15/02/2024 às 10h13min - Atualizada em 16/02/2024 às 04h08min

Lenzing revela o novo potencial das fibras TENCEL™ Lyocell como material alternativo para tecidos elásticos

A mais recente e inovadora técnica de processamento da Lenzing para fibras TENCEL™ Lyocell à base de madeira é adaptada para tecidos elásticos com propriedades de recuperação aprimoradas

Heloisa Martins
Lenzing

Lenzing – O Grupo Lenzing, produtor líder global de fibras especiais à base de madeira, anuncia uma nova técnica de processamento de fibras de liocel da marca TENCEL™, adaptada para criar tecidos elásticos que melhoram o conforto do usuário. Esta solução oferece uma alternativa livre de combustíveis fósseis que oferece propriedades excepcionais de elasticidade e recuperação, ao mesmo tempo que segue métodos de produção responsáveis.

A inovação do tecido apresenta maior elasticidade, conforto e propriedades fáceis de cuidar

A nova técnica de processamento da Lenzing envolve a reengenharia de tecido composto de fibras TENCEL™ Lyocell juntamente com um pré-tratamento de tecido. Durante o processo úmido, as fibras TENCEL™ Lyocell sofrem um inchaço significativo em diâmetro, levando ao aumento das ondulações do fio na direção transversal. Isto se traduz em um tecido que pode esticar com maior recuperação e não encolhe nem enruga facilmente, mantendo uma aparência lisa mesmo após a lavagem em casa.

“Nossa inovação técnica revela o potencial inerente das fibras TENCEL™ Lyocell para a produção de tecidos elásticos que se movem em harmonia com o corpo. Isso aumenta o conforto com propriedades fáceis de cuidar, tornando-o ideal para roupas leves”, disse Rex Mok, vice-presidente de marketing técnico e desenvolvimento de fibras da Lenzing. “Estamos empenhados em promover práticas de produção responsáveis através de inovações no setor têxtil e temos o prazer de partilhar este mais recente desenvolvimento inovador com os nossos parceiros industriais de tecidos. Juntos, estamos a dar um passo significativo no sentido da redução da utilização de materiais fósseis na cadeia de valor têxtil, garantindo ao mesmo tempo o conforto e o desempenho dos materiais.”

Capacitar os parceiros na sua jornada rumo a um futuro mais sustentável

Para dar um passo adiante, a Lenzing estende seu apoio abrangente no nível de desenvolvimento de tecidos aos parceiros das fábricas. Os tecidos elásticos feitos com fibras TENCEL™ Lyocell atendem ao padrão internacional de elasticidade e propriedades de recuperação de tecidos. A colaboração com a Lenzing permitirá que fábricas e marcas liberem possibilidades ilimitadas de design, ao mesmo tempo em que atendem à crescente demanda dos consumidores por roupas confortáveis produzidas de forma responsável, especialmente em setores como roupas esportivas, roupas esportivas, roupas de lazer e têxteis para o lar.

Uma alternativa livre de fósseis aos materiais sintéticos convencionais, as fibras TENCEL™ Lyocell usadas nos tecidos elásticos são derivadas de fontes de madeira controladas ou certificadas e feitas a partir de um processo de produção em circuito fechado que economiza recursos. Além disso, as fibras são identificáveis nos produtos finais e rastreáveis até às suas fontes, garantindo maior responsabilização e transparência na cadeia de abastecimento.

Imagens relacionadas ao anúncio podem ser baixadas aqui


Sobre TENCEL™

TENCEL™ é a principal marca de fibra têxtil do Grupo Lenzing. Desde 1992, a marca TENCEL™ tem impulsionado a evolução das soluções de fibra para vestuário e têxteis-lar com múltiplas inovações e processos de produção eficientes em termos de recursos. As marcas de produtos TENCEL™ incluem TENCEL™ Active, TENCEL™ Denim, TENCEL™ Home, TENCEL™ Intimate, TENCEL™ LUXE e TENCEL™ for Footwear.

Derivadas de fontes de madeira controladas ou certificadas, as fibras modais e de liocel da marca TENCEL™ são naturalmente macias, suaves ao toque e podem suportar cores ricas em tecidos. Com um controlo eficaz da humidade, as fibras também suportam uma sensação natural de secura. As fibras TENCEL™ Lyocell e Modal são altamente versáteis e podem ser combinadas com uma ampla gama de fibras têxteis para oferecer uma variedade quase infinita de designs e funções de produtos.

As fibras TENCEL™ Lyocell e Modal podem se decompor e compostar no final de seu ciclo de vida. As fibras também são certificadas com o Rótulo Ecológico da UE de excelência ambiental, reconhecendo os elevados padrões ambientais ao longo de todo o seu ciclo de vida.

Para saber mais sobre a marca TENCEL™, visite https://www.tencel.com/. Para obter mais detalhes sobre os recursos de sustentabilidade, desempenho, bem como a tecnologia e os processos de produção por trás das fibras da marca TENCEL™, visite https://www.tencel.com/claims.

Sobre Grupo Lenzing

O Grupo Lenzing defende a produção ecologicamente responsável de fibras especiais feitas a partir da matéria-prima renovável madeira. Como líder em inovação, a Lenzing é parceira de fabricantes globais de têxteis e não tecidos e impulsiona muitos novos desenvolvimentos tecnológicos.

As fibras de alta qualidade do Grupo Lenzing formam a base para uma variedade de aplicações têxteis, desde roupas femininas elegantes até jeans versáteis e roupas esportivas de alto desempenho. Devido à sua alta qualidade consistente, à sua biodegradabilidade e compostabilidade, as fibras Lenzing também são altamente adequadas para produtos de higiene e aplicações agrícolas.

O modelo de negócios do Grupo Lenzing vai muito além do de um produtor tradicional de fibras. Juntamente com os seus clientes e parceiros, a Lenzing desenvolve produtos inovadores ao longo da cadeia de valor, criando valor acrescentado para os consumidores. O Grupo Lenzing luta pela utilização e processamento eficiente de todas as matérias-primas e oferece soluções para ajudar a redirecionar o setor têxtil para uma economia de ciclo fechado. A fim de reduzir a velocidade do aquecimento global e cumprir as metas do Acordo Climático de Paris e do “Acordo Verde” da Comissão Europeia, Lenzing tem uma visão clara: nomeadamente tornar realidade um futuro com zero carbono.

 

Principais fatos e números do Grupo Lenzing 2022

Receita: 2,57 mil milhões de euros

Capacidade nominal: 1.145.000 toneladas

Número de funcionários (headcount): 8.301

TENCEL™, VEOCEL™, LENZING™, REFIBRA™, ECOVERO™, LENZING MODAL™, LENZING VISCOSE™, MICROMODAL™ e PROMODAL™ são marcas registradas da Lenzing AG.


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp