09/02/2024 às 17h06min - Atualizada em 15/02/2024 às 00h08min

Relatório global aponta quais questões de segurança devem moldar 2024

Produzido pela Prosegur Research, o documento aborda as interações entre fatores geopolíticos, econômicos, sociais, tecnológicos e ambientais, especialmente no setor empresarial

Taynara Duarte
www.prosegur.com.br
Divulgação Prosegur Research

A Prosegur Research, centro de Insight & Trends do Grupo Prosegur, acaba de apresentar o estudo “O Mundo em 2024”, um relatório global sobre as tendências e os desafios emergentes que devem moldar o cenário da segurança na sociedade neste ano. Por meio de um modelo consolidado utilizado ao longo de três anos, a empresa analisou detalhadamente alguns aspectos do futuro que interconectam esferas políticaseconômicas, sociaistecnológicas e ambientais.

  • Crime organizado em ascensão: A tendência de aumento alimenta o ecossistema da criminalidade convencional por meio de diferentes tipologias, como fraude interna, perda desconhecida ou aumento de golpes, afetando especialmente as empresas.
  • Incerteza geopolítica: Fatores como desinformação, conflitos armados, mudanças nos países pertencentes ao Norte Global e eleições em mais de 70 países, com mais de 4 bilhões de pessoas convocadas para votar em 2024, além das mais de 2,4 milhões de pessoas refugiadas que precisarão ser reassentadas (um aumento de 20% em relação a 2023), configuram um mundo com níveis máximos de incerteza e desordem.
  • Surpresas estratégicas: O desenvolvimento tecnológico traz diversas oportunidades de negócios e é considerado uma alavanca importante para a mudança social. No entanto, em paralelo, tudo é suscetível a ser utilizado como arma: informações, dados pessoais, energia, chips, investimentos, gestão de fluxos migratórios, etc. O uso malicioso da IA, conhecido como "wIAponization", destaca-se como uma das maiores ameaças nos próximos anos.

Setores empresariais

Neste ano, o relatório enfatiza especialmente o âmbito empresarial. Além de coletar as preocupações de CEOs de diversas empresas, oferece uma análise minuciosa da segurança em diferentes setores, destacando os desafios e oportunidades específicas de cada um. O estudo destaca, no setor de varejo, os desafios relacionados à criminalidade contra empresas e à adaptação a um mercado digital em constante mudança. Na logística, concentra-se na gestão eficiente da cadeia de suprimentos diante de incertezas geopolíticas e fenômenos climáticos. 

setor imobiliário destaca a importância da segurança jurídica e da gestão de riscos em um ambiente de urbanização crescente, enquanto o setor financeiro e energético são especialmente afetados pela volatilidade econômica, necessidade de adaptação tecnológica e gestão de riscos associados a eventos climáticos extremos. Já na indústria em geral, enfrenta o desafio de integrar avanços tecnológicos mantendo a segurança em seus processos.

"Nosso propósito com “O Mundo em 2024” não é prever o futuro, mas contribuir para moldar um mundo mais seguro por meio de uma análise atenta e uma reflexão ponderada. Adotando uma perspectiva multidimensional, nosso objetivo é fornecer às empresas e líderes as ferramentas analíticas e conceituais necessárias para navegar em um ambiente global tão mutável quanto imprevisível”, comenta José María Blanco, Diretor da Prosegur Research.

O relatório enfatiza que a análise representa apenas uma faceta das múltiplas variáveis, tendências e atores que podem configurar um leque infinito de cenários no mundo atual. Nesse contexto, preparar-se para 2024 implica encontrar um equilíbrio entre rigor e agilidade, promovendo um fluxo livre de ideias entre pessoas, que são o recurso mais valioso de qualquer organização. Por meio do talento e da inovação é possível dominar a tecnologia e contribuir para criar um mundo mais seguro e próspero.

Para consultar o relatório completo, clique aqui.

Sobre o Grupo Prosegur

O Grupo Prosegur é referência mundial no setor de segurança privada. Através de suas linhas de negócios, Prosegur Security (SegurPro-BR), Prosegur Cash, Prosegur Alarms, Prosegur AVOS e Cipher, oferece às empresas e às residências uma segurança confiável baseada nas soluções mais avançadas do mercado. Com presença global, o Grupo Prosegur teve um faturamento de 4.147 milhões de euros em 2022 e está listada nas bolsas de valores espanholas sob o indicador PSG. Atualmente, a companhia conta com uma equipe de cerca de 150 mil funcionários.

A companhia atua de acordo com as melhores práticas ambientais, sociais e de boa governança, configurou a sustentabilidade como um pilar estratégico em todas as suas ações, com o objetivo de ser a referência do setor. Além disso, canaliza sua ação solidária através da Fundação Prosegur, que atua em quatro áreas de ação: educação, inclusão trabalhista de pessoas com deficiência intelectual, voluntariado empresarial e promoção da cultura.

Para mais informações, visite.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp