15/02/2024 às 13h35min - Atualizada em 16/02/2024 às 04h02min

Conheça cinco óleos essenciais para alcançar uma melhor qualidade de vida

Do aumento da libido até o alívio do estresse, Priscila Ferreira, especialista em óleos essenciais da Olya, explica como usar e quais devem ser utilizados para ter um ano fantástico

Estela Abreu
Pixabay
Os óleos essenciais podem trazer diversos benefícios à qualidade de vida, desde o aumento da libido e a melhoria da respiração até a reparação da qualidade do sono e a redução do estresse. Esses produtos têm ganhado destaque devido à sua natureza natural e à capacidade de atuar como remédios para diferentes aspectos da vida.

 

"Temos diversos tipos de óleos essenciais com múltiplas funcionalidades. Existem óleos que atuam como calmantes, outros como antioxidantes, antibacterianos, cicatrizantes, e proporcionam uma variedade de benefícios. Ao iniciarmos um novo ano, as pessoas geralmente desejam começar um ciclo novo e próspero. Acreditamos que os óleos essenciais podem ajudar as pessoas a alcançarem seus objetivos. O mais interessante é que eles podem ser utilizados de diversas maneiras, desde massagens e inalação até mesmo em banhos relaxantes", comenta Priscila Ferreira, Biomédica e Especialista em Óleos Essenciais da Olya, aplicativo de saúde e bem-estar que oferece orientações sobre óleos essenciais, nutrição e atividades físicas aos seus usuários.

Confira abaixo cinco óleos essenciais que a especialista recomenda para você ter uma melhor qualidade de vida.

Libido

Segundo a especialista, problemas com a libido podem ter diversas causas, desde psicológicas e emocionais até físicas, mas alguns óleos essenciais podem estimular a libido da pessoa. O óleo de gengibre, por exemplo, pode auxiliar na circulação sanguínea e, consequentemente, melhorar a libido. Já o sândalo é considerado um afrodisíaco natural e é frequentemente utilizado com o objetivo de aumentar o desejo sexual. Também temos a canela, frequentemente utilizada para estimulação, e além desses, o néroli, jasmim, baunilha, rosa mosqueta, entre outros.

Redução do estresse

O chá de camomila é conhecido tradicionalmente como um chá que acalma a pessoa. Essa propriedade também se encontra em seu óleo, que pode ser utilizado desde o contato com a pele até a inalação ou até mesmo por meio de um banho relaxante. Muitas pessoas também utilizam esse óleo como creme ou loção. Seja qual for a opção, o óleo de camomila pode auxiliar você a ter um 2024 com menos estresse.

Qualidade do sono

Entre tantos óleos essenciais que podem ser usados com o objetivo de melhorar a qualidade do sono, temos a lavanda. A lavanda é uma flor que naturalmente harmoniza o ambiente e melhora o sono. Seu óleo também possui essas mesmas características. Ideal para pessoas que desejam um repouso de melhor qualidade, esse óleo pode ser aplicado no corpo e rosto, além de ser utilizado na aromaterapia. A manjerona é conhecida por suas propriedades sedativas e é outro óleo que pode ser usado para melhorar o sono. Uma dica interessante é fazer um spray com um desses óleos e borrifar no travesseiro à noite para garantir um sono mais tranquilo.

Purificação do ar

Muitos óleos têm propriedades antimicrobianas e purificantes, podendo ser utilizados para purificar o ar da sua casa. Isso traz enormes benefícios, pois você não irá aplicar o óleo diretamente, mas irá dispersá-lo no ambiente em que vive. Normalmente, as pessoas utilizam banhos de vapor, sprays de ambientes, difusores de aromas, entre outros, para isso. Os principais óleos utilizados para esse propósito são a lavanda, o pinho, o limão, a hortelã e a canela. A vantagem de usar óleos para purificar o ar é que você terá em seu lar um ambiente muito mais confortável para iniciar o novo ano.

Felicidade

Alguns óleos essenciais são associados a propriedades que podem ajudar na felicidade e no bem-estar. Entre eles, temos a hortelã-pimenta, que pode ter efeitos estimulantes, contribuindo para a sensação de alerta e felicidade, a laranja, que pode ajudar a aumentar o ânimo, o limão, com propriedades cítricas e revigorantes, e o ylang-ylang, que reduz o estresse e contribui para um estado mais positivo.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp