15/02/2024 às 15h46min - Atualizada em 16/02/2024 às 04h01min

Plantio da soja na rotação de culturas é destaque na Abertura Oficial da Colheita do Arroz

Tecnologias para o controle de doenças e plantas daninhas do arroz são apresentadas no evento ; Sementes de alta performance produtiva podem ser conferidas nas áreas demonstrativas

Gabriel Vitor
https://agriculture.basf.com/br/pt.html
BASF

O arroz é o grão mais consumido no Brasil - Créditos: BASF

São Paulo, 15 de fevereiro de 2024 – O plantio da soja na rotação com o arroz pode trazer benefícios agronômicos e financeiros aos produtores. Esta é uma das principais recomendações da BASF durante a 34ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz, que acontece entre os dias 21 e 23 de fevereiro em Capão do Leão/RS. A empresa, que é líder em tecnologias para os arrozais, também vai apresentar sementes híbridas de alta qualidade e produtividade, além de suas soluções de proteção de cultivos para o manejo de doenças e plantas daninhas.

A rotação arroz – soja é um diferencial do manejo recomendado pela empresa. O cultivo da oleaginosa em áreas de várzea é uma alternativa que otimiza o manejo e pode aumentar a rentabilidade das propriedades. “A soja é uma aliada das plantações de arroz. Assim como os agricultores, a BASF tem uma visão de longo prazo das safras. Entendemos que o planejamento das alternâncias de cultivos pode gerar melhores resultados nas lavouras”, afirma Graciela Mognol, diretora de Marketing Sistema de Cultivo Soja de Soluções para Agricultura da BASF.

Além da rotação de culturas, o manejo dos arrozais requer uma série de cuidados que começa pela escolha de sementes certificadas. Por isso, a BASF lançou a marca de sementes híbridas de arroz Lidero®.

“Os híbridos possuem uma genética avançada, resultado de mais de uma década de pesquisas. No Desafio Produtivo Top Lidero da safra 2022/23, as melhores áreas superaram as 300 sacas por hectare, muito acima da média do Rio Grande do Sul, que é de aproximadamente 180 sacas por hectares de acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento, Conab”, comenta José Mauro Guma, gerente de Marketing de Sementes de Arroz da BASF.

As sementes Lidero se conectam com outras inovações para ajudar os rizicultores em um dos principais desafios da cultura que é o controle de plantas daninhas. Os sistemas produtivos Clearfield® e Provisia® são indicados principalmente para o manejo de plantas daninhas de folhas estreitas, como o arroz vermelho e o capim arroz, consideradas invasoras de difícil controle. O primeiro híbrido comercial da marca, LD 522 CL, e híbrido de arroz com exclusivo para a tecnologia Provisia, LD 132 PV, estarão em nossa área de exposição. Os materiais apresentam qualidade de grãos e alto potencial de produtividade.

As sementes de arroz Lidero® possuem alta performance produtiva - Créditos: BASF

O manejo de doenças é outra preocupação constante dos rizicultores. Para reduzir perdas de rendimento causadas por fungos, a BASF desenvolveu uma solução para uso exclusivo na cultura do arroz. Seltima® é um fungicida de ação preventiva para brusone, principal doença do cultivo que pode ocasionar perdas de até 100% de produtividade, dependendo da cultivar, do manejo da área e das condições climáticas e ambientais.

“O controle da brusone é fundamental para o sucesso da produção de arroz. Seltima tem formulação inovadora com tecnologia de micro encapsulamento que resulta na liberação controlada do ingrediente ativo. É uma inovação para proporcionar melhores resultados a campo e contribuir para o legado da rizicultura” pontua Graziela Morais, Gerente de Marketing de Cultivos e Portfolio para Sementes e Defensivos Agrícolas da BASF.

Durante o evento, os visitantes terão a oportunidade de conferir de perto o desempenho de todas as inovações da empresa que são resultado do investimento anual de aproximadamente 950 milhões de euros em pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias para agricultura.

Sobre a 34ª edição da Abertura da Colheita do Arroz
Onde: Estação Experimental Terras Baixas da Embrapa Clima Temperado - Av. Eliseu Maciel, 4659 - Capão do Leão/RS
Data: 21, 22 e 23 de fevereiro de 2024
Website: https://colheitadoarroz.com.br/
Prezado jornalista, favor contatar a BASF, por meio de sua área da Comunicação Corporativa, em caso de informações sobre os produtos e sua correta aplicação.
Atenção: este produto é perigoso à saúde humana, animal e ao meio ambiente. Uso agrícola. Venda sob receituário agronômico. Consulte sempre um agrônomo. Informe-se e realize o manejo integrado de pragas. Descarte corretamente as embalagens e os restos dos produtos. Leia atentamente e siga as instruções contidas no rótulo, na bula e na receita. Utilize os equipamentos de proteção individual. O produto Seltima® está devidamente registrado no Ministério da Agricultura e Pecuária sob o n. 19621.

BASF na Agricultura. Juntos pelo seu Legado.

Sobre a Divisão de Soluções para Agricultura da BASF
A agricultura é fundamental para fornecer alimentos saudáveis e acessíveis suficientes para uma população em rápido crescimento, ao mesmo tempo em que reduz os impactos ambientais. Ao trabalhar com parceiros e profissionais agrícolas enquanto integra critérios de sustentabilidade em todas as decisões de negócios, nós ajudamos os agricultores a criarem impactos positivos na agricultura sustentável. É por este motivo que investimos em uma sólida estrutura de R&D, combinando ideias inovadoras e ações práticas no campo. Nosso portfólio inclui sementes e traits especificamente selecionados, soluções químicas e biológicas de proteção de cultivos, soluções para o manejo do solo, saúde vegetal, controle de pragas e ferramentas digitais. Com equipes especializadas em laboratório, campo, escritório e produção, nos esforçamos para encontrar o equilíbrio certo para o sucesso – para agricultores, para a agricultura e para as futuras gerações. Em 2022, nossa divisão gerou vendas de €10.3 bilhões. Para mais informações, visite http://www.agriculture.basf.com ou qualquer um de nossos canais nas redes sociais.

Sobre a BASF
Na BASF, criamos química para um futuro sustentável. Combinamos sucesso econômico com proteção ambiental e responsabilidade social. Mais de 111 mil colaboradores e colaboradoras do Grupo BASF contribuem para o sucesso de nossos clientes em quase todos os setores e em quase todos os países do mundo. Nosso portfólio é composto por seis segmentos: Produtos Químicos, Materiais, Soluções Industriais, Tecnologias de Superfície, Nutrição & Cuidados e Soluções Agrícolas. A BASF gerou vendas de € 87,3 bilhões em 2022. As ações da BASF são negociadas na bolsa de valores de Frankfurt (BAS) e como American Depositary Receipts (BASFY) nos Estados Unidos. Mais informações em https:/www.basf.com/global/en.html


INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA:
Roberta Silveira
Gabriel Vitor
[email protected]

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp