15/02/2024 às 10h37min - Atualizada em 16/02/2024 às 04h01min

Gestão de frotas: mercado global prevê crescimento de 15% nos próximos anos

Setor integra software, hardware e conectividade com foco em soluções para mobilidade urbana, proporcionando economia de recursos. A mineradora Vale é case de sucesso

Central Press
Divulgação V1

De acordo com a pesquisa “Mercado de Soluções de Gerenciamento de Frota”, realizada pela Mordor Intelligence, o mercado global de gerenciamento de frotas projeta um crescimento anual de 15,34% até 2026. Com um tamanho estimado de US$ 24,48 bilhões em 2023, espera-se que atinja US$ 52,36 bilhões até 2028, apresentando um CAGR (Compound Annual Growth Rate e, em tradução livre, Taxa de Crescimento Anual Composta) de 16,42% ao longo do período. O prognóstico favorável do setor se dá devido aos custos logísticos, que estão entre os maiores gastos das empresas por conta de demandas como manutenção, licenciamento, depreciação, uso de capital de giro e empréstimos bancários, IPVA e outros impostos pagos no momento da compra dos veículos. Como solução, a terceirização das frotas vem ganhando força por ser comprovadamente mais econômica, além de fornecer tecnologias que facilitam uma gestão mais inteligente e assertiva dos veículos.

As crescentes funcionalidades das soluções de gestão de frotas ao longo da última década possibilitam um crescimento em soluções otimizadas, capazes de interagir e ajudar na manutenção de frotas altamente eficientes dentro das empresas. Esse setor, que incorpora principalmente software, hardware, soluções de conectividade e infraestrutura de rede, visa proporcionar sistemas eficazes de monitoramento e relatórios para os operadores de frotas. O resultado é uma economia de custos e despesas de recursos, ao mesmo tempo em que garante que a frota esteja em conformidade com as normas vigentes. Para se ter uma ideia, especialistas alertam que a gestão de frotas próprias gera um custo mensal que pode ultrapassar 2 mil reais por conta dos juros em linhas de capital de giro. O foco principal dos fornecedores do mercado tem sido impulsionar a eficiência geral dos negócios de frotas, eliminando despesas desnecessárias. 

Frota Digital

A implementação de soluções de gestão de frotas contribui para a redução de fatores como os custos de combustível, que representam uma parcela significativa dos gastos operacionais de frotas, além de outros atributos como manutenção, impostos e a obsolescência dos carros. Assim, essas soluções têm o potencial de reduzir os custos totais de operação da frota. Em 2021, a empresa de mobilidade urbana V1 lançou o serviço exclusivo Frota Digital, um software as a service (SaaS) inteiramente customizado às necessidades das empresas. A iniciativa, que permite o compartilhamento e gestão inteligente de frota, proporciona a oportunidade de migrar o uso de veículos próprios para terceirizados, resultando na redução de frotas e eliminando a preocupação com a manutenção e ociosidade dos automóveis durante períodos de baixa demanda. “As empresas têm reconhecido os benefícios de terceirizar a frota. O time de soluções do V1 disponibiliza, através do Frota Digital, um sistema de gestão inteligente para carros que possibilita maior controle e transparência. A terceirização de frota tornou-se uma opção para gestores que buscam praticidade e economia, já que possui custos previsíveis acordados de antemão e carros disponíveis para substituição a qualquer momento, evitando, assim, que a empresa tenha capital parado”, explica a gerente e venda do V1 Aluguel, Thaís Augusta.

O serviço pode ser implementado em qualquer empresa, independentemente do tamanho e volume de frota, seja própria ou terceirizada, garantindo a eficiência da frota e disponibilizando o veículo para uso por vários usuários, de forma inteligente. Se a frota é compartilhada, logo, torna-se mais eficiente, evitando afunilar recursos para uso de apenas um usuário ou setor. Com a otimização, é possível reduzir o total de veículos da empresa, resultando em menos carros nas ruas, o que também contribui para o trânsito e o meio ambiente. Além disso, há a redução do custo de combustível e, consequentemente, do número de carros com necessidade de manutenção.

A implementação do Frota Digital é conduzida pelo time de Soluções do V1, que configura o software no ambiente corporativo, realiza a instalação dos equipamentos e fornece treinamento para que os contratantes possam manusear a ferramenta. “O modelo comercial é 100% customizado. A empresa pode ter autonomia na gestão, e também fornecemos mão de obra para gestão e operacionalização”, destaca Thaís. 

Case de sucesso da Vale com a gestão de 651 carros

A mineradora multinacional brasileira Vale é uma das maiores operadoras de logística do país, que implementou o sistema de Frota Digital do V1 nas regionais do Espírito Santo e Minas Gerais. Nos primeiros seis meses da contratação, a empresa reduziu 17% da frota “Sentimos a necessidade de gestão e eficiência da frota. Tínhamos carros dedicados às áreas determinadas, mas os veículos nunca estavam disponíveis para quem quisesse usar. Após aderir ao programa, foi implementada a cultura de compartilhamento, com recursos disponíveis e adequados à ocupação. Ou seja, não há frota sobrando ou faltando, impactando diretamente na redução e otimização dos custos”, comenta a gestora de contratos da Vale, Mônica Alves.  

Dentre as principais melhorias, destaque para a independência no processo de abertura e fechamento dos veículos para utilização. “O veículo pode ser aberto e fechado usando o celular, através do aplicativo do V1 e a chave fica armazenada no porta-luvas, o que torna o processo autônomo para o colaborador. Outro ponto positivo são os relatórios mensais que trazem visibilidade sobre a utilização e oportunidades de adequação para trabalhar junto aos usuários. Além disso, há a possibilidade de readequar os parâmetros em conjunto com o V1, personalizando conforme as necessidades específicas de cada cliente e operação. É uma sistemática plug and play; se der certo em um setor, posso aplicá-lo em outra área e irá operar da mesma maneira”, comenta Mônica. 

A gestora acrescenta que a adaptação pode ser desafiadora, já que é uma mudança de cultura. “Antes de aderir ao Frota Digital, não tínhamos controle de quem utilizava o carro de forma adequada ou inadequada, sem possibilidade de reação. Com o projeto, melhoramos a visibilidade real da utilização, possibilitando conscientizar e aprimorar o uso do recurso. Para quem busca a redução de custos, padronização, visibilidade de utilização e custos, com a possibilidade de redução, é totalmente possível aderir ao projeto e colher frutos positivos”, finaliza. 

Para mais informações, basta acessar o site: Frota Digital

Sobre o V1

O V1 é uma plataforma de mobilidade urbana que atua no aluguel e assinatura de carros de forma 100% digital, para uso pessoal e empresarial.  Oferece soluções em gestão de frotas terceirizadas para empresas, fleet service, traslado de pessoas e outras demandas personalizadas. Considerado um dos maiores players do setor no país, o V1 faz parte do Grupo Águia Branca e atua nas cidades de Vitória (ES) e Curitiba (PR). O app está disponível na Apple Store e Google Play.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp