09/02/2024 às 14h38min - Atualizada em 15/02/2024 às 00h08min

Conheça as 3 tendências de cidades inteligentes que estão transformando o carnaval 2024

Para melhorar a experiência dos foliões e garantir celebrações mais seguras, os municípios inteligentes apostam em tecnologias inovadoras

Osmar Barros
https://www.icities.com.br/
Divulgação - iCities

São Paulo, 9 de fevereiro de 2024 - Com a chegada da época mais animada do ano, as cidades inteligentes colhem os frutos dos investimentos realizados em tecnologia a fim de melhorar a qualidade de vida dos cidadãos. Três tendências emergem como catalisadoras dessa transformação, proporcionando uma fusão emocionante entre tradição e inovação. 

1. IoT para Gestão de Multidões

A Internet das Coisas (IoT) desempenha um papel crucial na gestão eficiente de multidões durante os eventos de Carnaval. Sensores inteligentes instalados em locais estratégicos monitoram a movimentação das pessoas em tempo real, permitindo às autoridades ajustar rotas de desfile, direcionar recursos de segurança e otimizar a logística. Algoritmos avançados analisam dados para prever pontos de congestionamento, garantindo um fluxo contínuo e evitando situações de risco. 

2. Aplicativos Móveis para Orientação e Informação

Aplicativos integrados à infraestrutura da cidade inteligente oferecem aos foliões uma experiência personalizada e informação em tempo real. Mapas interativos, atualizações sobre desfiles, programação de eventos e alertas de segurança são entregues diretamente aos usuários, proporcionando uma navegação mais eficiente pela festa. 

3. Energia Sustentável e Economia Circular para Eventos Eficientes

Cidades inteligentes estão adotando fontes de energia sustentável para alimentar os eventos carnavalescos, minimizando o impacto ambiental. Sistemas de energia solar e eólica são integrados aos palcos, iluminação pública e áreas de concentração, garantindo uma celebração mais eco friendly. Além disso, a gestão inteligente de resíduos, por meio de sensores e coleta seletiva, contribui para uma maior sustentabilidade ambiental durante o carnaval, assim como a economia circular com o reaproveitamento de adereços das fantasias. 

"Essas tendências não apenas aprimoram a experiência dos participantes, mas também estabelecem um novo padrão para eventos públicos, mostrando como a inovação pode ser aliada à tradição para criar celebrações mais seguras, eficientes e sustentáveis", afirma Roberto Marcelino, Diretor de Relações Governamentais do iCities, empresa brasileira pioneira em cidades inteligentes. 

Com a chancela da Fira Barcelona, instituição internacional com 90 anos de história e referência em encontros globais, o iCities anuncia a realização do Smart City Expo Curitiba 2024, um evento de proporções inéditas com a temática “Reinventando cidades para todos” que acontecerá de 20 a 22 de março.

O Smart City Expo Curitiba 2024 já conta com importantes parceiros. Assinam como Global Partner empresas como ArlequimIntelbrasICI e SP Negócios. Para mais informações sobre agenda, palestras, cotas de patrocínio, entre outras, acesse o site do evento.

SOBRE O ICITIES

O iCities é reconhecido como a empresa pioneira em cidades inteligentes no Brasil e, com mais de 12 anos de experiência e sede em Curitiba, a organização tem como objetivo proporcionar uma melhor qualidade de vida aos cidadãos, acreditando que pessoas inteligentes criam cidades inteligentes. A empresa concentra seus esforços em unir stakeholders para o desenvolvimento de projetos e soluções inovadoras nas cidades. Possuindo um amplo acervo de parcerias e contratos com empresas e prefeituras, o iCities atua desde o estudo e levantamento de demandas até a identificação de empresas especializadas para as mais diversas soluções para o aprimoramento de cidades mais inteligentes. Além disso, destaca-se na área acadêmica com programas de formação executiva em temáticas relacionadas, por meio do Smart City Expert e do Programa de Inovação para a Gestão Pública (PIGP). Como detentores da chancela da Fira Barcelona no Brasil, uma instituição internacional com 90 anos de história e inúmeros eventos globais, o iCities celebra seu grande case de sucesso, o Smart City Expo Curitiba. 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp