecimento é positivo para o PE e VC, pois apresenta bons indicadores de crescimento, um trabalho consistente de um movimento de rede funcionando para o sistema como um todo evoluir.  

 

Setores merecem atenção

Fintechs, e-commerce e agronegócio são segmentos de startups que devem continuar a crescer. Entretanto, o setor de saúde e bem-estar ganhou muita  relevância nos últimos anos, devido a pandemia do COVID-19, e os investimentos em telemedicina, biotecnologia e soluções inovadoras para o cuidado devem continuar atraindo interesse. 

A transição para uma economia mais verde e sustentável está impulsionando investimentos nas startups verdes, em energias renováveis, tecnologias limpas, mobilidade sustentável e empresas que buscam reduzir seu impacto ambiental. Fundos de PE e VC consideram esses aspectos em suas estratégias e podem encontrar oportunidades em empresas que se destacam por suas práticas sustentáveis e responsabilidade social.

Investimentos em tecnologias emergentes

A KPMG, empresa de auditoria e consultoria, publicou uma pesquisa (Global Venture Capital Trends 2023-2024) que aponta que os investimentos em tecnologias emergentes, como inteligência artificial, blockchain e metaverso, devem crescer significativamente em 2024. Essas áreas continuam a oferecer oportunidades para investimentos em empresas inovadoras que estão impulsionando a transformação digital em diversos setores.

O metaverso, que engloba ambientes virtuais e experiências digitais imersivas,  ganhou destaque em 2023. Investimentos em empresas relacionadas à realidade virtual, jogos online, NFTs e outras tecnologias de economia digital chamaram a atenção do mercado e continuam sendo áreas de interesse.

Essas tendências refletem áreas nas quais os fundos de Private Equity e Venture Capital podem concentrar seus investimentos e esforços devido ao potencial de crescimento, inovação e oportunidades de mercado que oferecem. É importante ressaltar que as tendências podem evoluir ao longo do tempo, e os investidores precisam estar preparados para se adaptar a mudanças no ambiente econômico e tecnológico.

Para 2024 o mercado deve ter um novo fôlego, 2023 foi de retração, de observação com uma certa estabilidade ao longo do ano. Tivemos grandes eventos globais que impactaram na economia e consequentemente nos negócios. Entretanto, com a chegada de 2024 já há uma previsão de melhora, mesmo com um cenário internacional complexo, vale acompanhar os desdobramentos da reforma da tributária recém aprovada, os reflexos fora do país da melhora do crédito internacional do Brasil de BB- para BB, a queda da taxa de juros, entre outros fatores. Quando o mercado respira, a tendência é que todo o ecossistema respire junto. E o Venture Capital seguirá atento. 

Informações à imprensa

Vanessa Costa | (51) 98274-4949| [email protected]  

Renata Nascimento | (11) 95166 -7386 |  [email protected]

Daya Lima - Gerente do Núcleo | (11) 98207-5278 |  [email protected] 


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp