15/02/2024 às 12h31min - Atualizada em 16/02/2024 às 04h04min

Primeiro podcast de segurança da Prodetech vai ao ar nesta segunda-feira, pautando o cenário atual do roubo de cargas no Brasil

A primeira edição do Prodecast convidou o Delegado de Polícia, Waldomiro Pompiani Milanesi (SP), para compartilhar com a audiência sua experiência na área da segurança pública e no enfrentamento ao denominado e conhecido “roubo de carga”.

Assessoria de Imprensa Prodetech - Gustavo Lanfranchi
Créditos Prodetech

Atuando no mercado de segurança privada, e terceirização de serviços, a empresa brasileira Prodetech, é dirigida pelo delegado de polícia que comandou o Grupo de Operações Especiais (GOE), Clóvis Ferreira de Araújo. A companhia atua no mercado de segurança fornecendo produtos e soluções para proteção de pessoas, propriedades, veículos e patrimônio em geral, com a utilização da tecnologia para garantir seguridade aos seus clientes. 

Com a proposta de informar ao público, colocando à disposição da sociedade um canal de comunicação com profissionais que atuam no setor de proteção nacional, a empresa criou o Prodecast, podcast que contará com a participação de figuras públicas importantes, para debater assuntos sobre segurança no Brasil. 

No primeiro episódio do podcast, que irá ao ar na próxima segunda-feira, 19 de fevereiro, a Prodetech convidou o Delegado de Polícia e Coordenador do PROCARGA, Programa de Prevenção,  Fiscalização e Repressão ao Furto, Roubo, Apropriação Indébita e Receptação de Cargas, no estado de São Paulo (2009 até 2012 e 2019 até 2022), Waldomiro Pompiani Milanesi. Em sua primeira fala no programa, o Delegado da Polícia destacou o cenário atual do Brasil, com o crescimento dos B.Os referentes a crimes de furto e roubo de cargas: 

“No Brasil, diferente do que muitos pensam, temos diferentes meios de transporte de cargas, além do Rodoviário e Ferroviário. Utilizamos também os modais Aquaviários, Aeroviários e também Dutoviários. Infelizmente, temos a atuação dos bandidos, em todos esses modais, com as organizações criminosas agindo de maneiras diferentes em cada região do país, muitas vezes ultrapassando também a fronteira nacional”.

Com a atuação de diferentes organizações, e a necessidade de combate ao crime em tantas frentes devido a sua extensão territorial elevada, o Brasil registrou um aumento significativo no roubo de cargas em 2023. Durante o primeiro semestre, foram relatados 17.230 roubos de mercadorias, número 5,5% maior do que comparado ao mesmo período do ano anterior, segundo o Centro de Inteligência da Overhaul. Os dados são ainda mais alarmantes segundo a Associação de Proteção Veicular APVS Truck, que realizou estudos no Rio de Janeiro e apontou que em 2023, o crescimento de crimes com roubos de carga foi de 15% em relação ao primeiro semestre de 2022. 

“Com a crise que tivemos da Covid-19, e atualmente com as guerras entre a Rússia e a Ucrânia, o cenário nacional acaba sendo impactado negativamente. Situações como a falta de peças para montadoras de veículos, geram um alerta para a segurança, pois tendo a necessidade de reposição no mercado brasileiro, os crimes de desmonte de carro para obtenção do produto necessário, crescem”, alertou Waldomiro MIlanesi. 

O Delegado de Polícia também explanou sobre as ações preventivas e repressivas para conter os criminosos e para a segurança da população, por meio de rastreadores de veículos, e também de produtos, para empreendedores e companhias. O Prodecast vai ao ar na próxima semana, no dia 19 de fevereiro, disponibilizado pelo canal do YouTube da Prodetech, @prodetechoficial113


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp