15/02/2024 às 12h42min - Atualizada em 16/02/2024 às 04h00min

7 Tendências em Comunicação em 2024

Plataforma multicanal, conteúdos interativos e outras iniciativas podem ser importantes para a comunicação interna dentro das organizações

Ana Clara Hauy
Divulgação Progic

De acordo com pesquisa recente da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje), para 70% das companhias, nenhuma tarefa referente à comunicação interna é mais desafiadora do que engajar gestores a serem comunicadores. Esse dado demonstra como o aprimoramento da comunicação interna está cada vez mais se tornando importante dentro das empresas para melhorar o diálogo com os colaboradores, formando assim, um ambiente corporativo favorável ao conhecimento e transparência das informações, que potencializam a participação e harmonia dos times, acelerando os negócios. 

“A cada ano que se passa, a comunicação interna se mostra ainda mais estratégica e indispensável nas organizações. Podemos dizer que essa relevância está diretamente ligada às mudanças rápidas no cenário empresarial global e às transformações e desafios na dinâmica entre empresas e colaboradores. Por essa razão, cada vez mais as companhias observam a necessidade de melhorar esse setor não apenas para participarem de uma tendência, mas como uma prática necessária para competir no mercado”, enfatiza Eric Vazzoler, Gerente de Marketing da Progic, empresa líder em TV Corporativa no Brasil

Visando melhorar a comunicação das empresas, o executivo listou algumas tendências da comunicação interna para 2024. Veja a seguir:

  1. Influenciadores Internos

Assim como acontece na internet, as empresas também possuem seus próprios influenciadores internos: colaboradores que estão profundamente alinhados com a cultura organizacional e que, de maneira natural, desempenham o papel de influência.

Eles possuem um grande potencial de engajar o time e ajudar a divulgar as campanhas e ações de endomarketing da empresa, fortalecendo a cultura organizacional e desempenhando, de certa forma, a função de embaixadores da marca.

  1. Experiência do Colaborador

O termo employee experience (experiência do colaborador), representa, basicamente, a percepção do funcionário sobre toda a sua jornada e vivências  dentro de uma empresa. Diversos fatores são capazes de impactar essa experiência, e entre eles estão o processo de onboarding, estrutura do espaço de trabalho, a cultura organizacional e os benefícios oferecidos, por exemplo.

Logo, essas ações internas são indispensáveis para o atingimento de bons resultados em todos os setores de uma empresa, isso porque por meio delas é possível proporcionar melhores experiências aos colaboradores, fortalecendo a cultura e impactando nos resultados da organização como um todo.

  1.  Plataforma Multicanal

A plataforma multicanal de comunicação interna representa uma evolução bastante significativa nas práticas de interação dentro das organizações. Em vez de depender de um único canal de comunicação, essa abordagem utiliza diversos meios para disseminar informações de mais forma eficaz entre os colaboradores.

Essa diversidade de canais permite uma comunicação mais abrangente, atingindo públicos diversos e adaptando-se às preferências individuais. Também facilita a obtenção de feedback instantâneo dos colaboradores, que promove uma comunicação bidirecional, permitindo que os funcionários compartilhem suas opiniões, tirem dúvidas e contribuam para a conversa de maneira mais dinâmica.

  1.  Conteúdos Interativos

Os conteúdos interativos na comunicação interna desempenham um papel essencial ao transformar a forma como as organizações se conectam e envolvem os colaboradores. Eles promovem a participação ativa do time, gerando mais engajamento, identificação, compreensão e retenção de informações.

Essa estratégia dinâmica é fundamental em um ambiente corporativo moderno, onde a atenção dos colaboradores é disputada por diversas fontes de informação. 

  1. Inteligência Artificial

A inteligência artificial se tornou, sem dúvidas, uma grande tendência de investimento nas organizações para esse e os próximos anos e pode ajudar as empresas a melhorar sua eficiência, aumentar sua competitividade e fornecer soluções inovadoras para desafios antigos.

De forma resumida, podemos dizer que a IA é uma área em constante evolução que está transformando a forma como as pessoas interagem com as máquinas e como as empresas conduzem seus negócios. Assim, essa tecnologia pode ajudar nas inúmeras atividades que são realizadas diariamente no setor e na necessidade de inovação na forma em que elas são entregues na empresa.

  1. Mensuração

O acompanhamento das métricas e resultados da Comunicação Interna é essencial para aprimorar continuamente as ações e estratégias da área, além de auxiliar na demonstração de valor do setor para a alta liderança. 

Por meio de recursos analíticos e métricas específicas, as plataformas permitem avaliar o alcance, a efetividade e o engajamento das mensagens entre os colaboradores. Com dados concretos sobre a taxa de abertura, cliques e interações, é possível identificar quais comunicados obtiveram maior sucesso e quais precisam ser aprimorados, por exemplo.

Além disso, algumas plataformas possibilitam a segmentação das mensagens para diferentes grupos de colaboradores, como é o caso do aplicativo corporativo, o que facilita a análise do impacto em cada segmento. Essa abordagem permite que os comunicadores adaptem suas estratégias de acordo com as necessidades e interesses específicos de cada público, tornando a comunicação mais relevante e eficaz.

  1. ESG

Atualmente, na hora de comprar produtos ou serviços e investir em empresas, os investidores e consumidores passaram a analisar outros fatores para além de preço, qualidade e lucro, tais como a adoção de práticas sustentáveis, a responsabilidade social da empresa e o nível de transparência.

Nesse sentido, além dessa prática ser uma tendência, implementar a sigla tem se tornado um pré-requisito para competir e sobreviver no mercado. Inclusive, demonstrou-se que empresas que praticam essas boas ações tiveram um desempenho financeiro melhor do que empresas que tiveram uma baixa pontuação de ESG.


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