15/02/2024 às 12h30min - Atualizada em 16/02/2024 às 04h02min

Inca aponta que os casos de câncer no Brasil irão crescer nos próximos três anos

Nutricionista ortomolecular e epigenética explica a importância da mudança de hábitos alimentares na prevenção da doença

EP
EP
Comunicação Elisa Lobo
De acordo com o INCA - Instituto Nacional de Câncer, entre 2023 e 2025 são esperados 705 mil novos casos de câncer no Brasil por ano, ou seja, muitas pessoas serão diagnosticadas, principalmente nas regiões Sul e Sudeste, onde estão concentradas 70% da incidência. A nutricionista, especialista em ortomolecular e epigenética, Elisa Lobo, destaca que, dados do World Health Organization apontam que 35% dos casos de cânceres de todo o mundo estão relacionados com alimentação. “Olhando agora esse cenário, é realmente urgente que se conscientize dos cuidados com a alimentação para contornamos as previsões”, afirma ela.
Além disso, outros fatores relacionados ao estilo de vida, como sedentarismo e tabagismo, aumentam o número de casos da doença.
Elisa Lobo explica que, quando falamos do tratamento ortomolecular, estamos falando de fazer ajustes individualizados, como repor carências nutricionais, que podem impactar diretamente na saúde e na qualidade de vida do indivíduo. Além disso, a ortomolecular pode ser um grande auxílio ao se utilizar de nutrientes específicos e nas doses corretas, para buscar um efeito epigenético, evitando que mesmo com a tendência genética, o indivíduo não venha a apresentar certas doenças, incluindo o câncer.
De acordo com a especialista, o metilfolato, nutriente bastante estudado e usado frequência na conduta de gestantes, exatamente pelas comprovações científicas do seu potencial de evitar doenças, inclusive neurológicas, nos bebês, tem um papel indispensável no tratamento de pacientes oncológicos.
Outros importantes nutrientes apontados pela nutricionista são as vitaminas do complexo B, vitamina D, zinco e compostos antiinflamatórios, como a cúrcuma e epigalocatequina.
Com relação à alimentação, segundo a profissional, é necessário um cuidado maior com os alimentos que alteram o bom funcionamento do corpo, como é o caso dos industrializados, embutidos e os produtos ricos em açúcares. “Uma alimentação voltada para a prevenção e cuidado com o câncer é baseada em comida de verdade, que são as verduras, os legumes, as proteínas - especialmente carne branca e ovos, as frutas, as leguminosas e os cereais. Tudo isso associado ao alto consumo de água e à prática de atividade física”, conclui.

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp